Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Com dois confirmados na Liberta, seis nomes disputam lugar no Atlético-PR

Eduardo da Silva e Douglas Coutinho estão garantidos entre os inscritos, mas ainda há três vagas em aberto para a próxima fase da Libertadores. Confira os favoritos

28/02/2017 12:23

A concorrência está aberta entre os jogadores do Atlético-PR que não estão inscritos na Libertadores. Com prazo de até dois dias antes da estreia na fase de grupos contra a Universidad Católica para apresentar a lista de 30 jogadores, o técnico Paulo Autuori tem cinco vagas a mais do que nas últimas duas fases. No Furacão, a briga é mais apertada porque duas vagas já estão garantidas por Eduardo da Silva e Douglas Coutinho, confirmados pelo comandante. Restam três vagas que devem ser disputadas por seis jogadores do atual elenco atleticano.

Os jovens do grupo que formam o time para o Campeonato Paranaense aquecem a disputa. As opções principais são o lateral-direito Gustavo Cascardo, o lateral-esquerdo Renan Lodi, o meia Matheus Anjos e os atacantes Bruno Rodrigues e Giovanny. O experiente Deivid, fora da lista inicial, também pode pintar caso esteja apto fisicamente.

O comentarista da RPC, Cristian Toledo, aposta que Deivid e Giovanny estejam entre as novidades.

- Com certeza o Deivid é um desses nomes, isso para mim é claro. Dos outros dois nomes um vai ser um lateral-esquerdo, e outro será um jogador talvez de ligação, um homem de chegada, mais alguém para lutar por essa posição. Não vai precisar de um homem de frente porque já tem Eduardo da Silva, Grafite e Luis Henrique. Não vai precisar de volante. Vai precisar de um articulador. Me parece que o melhor nome entre todos é o Giovanny, pela experiência de Seleção brasileira.

O clube, porém, segue atrás de mais reforços e pode apresentar novidades entre os 30 inscritos. O último jogador oficializado pelo clube foi Eduardo da Silva, que estava no Shakhtar. Antes, o Rubro-Negro trouxe Jonathan, Carlos Alberto, Felipe Gedoz, Grafite e Luis Henrique. Toledo avalia que o clube deve trazer um lateral-esquerdo.

- A minha aposta é que o Atlético-PR contrate um jogador. A gente vê que o Nicolas não está preparado para uma Libertadores, e o Renan Lodi muito menos, ele sequer está sendo utilizado. O Sidcley não vai conseguir ser esse jogador. Ele vai ser vencido por outros laterais mais competentes e mais novos. Portanto, a situação é muito evidente: o Atlético-PR precisa desesperadamente de um lateral-esquerdo. Certamente esse jogador deve vir de alguma negociação que está em vigência, mas algo vai acontecer nessa semana - aposta o comentarista.

Pela Libertadores da América, o Furacão estreia na fase de grupos contra a Universidad Católica, no dia 7 de março, uma terça-feira, às 21h (horário de Brasília), na Arena da Baixada. Os outros integrantes do Grupo 4 são San Lorenzo e Flamengo. Com time alternativo, o Furacão recebe o Coritiba às 20h (horário de Brasília) de quarta-feira, na Baixada, pela quinta rodada do Campeonato Paranaense. 

Deivid

Líder em número de partidas disputadas pelo Furacão no atual elenco, com 263 jogos, o volante ainda não está 100%. O jogador de 28 anos segue realizando atividades específicas antes de se juntar ao grupo comandado por Autuori. Deivid foi ausência na lista inicial para a primeira fase da Libertadores, com dores musculares na região lombar, que já incomodava o jogador em 2016. Se estiver recuperado, pode ser relacionado aos demais que vão disputar a fase de grupos.



Gustavo Cascardo

O lateral-direito de 19 anos chegou ao clube em setembro de 2015 das categorias de base da Portuguesa. Ficou no banco de reservas contra a Chapecoense, pela Copa do Brasil no ano passado, mas não entrou. Recentemente, Cascardo foi chamado para disputar o Sul-Americano sub-20, no início do ano, mas foi cortado devido à lesão. Recuperado, ficou como opção no banco de reservas do Atlético-PR no empate sem gols contra o Toledo, no último sábado, e atuou por 35 minutos na derrota por 2 a 1 para o Prudentópolis, na quarta rodada. Tem contrato com o Furacão até dezembro de 2019. 


Renan Lodi

O jogador fez sombra à Sidcley e Nicolas, que se revezaram na lateral esquerda em 2016. Prata da casa, foi titular apenas na estreia do Furacão no Campeonato Paranaense, frente ao Rio Branco-PR. Depois, ficou no banco contra Toledo e Prudentópolis e foi acionado diante do PSTC. O camisa 98 atuou em três partidas no Brasileirão do ano passado, contra Grêmio, Coritiba e América-MG. Ele chegou ao CT do Caju em 2012, com 13 anos, e passou por todas as categorias de base do clube. Tem contrato com o Furacão até março de 2020.


Matheus Anjos

O meia é uma das surpresas do time alternativo do Atlético-PR em 2017. Integrado ao grupo profissional, foi titular contra Rio Branco-PR e PSTC, partidas onde marcou gols, um em cada jogo. Depois, perdeu espaço. Foi banco contra o Prudentópolis e jogou por 25 minutos no empate sem gols contra o Toledo, no último sábado. O jogador de 18 anos passou pela base do São Paulo antes de chegar ao Atlético-PR, em 2011. Ele já havia chamado a atenção em dezembro do ano passado, na final do Campeonato Paranaense sub-19, quando fez um gol de antes do meio-campo. Tem contrato com o Furacão até março de 2019.


Bruno Rodrigues

Cria da base, o atacante de 19 anos ficou no banco de reservas em jogos do Brasileirão de 2015 e 2016. Nesse ano, estreou como profissional no empate com o Rio Branco-PR, na primeira partida do Paranaense, sendo o responsável pela assistência para o gol de Matheus Anjos. Depois, foi acionado contra PSTC e Toledo, e ficou no banco contra o Prudentópolis.  Tem contrato com o Furacão até abril de 2020.



Giovanny 

O atacante de 19 anos se juntou ao grupo atleticano após ter disputado o Campeonato Sul-Americano sub-20 no Equador, no início do ano. Com passagens por Ponte Preta e Guaratinguetá, e também pelo futsal de São Caetano, Palmeiras e Corinthians na infância, ainda não jogou o Campeonato Paranaense. Giovanny integra o grupo principal do Furacão desde o ano passado. Em 20 jogos pelo clube, anotou apenas um gol - na derrota para o Toledo por 3 a 2, em jogo válido pelo Campeonato Paranaense de 2015. Tem contrato com o Furacão até setembro de 2020.


Confira o grupo do Atlético-PR na Libertadores

Goleiros: Weverton, Santos e Warleson

Laterais-direitos: Jonathan e Léo

Zagueiros: Thiago Heleno, Paulo André, Marcão, José Ivaldo e Wanderson

Laterais-esquerdos: Nicolas e Sidcley

Volantes: Luiz Otávio, Otávio e Matheus Rossetto

Meias: Lucho González, Felipe Gedoz, Nikão, Carlos Alberto e João Pedro

Atacantes: Pablo, Luis Henrique, Yago, Crysan e Grafite (Eduardo da Silva e Douglas Coutinho)

Fonte: Globo Esporte
Mais sobre: