Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Brasileiro surfa onda de 20 m e concorre a prêmio: 'pensei que ia morrer'

O brasileiro diz que pensou que morreria na onda, que já está concorrendo ao Big Wave Awards, o 'oscar das ondas grandes'.

02/03/2016 10:25

O brasileiro radicado no Havaí Yuri Soledade pode ter feito história na semana passada. Enquanto o tradicional campeonato de ondas grandes Eddie Aikau era realizado em ondas de mais de 15 metros em Waimea, Yuri e alguns poucos felizardos encararam um swell gigante em Jaws, na ilha havaiana de Maui.

Yuri e Marcio Freire droparam, com o auxílio de um jet ski, ondas estimadas em mais de 20 metros. O brasileiro diz que pensou que morreria na onda, que já está concorrendo ao Big Wave Awards, o 'oscar das ondas grandes'.

- Ela não sai da minha mente até agora. Foi muito poderosa e a energia dela ainda não foi embora. Lembro-me de olhar para baixo e ver que a parede da onda era enorme e parecia que a onda ia fechar, o que me obrigou a fazer uma linha mais por cima dela. Quando cheguei na base da onda eu percebi que não podia cair de forma alguma, pois as consequências seriam sérias. A verdade é que eu estava apenas tentando sobreviver. Pensei que ia morrer.

Em um esporte em que ainda é difícil medir com precisão o tamanho das ondas, e sempre há polêmicas envolvendo essa discussão, muitos sites especializados apontam que a onda de Yuri pode ter sido a maior já surfada em Jaws, e uma das maiores do mundo.

- Alguns dos veteranos estão dizendo que essa foi a maior onda já surfada em Jaws. Eu prefiro ficar humilde e deixar esse 'hype' passar. Prefiro sentir a energia e emoção que eu senti naquela onda. Não vou ficar tentando descobrir o qual o tamanho da onda, mas sei que foi a maior da minha carreira. Se vai bater o recorde ou não, veremos em breve - disse Yuri.

Fonte: O Globo
Mais sobre: