Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

FPF encaminha à polícia denúncia de que atleta da Copinha adulterou idade

Brendon Matheus Lima dos Santos, do Paulista, finalista do torneio, teria utilizado documentos de homem preso no Rio de Janeiro por tráfico de drogas e roubo

23/01/2017 09:29

A FPF (Federação Paulista de Futebol) encaminhou para a Polícia Civil e para o Ministério Público a denúncia de que o jogador Brendon Matheus Lima dos Santos, do Paulista, de Jundiaí, teria utilizado documentos falsos para adulterar sua idade.

Destaque da equipe na Copa São Paulo, o atleta foi denunciado pelo Batatais, derrotado pelo Paulista na semifinal do torneio, no último domingo. Segundo reportagem da ESPN, Brendon, na verdade, seria Heltton Matheus Cardoso, nascido em 1994, e não em 1997, como consta em seu registro na federação. Assim, ele teria 22 anos, e não 20, o que o impediria de disputar a Copa São Paulo.

Ele teria utilizado os documentos de um rapaz preso no Rio de Janeiro sob a acusação de roubo e tráfico de drogas.

O fato de os sistemas das polícias de São Paulo e Rio não serem integrados é um fator que dificulta essa investigação.

Brendon disputou o Campeonato Paulista sub-20 em 2016 pelo Nacional com a mesma documentação apresentada pelo Paulista de Jundiaí nesta Copinha. No sábado, quando a FPF recebeu a denúncia, a diretoria do Paulista de Jundiaí chamou o jogador para uma conversa privada, na qual ele jurou inocência e jurou que seus documentos são autênticos.

O regulamento da Copa São Paulo prevê, no artigo 25, que um clube corre risco de eliminação do torneio caso seja comprovada adulteração de idade de um atleta. A diretoria do Paulista, que avançou à final para enfrentar o Corinthians, nega irregularidades.

Em nota, a FPF confirmou ter recebido a denúncia referente à suposta irregularidade do registro e que "todas as informações e notícias relacionadas ao caso já estão sendo apuradas com todo rigor pela corregedoria e ouvidoria da FPF, pelo Ministério Público e pela Polícia." Uma definição deve sair nesta segunda-feira.

Fonte: G1
Mais sobre: