Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Cielo compete após quase um ano e faz melhor tempo dos 50m livre

Último evento do campeão olímpico de Pequim 2008 tinha sido em abril de 2016, quando perdeu a vaga olímpica para Ítalo Manzine. Retorno faz torcida fazer a festa no Pinheiros

18/03/2017 13:02

O campeão olímpico de Pequim 2008 está de volta às piscinas. Após quase 11 meses sem disputar uma competição, o nadador Cesar Cielo, de 30 anos, participou deste sábado do Torneio Regional da 1ª Região, organizado pela Federação Aquática Paulista. Na piscina do clube que defende, o Pinheiros, na capital paulista, o atleta disputou os 50m livre na manhã deste sábado e foi bem, terminando em primeiro com tempo de 22s44 na quinta bateria e com a melhor marca no geral. Ele está inscrito para as provas dos 50m borboleta e nos 100m livre na parte da tarde, mas só vai participar da primeira.

- Estou muito feliz. Foi a primeira prova aí para quebrar o gelo, soltar. Mas estou de volta, né? Achei que podia ter feito um tempo um pouquinho melhor, mas está valendo (risos). Foi interessante hoje, a gente acaba perdendo umas manhas de competição, aqueles cacoetes de quem está ali há muito tempo. Tive que pensar em todo meu processo, não foi no automático. Mas foi legal. Dentro de toda a fase de treinamento, com minha exigência sempre quero nadar mais rápido. Mas, sem placar aí, em um treino chique, vamos dizer assim, foi bom. Vamos ver o que acontece aí no Maria Lenk - comentou o nadador, que parecia bem tranquilo e feliz com o retorno, brincando o tempo todo durante a entrevista.

Para o técnico Alberto Silva, vulgo Albertinho, com quem Cesar Cielo voltou a trabalhar após reaproximação no final de 2016, a competição foi encarada como um treino de luxo. Para ele, foi importante o carinho da torcida com o campeão olímpico de Pequim 2008.

- Foi uma tomada de tempo, para nós é treino. No meu grupo, a maioria deles estava de sunga. Deixei à vontade, até falei: "Para nós é bem treino mesmo, um treino de luxo". Foi bacana (ouvir a torcida gritando o nome de Cielo), foi espontâneo da galera. Foi puxado por pais, atletas, treinadores. É isso que faz a diferença de ter um cara desse no dia a dia. Tem esse impacto com toda a galera que treina com ele, com os outros. Foi uma emoção diferente, foi bacana.

Cesar Cielo competindo em São Paulo (Foto: Gabriel Fricke) Cesar Cielo competindo em São Paulo (Foto: Gabriel Fricke)

Cesar Cielo competindo em São Paulo (Foto: Gabriel Fricke)

O esportista parecia bem descontraído. Ele conversou bastante e riu com os companheiros de Pinheiros antes de entrar na água e também cumprimentou a esposa Kelly Gisch e mandou beijos para o filho Thomas, que estavam na arquibancada. Muitos fãs aproveitaram que o ídolo estava perto para sacarem fotos dos momentos de Cesar Cielo antes de competir. No local, outros competidores, técnicos e torcedores demonstravam grande expectativa sobre a prova do campeão olímpico. O Torneio Regional da 1ª Região serviu apenas como tomada de tempo, mas já valeu para ver o nadador de volta em ação.

- Eu não tinha entendido direito os aplausos. O cara não estava anunciando nada. Me perguntei: "Será que é para mim?". Dei uma olhada para o lado... Mas foi tranquilo. Foi interessante ver a arquibancada um pouco mais cheia que o comum. A natação, infelizmente, tem passado momentos magros nos últimos anos aí. É legal ver que em um torneio sem importância, um treino de luxo, veio torcida, veio televisão. Foi bacana de ver - relatou Cesão.


Cielo na raia quatro. Ele ficou em primeiro na quinta sessão dos 50m livre (Foto: Gabriel Fricke)

Cesar Cielo não participava de uma competição desde o dia 20 de abril de 2016. Naquela ocasião, acabou ficando na terceira colocação nos 50m livre do Troféu Maria Lenk, que valia como seletiva olímpica. Portanto, acabou sem conquistar a vaga para os Jogos do Rio de Janeiro. Ítalo Manzine conquistou a classificação. Triste de ficar fora da Olimpíada, o nadador de Santa Bárbara D'Oeste foi às lágrimas e não conseguiu esconder a emoção de não poder brigar por sua quarta medalha olímpica. Além do ouro em Pequim 2008, o esportista foi bronze nos 100m livre também na edição chinesa e ficou em terceiro lugar nos Jogos de Londres 2012 nos 50m livre.

Cesar Cielo manda beijo para o filho Thomas, no colo da esposa Kelly Gisch (Foto: Gabriel Fricke) Cesar Cielo manda beijo para o filho Thomas, no colo da esposa Kelly Gisch (Foto: Gabriel Fricke)

Cesar Cielo manda beijo para o filho Thomas, no colo da esposa Kelly Gisch (Foto: Gabriel Fricke)

No final do ano passado, Albertinho pôs fim ao distanciamento entre ele e Cielo após o rompimento dos dois em 2013. O técnico teve papel fundamental no acerto do campeão olímpico com o Pinheiros e agora celebra os frutos destes primeiros meses desta nova fase da parceria.

- A gente estava meio afastado, vinha se falando um pouco mais de natação. Depois que a gente rompeu em 2013 ficamos um pouco mais sem estar conversando mais próximo. Agora no fim do ano eu liguei para ele e falei que achava uma boa, de repente, a gente trabalhar junto. Eu me coloquei à disposição para ajudar, e ele entendeu que poderia ser legal também. O ambiente está muito bacana, está muito bom.

O Torneio Regional da 1ª Região ainda conta com nomes importantes da equipe olímpica brasileira, como Brandonn Almeida (Corinthians), Leo de Deus, Thiago Simon, Nicholas dos Santos e Felipe França (Unisanta), Luiz Altamir, Guilherme Guido, Gabriel Silva Santos e João Luiz Gomes Junior (Pinheiros), Henrique Rodrigues, Etiene Medeiros e Daynara de Paula (Sesi-SP).

Fonte: Globo Esporte
Mais sobre: