Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Após memes na internet, autor do busto de CR7 rebate as críticas

Emanuel Santos, natural da Ilha da Madeira, conta ao GloboEsporte.com detalhes da homenagem ao craque e defende obra após ironias nas redes sociais Autor do busto de CR7 rebate as críticas:

29/03/2017 18:21

O busto de Cristiano Ronaldo roubou a cena nesta quarta-feira durante as homenagens ao craque na Ilha da Madeira, sua terra natal. Durante o evento que batizou o aeroporto do Funchal com o nome do filho mais ilustre da cidade, foi apresentada a obra em bronze do artista local Emanuel Santos. Rapidamente, a imagem rodou o mundo, virou meme nas redes sociais e foi ironizada até pelo polêmico jogador inglês Joey Barton, do Burnley. Em contato por telefone com o GloboEsporte.com, o escultor não ligou para as críticas e defendeu seu trabalho.

A homenagem a Cristiano Ronaldo aconteceu um dia após a seleção portuguesa ter disputado um amistoso na Ilha da Madeira contra a Suécia: vitória dos suecos por 3 a 2, apesar de CR7 ter deixado sua marca no primeiro tempo. Na festa do aeroporto nesta quarta, o craque ganhou placa, teve seu nome colocado na fachada principal e conheceu o polêmico busto. Apesar das brincadeiras na internet, Emanuel Santos, de 40 anos, afirmou que ficou satisfeito com o impacto que o evento teve em todo o mundo. O escultor é natural da Ilha da Madeira, tem 40 anos e diz ser autodidata ao exercer a função de artista plástico. Tem algumas obras espalhadas pelo Funchal, mas nenhuma com tanta repercussão.

- É impossível agradar a gregos e troianos. Nem Jesus agradou a todos. Isso é questão de gosto, não é tão simples como parece. Já vi obras de grandes artistas que seguem esse parâmetro. O que interessa é o impacto que essa obra gerou. Há sempre a possibilidade de apresentar alguma diferença, já estava preparado para tudo isso. Usei como base algumas fotos de Cristiano Ronaldo que busquei na internet, nenhuma específica. Coloquei as fotos ao meu lado e comecei a trabalhar no busto - afirmou, por telefone.

Cristiano Ronaldo é cercado por políticos da Ilha da Madeira durante a homenagem em sua cidade natal (Foto: Reuters)

Emanuel Santos detalhou todos os passos do processo. Ele trabalhou no Aeroporto da Madeira até janeiro, quando ficou desempregado. Ao saber que haveria uma homenagem ao craque do Real Madrid, decidiu oferecer o projeto do busto aos responsáveis pelo local. Gostaram e pediram para seguir em frente. Foram, então, três semanas de trabalho no barro. Depois, com a obra já adiantada, teve de enviar para o continente (a Ilha da Madeira fica no meio do Oceano Atlântico). Lá uma fundição fez todo o trabalho em bronze para finalizar o busto.

Na homenagem desta quarta, políticos, personalidades e milhares de fãs estiveram presentes ao aeroporto. Emanuel Santos também compareceu ao local e conta que seu encontro com o melhor jogador do mundo foi breve, por conta dos compromissos que o craque tinha. Porém, ficou sem a resposta do próprio craque se o busto foi ou não aprovado:

- Ele me cumprimentou. Sinceramente, foi muito rápido porque ele tinha logo que viajar. Então não pudemos conversar. Tirei uma foto com a minha família ao lado dele, mas não quero divulgar porque minha filha também está na foto.

Torcedor do Benfica

Desempregado desde janeiro, o autor do polêmico busto diz que é impossível viver de arte na Ilha da Madeira. Por isso, busca um novo emprego. Não tem graduação, espera que sua experiência "em diversas funções" possa ajudar. Mas já convive com uma pontinha de esperança de que novas portas sejam abertas após a repercussão do seu trabalho em homenagem a CR7. Emanuel Santos garante que não realizou o trabalho de graça, informação que foi publicada por alguns veículos. Garantiu que quando apresentou um projeto, um "valor simbólico ficou acordado".

Seguidor "dos traços reais" na arte de fazer esculturas e bustos, como apresenta seu perfil, Emanuel Santos é fanático por futebol e Cristiano Ronaldo. Mas não torce por nenhum dos times da Ilha da Madeira, muito menos pelo Sporting, clube em que o atacante deu seus primeiros passos:

- Sou da Ilha da Madeira, mas meu coração é do Benfica. Adoro o futebol, e sendo um madeirense é claro que tenho muito orgulho e admiração por Cristiano Ronaldo. É o maior ídolo do nosso país, uma referência.

Emanuel Santos trabalha em uma de suas obras que estão na Ilha da Madeira (Foto: Arquivo pessoal)

Fonte: Globo Esporte
Mais sobre: