Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

'Clube mais odiado do mundo' joga para entrar na Champions League

Red Bull Salzburg foi comprado pela empresa de energéticos em 2005 e, desde então, perder prestígio entre os torcedores.

24/08/2016 09:17

"A Áustria não nos deu apenas Josef Fritzl e Adolf Hitler. Há também o Red Bull Salzburg, o clube de futebol mais odiado no mundo em nosso tempo." Foi assim que se referiu à equipe o jornalista sueco Ronnie Sandahl, do jornal Aftonbladet, antes do duelo com o Malmo pelos playoffs da Uefa Champions League 2014-15 - posteriormente o veículo se desculparia pela menção.

Naquele ano, o Salzburg acabou superado pelo time sueco e ficou de fora da fase de grupos da Uefa Champions League. Dois anos depois, os austríacos retornaram ao mesmo estágio e agora estão perto da classificação inédita na 'era Red Bull' - antes de mudar de nome, a equipe disputou o estágio de chaves em 1994-95.

Depois de ter empatado por 1 a 1 com o Dínamo Zagreb fora de casa no duelo de ida, a equipe da Red Bull joga por um empate sem gols ou uma vitória simples para avançar e estender ainda mais o seu sucesso esportivo, que é proporcional à rejeição.

Em 2005, a empresa do ramo de energéticos comprou o SV Austria Salzburg, fundado em 1933, e praticamente criou um novo clube. O uniforme, o escudo, o nome foram embora. Assim como o prestígio junto a muitos torcedores, que não toleraram o sacrifício da história da equipe, que vencera três vezes o Campeonato Austríaco na história (1994, 1995 e 1997). Alguns até criaram um novo clube com o mesmo nome (SV Austria Salzbvurg) resgatando as origens.

Desde então, o clube tornou-se mais bem sucedido - e odiado - do que nunca. Nos últimos dez anos, sete taças da Bundesliga austríaca foram para a Red Bull Arena. Falta, porém, a tão sonhada participação na fase de grupos da Champions.

Nas sete tentativas, os Red Bulls - como é conhecido o time, falharam, sendo que o máximo que conseguiram foi ir aos playoffs três vezes. Na última temporada, caíram na terceira fase, outra vez para o Malmo.

Agora, no duelo desta quarta-feira, às 15h45 (de Brasília), em casa, o Red Bull Salzburg tem a grande chance de aumentar o seu sucesso recente -e também a sua rejeição

Fonte: Globo Esporte
Mais sobre: