Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Cub Swanson derrota Artem Lobov e pede por vencedor de Aldo x Holloway

Peso-pena americano mostra repertório mais completo que russo amigo de Conor McGregor, domina evento principal do UFC Nashville e vence quarta consecutiva

23/04/2017 11:40

Se o objetivo do UFC era mostrar que Artem Lobov, mais conhecido por ser um dos melhores amigos de Conor McGregor do que por seus feitos no MMA, é capaz de brilhar por conta própria, a ideia não foi muito bem sucedida. O "Martelo Russo" provou que pode fazer lutas divertidas e que tem um queixo muito duro, mas, com uma estratégia que se resumiu a um jogo de clinche e uma mão esquerda pesada, quase não ofereceu ameaça a Cub Swason, quarto colocado do ranking dos pesos-penas, no evento principal do UFC Nashville. O lutador americano exibiu seu repertório mais variado por cinco rounds para levar a vitória por decisão unânime (49-46, 49-46, 50-45) neste sábado.

Cub Swanson, Artem Lobov, UFC Nashville, MMA (Foto: Getty Images)Cub Swanson acerta cruzado de direita em Artem Lobov no evento principal do UFC Nashville (Foto: Getty Images)

Ciente de que tinha mais a perder do que a ganhar com o confronto, Swanson justificou ter dado o "sim" para o convite como uma prova de que não foge de desafios, e pediu como recompensa uma disputa de cinturão, após sua quarta vitória consecutiva.

- Minha mentalidade é lutar. Eu tenho 21 lutas no UFC, e quando caras como este vêm me provocar, eu tenho que responder. Quero o vencedor de Aldo x Holloway. Acho que está na hora, né? - declarou o lutador da Jackson-Wink MMA.

A luta

Swanson começou jogando na longa distância, mas Lobov não demorou para encurtar o espaço, clinchar e derrubá-lo. No solo, encaixou um bom golpe na cabeça no ground and pound, mas não segurou o americano caído por muito tempo. De pé novamente, Swanson passou a buscar as opções mais variadas de seu arsenal, com chutes baixos, pisões nos joelhos, jabs e diretos no corpo, pêndulos, chutes rodados. O russo respondeu com precisão com a mão esquerda, especialmente no contragolpe. Diretos e uppers marcaram o rosto do lutador da casa, que no entanto teve o último bom momento do round inicial, com um chute alto de esquerda.

Lobov foi para cima no início do segundo assalto, mas Swanson estava disposto a responder. O lutador da Jackson-Wink MMA teve algum sucesso com cruzados e acertou uma canelada de esquerda na cabeça. O russo logo clinchou com o americano e trocou joelhadas no corpo. Desta vez, Cub estava ligado e defendeu a primeira entrada de queda do adversário. O americano surpreendeu e desequilibrou o lutador da SBG com um golpe de judô, caiu por cima e logo passou às costas. Lobov mostrou frieza para se levantar e sair da posição de desvantagem.

Cub Swanson, Artem Lobov, UFC Nashville, MMA (Foto: Getty Images)Cub Swanson surpreendeu com boas quedas e ground and pound contra Artem Lobov (Foto: Getty Images)

Os dois lutadores voltaram para o terceiro round com vontade de trocar golpes em pé. Ambos conectaram cruzados perigosos no primeiro minuto e mostraram boa absorção. O round estava equilibrado, até que um cruzado de esquerda de Swanson conectou e balançou Lobov. O russo provocou e sinalizou como se nada tivesse acontecido, e logo foi acertado com um chute alto ainda mais perigoso. O americano tentou apertar o ritmo para buscar o nocaute, mas Lobov resistiu e ainda acertou uma direita dura. Após uma breve interrupção ordenada pelo árbitro Herb Dean para que um médico examinasse um corte acima do olho esquerdo de Lobov, Swanson acertou outra boa combinação de cruzado e chute de esquerda. O americano ainda conectou um jab e tentou uma meia-lua, e o russo respondeu com uma queda antes do final do round.

Atrás no "placar", Lobov foi para cima no quarto round, combinando jabs e diretos. Ele encurtou a distância e buscou o clinche, mas não teve sucesso na tentativa de derrubar o americano. Swanson diminuiu o ritmo e baixou a guarda, e recebeu alguns bons contragolpes. Ele virou o momento do round de volta a seu favor ao desfazer um clinche com uma forte cotovelada rodada. O assalto foi equilibrado nos dois minutos finais.

No período derradeiro, Lobov já apostava em golpes únicos, sem combinações. Um cruzado de esquerda do russo, combinado ao momento da movimentação, fez Swanson cair para trás, mas o americano se recuperou rapidamente. Ele ainda tinha mais gás que o russo e aplicava mais sequências com as mãos. Lobov voltou a buscar o clinche, mas nada conseguiu na luta agarrada. Ele não se esforçou muito para derrubar, e ainda levou joelhadas no corpo e na cabeça. Nos segundos finais, Swanson conseguiu uma linda queda com um harai goshi, bateu bastante por cima, Lobov se levantou e os dois terminaram a luta trocando francamente.

Confira os resultados completos do UFC Nashville:

UFC Fight Night
22 de abril, em Nashville (EUA)
CARD PRINCIPAL

Cub Swanson venceu Artem Lobov por decisão unânime (49-46, 49-46, 50-45)

Al Iaquinta venceu Diego Sanchez por nocaute a 1m38s do R1

Ovince Saint Preux venceu Marcos Pezão por finalização aos 2m11s do R2

John Dodson venceu Eddie Wineland por decisão unânime (29-28, 30-27, 30-27)

Stevie Ray venceu Joe Lauzon por decisão majoritária (29-27, 28-27, 28-28)

Mike Perry venceu Jake Ellenberger por nocaute a 1m05s do R2

CARD PRELIMINAR

Thales Leites venceu Sam Alvey por decisão unânime (triplo 30-27)

Brandon Moreno venceu Dustin Ortiz por finalização aos 4m06s do R2 

Scott Holtzman venceu Michael McBride por decisão unânime (30-27, 30-27, 30-26)

Danielle Taylor venceu Jessica Penne por decisão unânime (triplo 29-28)

Alexis Davis venceu Cindy Dandois por decisão unânime (triplo 29-28)

Bryan Barberena venceu Joe Proctor por nocaute técnico aos 3m30s do R1

Hector Sandoval venceu Matt Schnell por nocaute aos 4m24s do R1

Fonte: Combate
Mais sobre: