Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Em referência aos 40 anos na F1, Renault adota mais preto no carro de 2017

Equipe deixa um pouco do amarelo visto no modelo de 2016 de lado e aposta mais na cor escura para o RS17, relembrando modelo de 1977, o primeiro do time francês na Fórmula 1 Em referência aos 40 anos na F1, Renault adota mais preto no carro de 2017

21/02/2017 16:37

A Renault apresentou, na manhã desta terça-feira, em Londres, o modelo que disputará a temporada 2017 da Fórmula 1. O time francês, o terceiro a apresentar seu carro (além de Williams e Sauber) não ousou e apostou em uma roupagem com um pouco mais de preto para este ano, diferindo do RS16, de 2016, praticamente todo amarelo. Neste ano, o preto sugere uma refência aos 40 anos da sua entrada na categoria, em 1977, com o RS01. O modelo também lembra consideravelmente o R30, carro usado na temporada de 2010.

O preto sugere uma refência aos 40 anos da sua entrada na categoria, em 1977, com o RS01. (Foto: Divulgação)

Assim como a Sauber, a escuderia de Enstone lançou mão da barbatana na parte traseira do carro, o que deve ser uma tendência em praticamente todos os modelos de 2017. Diferentemente das rivais, a Williams foi mais discreta no uso da peça, que aparenta ser menor na FW40. O RS17 será impulsionado por um motor completamente novo em relação ao do ano passado. A unidade sofreu uma mudança radical após Renault sentir que o projeto anterior não tinha mais margem para evolução. E é com estes elementos em mãos, que o presidente da área de automobilismo da Renault, Jerome Stoll, traçou a meta da escuderia para a temporada atual.

- O nosso objetivo é bem simples. Já que, depois de tanto tempo, temos um carro complemente desenvolvido por nós, esperamos terminar o campeonato na quinta colocação - afirma.

Renault RS01 (Foto: Getty Images)

O lançamento do RS17, realizado na capital britânica, contou com a presença da chefia do time, dos parceiros e da dupla de pilotos, Nico Hulkenberg e Jolyon Palmer. Além de mais preto no carro, o time francês também criou uma nova marca para esta temporada, que também serve para homenagear o início de sua jornada na maior categoria de automobilismo do planeta.

Outra novidade foi a participação de Alain Prost na cerimônia. O francês tetracampeão da F1 será um consultor especial do time. Prost aprovou o novo visual dos carros deste ano

Renault R30 2010 de Kubica (Foto: Getty Images)

- As laterais do carro parecem como os dos velhos tempos. Na segunda estarei em Barcelona, cheio de curiosidade para ver os pilotos, especialmente nas primeiras voltas e pelas curvas de alta velocidade. Será um desafio físico enorme, mas acho que é bom para a F1. Este novo ciclo é necessário. Os carros serão muito impressionantes, e espero que consigamos conquistar tanto novos espectadores, quanto os antigos - disse.

Apesar da meta de chegar na quinta colocação não parecer ousada, a Renault terá que fazer muito mais do que fez em 2016 para chegar onde quer, já que no ano passado foi apenas nona no Mundial de Construtores, a frente apenas de Sauber e Manor.

Renault RS17 (Foto: Divulgação)

Confira a data de lançamento dos carros de 2017:

Fevereiro 20: Sauber C36, Online ✔

Fevereiro 21: Renault RS17, Londres ✔

Fevereiro 22: Force India VJM10, Silverstone 

Fevereiro 23: Mercedes W08, Silverstone 

Fevereiro 24: Ferrari, Fiorano 

Fevereiro 24: McLaren MCL32, Woking 

Fevereiro 26: RBR RB13, Online 

Fevereiro 26: STR STR12, Barcelona 

Fevereiro 26: Haas VF17, Online

Fonte: Globo Esporte
Mais sobre: