Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Benito Mussoline busca pódio em retorno aos torneios nacionais

Judoca volta a representar o Piauí no Brasileiro Sênior, que acontece no município de Lauro de Freitas, na Bahia

24/09/2016 09:02

Depois de anos afastado das competições nacionais, o judoca Benito Mussolini volta a representar o Piauí no Brasileiro Sênior, que acontece no município de Lauro de Freitas, na Bahia. A delegação piauiense já embarcou para disputa do Campeonato. A luta marca o retorno do judoca Benito Mussolini às competições nacionais. Benito chega às terras baianas como uma das esperanças de medalhas para o Estado, na categoria meio leve (-66kg). Nos últimos meses o piauiense intensificou seus treinamentos pensando no Brasileiro Sênior e buscou outras modalidades como forma de fortalecer seu desempenho no judô. 

Foto: Moura Alves/ODIA

Benito Mussolini, aos 29 anos, disputou as competições estaduais na categoria leve (-73kg) e depois de conversas com o seu treinador, Queiroz Filho, decidiu perder peso e voltar a lutar na categoria meio leve (-66kg), a qual lhe proporcionou, praticamente, todos os títulos em sua carreira. Ciente de que seu nome é uma referência, Benito minimiza a pressão e faz questão de frisar que está retornando às competições. “Eu tinha me programado inicialmente para o Grand Prix e o Brasileiro meio que surgiu. O Queiroz (treinador) vem me incentivando bastante, juntamente com o Ari (treinador), para que eu volte 100%, no sentido que volte à rotina de antes, o que estou tentando, mas a responsabilidade fica para os mais novos - já que só agora estou retornando às competições. Responsabilidade você tem que ter, mas não estou colocando isso para mim. Pode ser que eu vá do 8 ao 80, como posso ir do 80 ao 8. Eu venho deixando bem claro que esse ano é um ano de retorno, já 2017 é um projeto para ganhar outros títulos, ressalta o atleta. 

Ele lutou a 3ª etapa do Piauiense já na categoria meio leve, no mês de agosto. Com o retorno para uma categoria de menor peso, aos poucos busca melhorar, notadamente, no que tange ao condicionamento físico: algo mais exigido na categoria meio leve (-66kg). Com isso, outras atividades, como treinos de crossfit, rugby e jiu-jitsu, ganharam espaço na rotina do atleta. “O crossfit é por escolha própria. Por estar dentro do curso de Educação Física eu sei de algumas valências e o crossfit tem coisas que são específicas para o judô e podem me ajudar no desenvolvimento de força e potência. O rugby é mais pela agressividade, já o jiu-jitsu foi porque eu sou muito relutante a lutar chão no judô, é uma dificuldade minha. O Ari (técnico) me falou que todos lutam chão, tem de lutar, porém eu não quis, mas agora decidi que esse trabalho tem de ser feito e nisso o jiu-jitsu vem me ajudando”, explica Benito. 

O Campeonato Brasileiro Sênior acontece nesse fim de semana, em Lauro de Freitas, na Bahia. Além de Benito Mussolini na meio leve, o Piauí vai ter Rhuan Michel (-55kg), Geyson Cosme (-60kg) Stanley Torres (-73kg), Francinaldo Segundo (+100kg) e Hayssa Evellin (+78kg). No ano passado a única medalha conquistada veio na categoria peso pesado com Francinaldo Segundo, que garantiu um bronze.
Fonte: Marcos Vilarinho
Por: Pâmela Maranhão
Mais sobre: