Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Campeã Olímpica, Sarah Menezes fica fora do Pan-Americano de Toronto

om início de temporada irregular, judoca não é convocada e dá lugar para estreante na competição Nathália Brígida, na categoria até 48 quilos

25/05/2015 13:16

Nos últimos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em 2011, Sarah Menezes conquistou a medalha de bronze. Neste ano, a campeã olímpica não poderá voltar de Toronto com mais uma medalha da competição no bolso. A judoca foi cortada da lista de atletas que irão disputar o torneio dos país americanos. No lugar de Sarah, uma estreante no jogos, Nathália Brígida, que vem mostrando um bom desempenho na categoria e hoje é a segunda melhor do Brasil no ranking mundial. Em entrevista, o Coordenador Técnico Internacional da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Ney Wilson, revelou que a não convocação de Sarah respeita critérios estratégicos.

"A única novidade que possa ser observada (na convocação) é a ausência da Sarah. Isso em função de um planejamento estratégico que traçamos com ela, onde o foco é o Campeonato Mundial. Ela teve uma temporada inicial muito irregular e o Pan-Americano não vale pontos para o ranking olímpico. Assim reformulamos algumas questões com o treinamento dela e, em comum acordo, chegamos a conclusão sobre a ausência dela”, disse Ney Wilson.

A CBJ adotou o critério da colocação no ranking mundial para a convocação dos atletas, exceto na categoria -48kg, na qual Sarah é a segunda melhor do mundo e Nathália Brígida, está na 21º colocação.

"A convocação está em função do ranking, todos os atletas que estão  indo são os primeiros colocados, o critério apenas não se aplicou na categoria da Sarah, por questões de planejamento”, disse o Coordenador Técnico.

Com um calendário curto entre as competições, o Jogos Pan-Americanos será disputado em julho e o Mundial, em agosto, Sarah terá a partir de agora três meses para repetir os bons resultados dos últimos anos no torneio mundial, quando conquistou três medalhas de bronze (2010,2011 e 2013), tendo neste meio tempo a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

Fonte: Esporte Imperativo
Mais sobre: