Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Jogadores ficam indignados com regra no clube: "Sabem até quando fazemos sexo"

Atletas do Genk, da Bélgica, foram orientados a usar uma pulseira que controla suas atividades 24 horas por dia

23/10/2017 10:17

Os jogadores do Genk , da Bélgica, estão indignados com a recomendação de usarem uma pulseira eletrônica que monitora toda a atividade física que eles fazem durante as 24 horas do dia, mesmo quando estão fora das dependências do clube ou em casa descansando. Os dispositivos chamados "Whoop" custam 500 euros (cerca de R$ 1.850,00) e são controlados através de um aplicativo, mas estão longe de ter a simpatia dos jogadores do time da primeira divisão belga.


Jogadores do Genk, da Bélgica, se recusam a usar uma pulseira que monitora suas 24 horas do dia. Foto: Reprodução

"Sinto-me como se fosse um preso. Os criminosos usam no tornozelo, e nós no pulso", disse um atleta não identificado ao jornal "Het Laatste Nieuws", enquanto outro jogador, que também preferiu ficar sob anonimato, acrescentou. "No clube sabem até quando fazemos sexo. É um atentado à nossa vida privada", esbravejou.

Polêmica no país

A controvérsia regra adotada pelo Genk levou alguns atletas a recusarem o uso da pulseira, como foi no caso do capitão Thomas Buffel. E as autoridades do país europeu se manifestaram. "Não se pode obrigar um jogador a usar a pulseira. Quem não quiser usar, não pode ser punido", defendeu a Agência Belga para Proteção de Dados.

Já Sarah Boulerhcha, porta-voz da Comissão de Proteção à Privacidade da Bélgica, disse que "para cumprir a lei, os jogadores devem dar seu consentimento por escrito, porque os dados de saúde são considerados protegiidos. O clube não pode coagir ou punir um jogador se ele se recusar a usar a pulseira".

O Genk, por sua vez, esclareceu que o pedido foi feito pelo técnico Albert Stuivenberg e avisou que não existe obrigatoriedade em usar. "A pulseira é uma ferramenta de trabalho, que permite medir a frequência cardíaca, a recuperação ou o sono dos jogadores, de modo a determinar a intensidade que faremos individualmente com eles nos treinamentos. Não existe obrigatoriedade de usar a Whoop", disse a assessoria.

Fonte: IG Esporte
Mais sobre: