Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Descobridor de Talentos: há 51 anos, "œ Seu Rai" se dedica ao esporte

Em campo, sua história como treinador se confunde com a do time Rubro-Negro

02/08/2015 10:30

São 51 anos dedicados ao Esporte Clube Flamengo.Trabalhando desde a base até o profissional e vendo passar por seus olhos os principais talentos do futebol piauiense das últimas décadas. Seja aceitando ou rejeitando garotos, o “Seu Rai”, hoje,não só tem muitas histórias para contar sobre o Flamengo do Piauí, mas também se tornou parte fundamental dela.

Foto: Jailson Soares/ODIA


A ligação com o Rubro-Negro veio através do seu irmão, que na década de 50 era cozinheiro do clube. Começando como zelador, pouco tempo depois se tornou mordomo - que seria o roupeiro de hoje em dia. “Seu Rai” lembra com muita facilidade inúmeros nomes que passaram por ele, muitos nem chegaram a ser conhecidos dentro do Estado e logo foram levados para o exterior. Um desses nomes é o atacante Eduardo, atualmente no River, mas que fez toda sua carreira fora do Brasil. O jogador passou seis anos na Suíça, jogou na França e desde 2014 retornou ao futebol piauiense. Ao falar de Eduardo, ele não poupa elogios e ainda faz algumas comparações a nova safra de atletas.

“O Eduardo veio indicado pelo Gringo, ele me disse que tinha um jogador para mim que eu iria gostar muito e mandou o Eduardo. Nossa, o Eduardo me deu muitas alegrias, mas muitas mesmo. Ele é um cara que com 14 anos já estava bem preparado e tinha uma cabeça diferente dos outros”, lembra Seu Rai.

Ele ainda faz um comparativo ao período em que descobriu Eduardo aos dias de hoje. Segundo ele, antigamente futebol era ainda mais difícil e o diferencial era o desejo dos garotos de estarem em campo e vestir a camisa de um clube. Ainda de acordo com Seu Raj, isso mudou bastante com o passar dos anos. “Hoje em dia não se tem uma facilidade de montar uma equipe, são poucos garotos interessados e muitos deles com 16 ou 17 anos já procuram um emprego, não existe aquela dedicação ao futebol”, completa.

Atualmente Seu Raimundo é técnico do Sub-19. A situação dele dentro da competição o decepciona .Para ele, reflexo dessa nova safra. O Flamengo amarga a 10ª colocação entre as 11 equipes, com apenas três pontos. “Essa situação que me encontro dentro do piauiense sub 19, eu nunca pensei passar, são seis partidas sem ganhar nenhum jogo, só taca, empate e taca. Fica difícil. Fico pensando o que está acontecendo? Será que não vou ganhar um jogo?”, indaga Raimundo.

Apesar do moment oruim, ele prefere lembrar das muitas alegrias que teve na Raposa. Títulos, jogadores e gols simplesmente inesquecíveis namemória do treinador. O titulo do ano de 1965 é um dos que ele conta com maior orgulho. Em que o Flamengo conseguiu o titulo de bicampeão piauiense. “O jogo era River e Flamengo, o River precisava só de um empate e com o gol de Gringo aos 45 minutos do 2º tempo o Flamengo foi campeão. Eu me lembro de tudo, como foi o gol, qual foi a trave e para onde o goleiro caiu”,conta. Mas no que depender dele muitas novas histórias ainda serão vistas e narradas. Ele não pensaem parar de trabalhar agora e acredita ver o Flamengo bem mais estruturado daqui alguns anos. Seu Raimundo continua sendo o treinador da garotada. Com olhos atentos para quem sabe descobrir mais alguns talentos para o futebol piauiense.

Por: Pâmela Maranhão - Jornal O Dia
Mais sobre: