Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Brasileiro mantém disputa acirrada com chance de Libertadores e risco de queda

O Bahia entrou de vez na disputa e outros clubes, como Atlético-MG e São Paulo, também nutrem a esperança com a possibilidade de mais vagas serem abertas com possíveis títulos brasileiros.

17/11/2017 18:04

Com o título definido a favor do Corinthians, as últimas três rodadas do Campeonato Brasileiro ainda reservam emoções na luta contra o rebaixamento e principalmente por vagas na Libertadores, disputa que esquentou na rodada com as derrotas de Flamengo e Botafogo.
O Bahia entrou de vez na disputa e outros clubes, como Atlético-MG e São Paulo, também nutrem a esperança com a possibilidade de mais vagas serem abertas com possíveis títulos brasileiros nos torneios sul-americanos. Corinthians, Palmeiras, Grêmio e Cruzeiro já estão garantidos.
Ainda na frente dos concorrentes na tabela, o Botafogo aumentou o alerta em relação à vaga na Libertadores depois de perder do Atlético-GO em casa. O revés fez a probabilidade de o clube chegar entre os seis primeiros do Brasileiro cair para 33%, segundo cálculo do Chance de Gol. Porém, a possibilidade absoluta ainda é grande (72,3%), já que o quinto colocado Cruzeiro já garantiu vaga via Copa do Brasil, o que formou um atual G-7 no campeonato.

O Flamengo, por sua vez, segue na briga por duas frentes. Se no Brasileiro a derrota para o Coritba fez a possibilidade cair para 35,8%, o clube carioca está na semifinal da Copa Sul-Americana e pode garantir vaga pela competição, o que faz a sua chance absoluta ser de 84%. Um possível título flamenguista abriria mais uma vaga, assim como uma conquista gremista na Libertadores diante do Lanús. Neste cenário, o Brasileiro poderia ter um G-9.
Esta imprevisibilidade de vagas distribuídas no campeonato coloca Vasco e Bahia, atualmente fora da zona de Libertadores, com boas possibilidades de classificação. O time baiano está em plena arrancada e tem uma probabilidade absoluta de 52,8%, contra 48,4% dos vascaínos. Na tabela, porém, os cariocas ainda têm um ponto de vantagem (50 a 49).
Chapecoense, Atlético-MG, São Paulo e Atlético-PR, por outro lado, se apegam à possibilidade de G-9 para seguirem sonhando com a vaga. Há três jogos sem vencer, o time paulista tem chances remotas de chegar entre os 6 primeiros (1,1%), mas vê a possibilidade aumentar para 8,4% considerando as chances cruzadas com as retas finais da Libertadores e da Copa Sul-Americana.
Contra o rebaixamento, as probabilidades indicam uma disputa entre Ponte Preta e Vitória para fugir da degola. Atlético-GO, Avaí e Sport têm risco de queda superior a 95%, enquanto o 15º colocado Fluminense só tem 2,4% de possibilidade.

Foto: Gazeta Press

Fonte: Folhapress
Mais sobre: