Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

CBF aproveita alta da seleção para lucrar mais com amistosos

Desde janeiro, os cartolas da CBF conversam com executivos de emissoras e agências de marketing interessadas em fazer propostas.

25/03/2017 12:22

O belo futebol da seleção de Tite vai ajudar a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) a faturar mais. Essa é aposta dos dirigentes da entidade na negociação dos direitos de transmissão dos amistosos do time nacional.

Desde janeiro, os cartolas da CBF conversam com executivos de emissoras e agências de marketing interessadas em fazer propostas.

Até dezembro, a Globo tinha a exclusividade na exibição dos amistosos. Com o encerramento do contrato, a entidade está disposta a fechar novas parcerias.

A intenção é fatiar os direitos e vendê-los para cada plataforma (TV aberta, fechada e internet).

A boa fase do time nacional valorizou ainda mais a negociação. Na quinta-feira (23), a seleção goleou o Uruguai, por 4 a 1, no estádio Centenário. Foi a oitava vitória seguida da equipe comandada por Tite.

A seleção lidera as eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, com sete pontos de vantagem para o Uruguai, que está em segundo.

O valor do pacote segmentado ainda não foi fechado. Em janeiro, a CBF fez o amistoso contra a Colômbia, no Engenhão, como uma degustação ao mercado.

Como a Globo não quis aceitar pagar R$ 6 milhões para exibir a vitória da seleção apenas com atletas que atuam no país, a entidade liberou o sinal na tentativa de conseguir novas ofertas. Dezenas de emissoras no país e no exterior exibiram o confronto. O próprio canal da confederação exibiu a partida pelo Facebook.

Com a possibilidade de fatiar os direitos para várias empresas, a entidade quer arrecadar mais de R$ 6 milhões por jogo.

Já as partidas de competição do Brasil –nas eliminatórias e na Copa de 2018– estão garantidas pela Globo, que tem acordo com a Fifa até o Mundial de 2022, no Qatar.

A venda de direitos de transmissão de torneios foi pivô da maior crise do futebol mundial. Mais de uma dezena de cartolas foram presos pelo FBI em 2015 acusados de receberem propinas na venda de competições na América do Sul e no Brasil.

José Maria Marin, ex-presidente da CBF, está preso nos EUA desde então. Atual comandante da entidade, Marco Polo Del Nero também foi indiciado no mesmo país.

ALEMANHA E ARGENTINA

O cardápio de amistosos até a Copa da Rússia está cheio de atrativos. Em junho, o time fará dois jogos na Austrália –um com os donos da casa e outro com a Argentina, de Lionel Messi.

Depois do encerramento das eliminatórias, o time terá mais dois amistosos em novembro. Os adversários ainda não foram definidos.

Em março do próximo ano, a seleção fará uma partida simbólica. No dia 27, enfrentará a Alemanha, em Berlim. Será o primeiro confronto entre os dois times desde a derrota por 7 a 1 na última Copa do Mundo.

Campeã do Mundial da África, a Espanha também deve enfrentar o Brasil antes da Copa da Rússia.

A negociação para a venda dos direitos de transmissão está sendo lenta. A ideia dos executivos da CBF é fechar negócio com os interessados até o final de maio.

Caso não aconteça, a confederação poderá gerar novamente as imagens dos amistosos na Austrália. A exibição dos jogos pelo seu canal virtual não está descartada.

Na terça-feira (28), o time de Tite entra novamente em campo. No Itaquerão, o Brasil enfrentará o Paraguai, pelas eliminatórias, em jogo em que pode confirmar a classificação para a Copa.

Daniel Alves será o único desfalque. Ele terá que cumprir suspensão. O corintiano Fágner será o substituto.

Fonte: Folhapress
Mais sobre: