Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Jogo feio? Palmeiras já fez bonito no Brasileirão e merece estar na liderança

Flamengo está embalado e mereceu muitos elogios nas últimas semanas, mas time de Cuca também conseguiu um feito louvável

19/09/2016 17:45

Por Allan Brito 


Criou-se nos últimos dias a seguinte sensação: o Palmeiras lidera o Campeonato Brasileiro, mas quem deveria estar na frente é o Flamengo, porque "joga bonito, está embalado e tem o tal cheirinho de hepta". A torcida diz isso e muitos jornalistas e comentaristas repetem com exaustão. Mas também existem argumentos para defender o Verdão.

Em primeiro lugar, é preciso destacar que o Campeonato Brasileiro não começou há pouco tempo. Muito antes de o Flamengo embalar, o Palmeiras também fez jogos impressionantes, que geraram muitos elogios ao técnico Cuca e colocaram o time na liderança.

Uma dessas partidas foi justamente contra o Flamengo, no 1º turno, em Brasília. O Palmeiras venceu por 2 a 1 com propriedade. Outras atuações convincentes do Palmeiras foram contra Atlético-PR (ida e volta), Corinthians (ida e volta), Grêmio (4 a 3 em casa), Santa Cruz (3 a 1, com show de Dudu), América-MG (2 a 0, com show de Gabriel Jesus), Figueirense (goleada de 4 a 0) e Internacional (1 a 0 no Beira-Rio, com domínio na maior parte do jogo).

Porém, depois dessas partidas o Palmeiras teve pela frente uma sequência de jogos duríssimos, todas contra equipes que estão na parte de cima da tabela. É claro que ficaria mais difícil apresentar um futebol bonito, mas os resultados vieram: o Palmeiras conseguiu 11 pontos em 15 disputados, engatou uma série invicta de dez jogos e se manteve na liderança. Em alguns jogos o time passou sufoco, como contra São Paulo, Grêmio e Flamengo. Mas é impossível ignorar o tamanho desse feito do time de Cuca.

Veja números de Palmeiras e Flamengo no Brasileirão 2016:

Outra crítica que passou a ser feita contra o Palmeiras é sobre o uso excessivo de jogadas aéreas e de bola parada. Realmente muitos gols saem das cobranças de falta de Dudu e Jean, dos laterais de Moisés e dos cabeceios dos zagueiros. Mas se for levado em consideração o Campeonato Brasileiro inteiro, não dá para dizer que o Palmeiras apela para isso mais do que os outros clubes. Isso fica evidente até na comparação com o Flamengo, pois o Palmeiras fez 332 cruzamentos no campeonato até agora, enquanto o time rubro-negro tentou 368. O que aconteceu é que o Verdão acerta mais (90 contra 71) e por isso fica marcado por esses lances.

Não se trata de querer minimizar tudo que o Flamengo tem feito nos últimos jogos. Realmente o técnico Zé Ricardo deu um padrão de jogo interessante ao time, com alguns conceitos mais modernos. O sistema de marcação, por exemplo, é por zona, como era do Corinthians campeão brasileiro em 2015. Já o Palmeiras marca individualmente, o que tem dado certo pela incrível intensidade dos jogadores na marcação.

Portanto é importante não menosprezar tudo que o Palmeiras fez até agora no Brasileirão. Afinal, o clube pegou uma sequência dura nos últimos jogos, conseguiu se manter líder e agora terá pela frente uma tabela teoricamente mais fácil. Se não cair na armadilha de relaxar, Cuca e companhia terão a grande chance de mostrar um futebol melhor e virar um líder convincente novamente.

Fonte: Esporte interativo
Mais sobre: