Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

FFP denuncia Altos por escalação irregular na final; time pode perder título

Se Jacaré for punido pelo Tribunal, River fica com os título do returno e do Piauiense 2016.

28/05/2016 08:13

Mais uma vez a decisão do Campeonato Piauiense volta aos tribunais. O Altos venceu o River dentro de campo, mas segundo a Federação de Futebol do Piauí (FFP) o Jacaré escalou o zagueiro Victor Bafama de forma irregular e deve ser punido, perdendo pontos e também o título da Taça Cidade de Teresina, o segundo turno do Estadual. Com isso, o River ficaria com o título do returno e ficaria com o tricampeonato Piauiense.

De acordo com a FFP, o atleta do Altos deveria cumprir suspensão automática, pois somava três cartões amarelos. O primeiro cartão recebido foi no empate por 1 a 1 diante o River na sexta rodada do segundo turno. O segundo cartão tomado foi no jogo de volta da semifinal contra o Piauí, quando venceu por 4 a 2; e o terceiro no jogo primeiro jogo da final diante o River, em que o Jacaré perdeu por 1 a 0.

O presidente da equipe do Altos, Warton Lacerta, lamentou a situação, mas demonstrou conformismo caso o time seja punido. “Se a equipe errou, a gente entende que precisa ser punida, não queremos lesar, nem prejudicar ninguém. Mas tudo que construímos foi dentro de campo e independente de qualquer coisa somos vice-campeões e estamos na Série D. Se está acontecendo isso, às vezes não era para ser”, disse Warton.

Foto: Elias Fontinele/O Dia

Na tarde de ontem (27), a FFP convocou uma reunião extraordinária para falar sobre o caso e confirmar que havia feito a denúncia da escalação irregular do atleta para o TJD-PI. No documento, protocolado ao presidente do órgão, José do Egito, a entidade identifica erro na escalação do jogador Vitor Bafana, do Altos, na final do returno do estadual, vencida pelo Jacaré. Vitor atuou com três cartões amarelos. O presidente Cesarino Oliveira explica a ação do órgão.

“O tribunal deverá até pela gravidade do caso, nessa semana que vem, cuidar do tramite legal. Como a irregularidade fere diretamente o que diz o estatuto, a equipe de Altos está ciente do erro e esperamos a definição”, disse Cesarino.

O presidente do River, Elizeu Aguiar, foi brando quanto a situação do Altos e chegou a citar os vários problemas extra campo que já prejudicaram o próprio River no passado. “Em 2014, o River já contratou um treinador que estava suspenso dentro da Série D, um jogador que estava na quarta transferência do ano, são coisas do futebol. A gente não pode deixar de enaltecer o que o Altos vem fazendo dentro de campo, mas também não podemos fechar os olhos, pois dentro do futebol houve uma ilegalidade”, ressaltou Elizeu.

Altos e River aguardam o posicionamento do TJD-PI. Durante a reunião, também foram decididas as datas dos possíveis jogos da final: 08 e 29 de junho. O primeiro jogo será em Altos, no Estádio Felipão. Já a grande decisão acontece no Estádio Albertão, em Teresina, já que o River tem maior soma de pontos na classificação geral do campeonato.

Por: Pâmella Maranhão - Jornal O Dia
Mais sobre: