Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Aliviada, Sarah Menezes comemora retorno à antiga categoria

Campeã Brasileira, judoca se firma na categoria ligeiro e reassume posto na seleção brasileira.

15/11/2017 08:31

A judoca piauiense Sarah Menezes (até 48 kg) conquistou, no último domingo (12), o ouro no Campeonato Brasileiro Sênior de Judô, disputado em Lauro de Freitas, na Bahia. O título foi o 12º da atleta em Brasileiro e teve um sabor especial. Isso porque ele confirmou seu retorno à seleção na categoria ligeiro. Com os pontos somados na Bahia, Sarah encerra a temporada 2017 como primeira colocada no ranking nacional na categoria.

“Foi um desafio muito grande e onde eu retornei à minha vaga na categoria ligeiro. Eu precisava muito ser campeã e torcer para a (Gabriela) Chibana não ir para a final comigo, que nos cruzássemos antes da final. Deu tudo certo para que eu não entrasse na seletiva em dezembro e agora eu volto para Seleção. É esperar pelo calendário do ano que vem”, explicou Sarah Menezes, que retornou aos treinos logo após a conquista.

Pela nova regra da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), o primeiro colocado de cada categoria se classiica de forma direta para a seleção. Os atletas que ocupam da segunda à nona posição participam da Seletiva Olímpica, que acontece entre os dias 11 e 12 de dezembro, em Lauro de Freitas, na Bahia.


"Foi um desafio muito grande", aifrma Sarah após retorno (Foto: Elias Fontinele/O Dia)

Após os Jogos Olímpicos do Rio-16, Sarah Menezes decidiu junto com a CBJ subir para categoria meio-leve (até 52kg). Dez meses depois, alegando falta de adaptação, a piauiense retornou à categoria ligeiro, pela qual foi campeã dos Jogos Olímpicos de Londres em 2012.

 O Brasileiro Sênior foi sua segunda competição na categoria ligeiro na temporada 2017 e o segundo ouro consecutivo. Agora, a atleta fala em manter o ritmo de treinos e principalmente a parte nutricional. “Consegui o primeiro objetivo que era retornar à categoria ligeiro. Agora é esperar o calendário da seleção, mas sem relaxar muito porque tenho que manter a parte nutricional porque esse é o X da questão, tem que ter um controle o ciclo todo”, frisou Sarah.

No Troféu Brasil e no Campeonato Brasileiro Sênior, Sarah pegou no quimono de suas possíveis substitutas na categoria ligeiro, caso de Larissa Farias e Gabriela Chibana e teve 100% de aproveitamento mostrando que a piauiense retorna a categoria de forma absoluta, assim como deixou. Sarah Menezes não tem mais competições esse ano. O primeiro compromisso com a Seleção Brasileira deve ser o treinamento de campo no dia 22 de janeiro.

Por: Pâmella Maranhão - Jornal O Dia
Mais sobre: