Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Atletas russos decidem apelar à Corte Arbitral do Esporte contra suspensão

Dois competidores de marcha atlética tentam reverter decisão da Federação Internacional de Atletismo e competir pela Rússia nos Jogos Olímpicos do Rio

20/06/2016 10:29

Contrários à decisão da Federação Internacional de Atletismo (IAAF), que proibiu a Rússia de competir na modalidade nos Jogos Olímpicos do Rio, dois atletas russos decidiram apelar à Corte Arbitral do Esporte (CAS). De acordo com a agência de notícias AP, os corredores de marcha atlética Denis Nizhegorodov e Svetlana Vasilyeva vão tentar reverter a punição da IAAF, tomada com base nos recentes escândalos de doping, sob alegação de que a pena é injusta. A Federação Russa de Atletismo informou não ter qualquer relação com a petição dos dois atletas.


Dupla de atletas tenta competir nos Jogos do Rio sob a bandeira da Rússia, e não pela bandeira olímpica (Foto: Reuters)

Medalha de prata na Olimpíada de Atenas, em 2004, Nizhegorodov afirmou que sequer aceita uma solução de "meio termo", pela qual os atletas russos que não foram flagrados em doping disputariam os Jogos do Rio sob a bandeira olímpica. 
- Sou cidadão da Rússia, uma grande potência esportiva. Não concordo em competir sob a bandeira olímpica - disse o medalhista. 

A mesma posição é sustentada pela colega Svetlana Vasilyeva. Enquanto isso, a Federação Russa de Atletismo afirma não ter recebido o teor completo da resolução da IAAF e ainda aguarda a chegada do documento para decidir qual atitude tomar. Porém, afirma que "ninguém na Federação tem qualquer ligação" com o pedido da dupla de atletas.

Fonte: Globo Esporte
Mais sobre: