Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Confira como Botafogo, Flamengo e Fluminense chegam para a disputa do Brasileirão!

Saiba tudo sobre os jogadores, o craque, estilo de jogo e resultados da temporada até aqui dos representantes do Rio de Janeiro na Série A 2016

13/05/2016 10:44

 FLAMENGO 


O Flamengo começou 2016 com muita expectativa, técnico novo e, ao todo, dez reforços chegaram ao Rubro-Negro. No entanto, o fantasma da instabilidade de 2015 continuou.

Atuações fracas, eliminação para o arquirrival Vasco e derrotas para times de Série C trouxeram pressão ao time de Muricy Ramalho, que entra no Brasileirão com a missão de tentar convencer o torcedor.

Especula-se que pelo menos mais dois reforços cheguem ao clube, principalmente para ocupar o sistema defensivo, que vem sofrendo com falhas durante o primeiro semestre.

Briga pelo título. É esse o discurso de Muricy, dos jogadores e da diretoria Rubro-Negra que precisará trabalhar dobrado para sonhar com a taça.

Sem o Maracanã, Volta Redonda será a casa oficial do Rubro-Negro no Brasileirão que ainda assim mandará alguns jogos, principalmente os clássicos, no Mané Garrincha, em Brasília.

O CRAQUE

Apesar de ainda não ter convencido desde que chegou ao clube, Paolo Guerrero é o craque do Flamengo na competição. Com o maior salário e tratamento de astro, o artilheiro da Seleção Peruana será o responsável por comandar o ataque da equipe. Além disso, o camisa 9, que nunca foi artilheiro da competição, terá a oportunidade vestindo a camisa do Flamengo desde o início do campeonato.

TÍTULOS BRASILEIROS

Com seis títulos o Flamengo é um dos maiores ganhadores da competição. Levantou o troféu seis vezes, e deseja o sétimo. Mas apesar do discurso de título, uma vaga na Libertadores estaria de bom tamanho para a equipe de Muricy.

OS TITULARES

O Flamengo inicia a caminhada na maior competição nacional com alguns jogadores contestados em suas posições. No gol, Paulo Victor segue como titular, a zaga será composta por Juan (agora capitão) e Wallace, que mesmo contestado tem a confiança do treinador. Nas laterais Rodinei e Jorge e no meio-campo Cuéllar, Arão e Mancuello são titulares absolutos.

No ataque, ainda sem definição pela sequência do 4-3-3 ou a mudança para o 4-4-2, Paolo Guerrero jogará ao lado de Marcelo Cirino.


 BOTAFOGO 


Após disputar a Série B pela segunda vez na história em 2015, o Botafogo está de volta à elite do futebol brasileiro. O time de General Severiano vive um momento melhor, mas ainda sofre com as dívidas, o que não permitiu ao clube trazer tantos reforços para a temporada. Assim, será uma surpresa se os botafoguenses conseguirem brigar por algo na parte de cima da tabela. 

A boa campanha no Campeonato Carioca não escondeu as limitações do time, o que levou a diretoria a fazer algumas contratações para a disputa do Brasileirão: Anderson Aquino, Victor Luís, Marquinho e Geovane Maranhão foram os reforços trazidos para Ricardo Gomes. 

E o próprio treinador pode ser considerado um reforço do Botafogo. A poucos dias do início do Campeonato Brasileiro, o clube quase perdeu Ricardo Gomes, que recebeu uma proposta do Cruzeiro. Depois de uma conversa com a diretoria, ele terá seu salário aumentado e o contrato renovado até 2017. Além disso, mostra também que o técnico acredita no Botafogo para a temporada. 

O CRAQUE

O goleiro Jefferson é unanimidade no time do Botafogo. Mais do que o craque do time, o jogador de 33 anos é um dos mais experientes do time e também carrega a braçadeira de capitão. Esta é a sua segunda passagem pelo Glorioso, onde está direto desde 2009. Viveu os altos e baixos do clube nos últimos anos, e não abandonou o barco quando a equipe caiu para a Série B, mesmo com o forte interesse de outros clubes brasileiros. 

TÍTULOS BRASILEIROS

Com a unificação dos títulos brasileiros, hoje considera-se o Botafogo duas vezes campeão brasileiro. O primeiro título foi a Taça Brasil de 1968, com um timaço que serviu de base para a Seleção de 1970, e a conquista de 1995 completou 20 anos em 2015: um glorioso time comandado por Paulo Autuori em que brilharam Túlio Maravilha e Donizete. 

OS TITULARES

Sem grandes nomes jogando na linha, Ricardo Gomes conseguiu apresentar um time que trabalha muito bem em grupo nestes primeiros meses do ano. O jogo coletivo foi o que levou o Botafogo à final do Cariocão, e deverá continuar sendo a base de uma equipe que costuma variar entre o 4-4-2 e o 4-3-3, dependendo do rendimento dos jogadores e da postura do adversário. 


 FLUMINENSE 


O Fluminense começou 2016 dando susto nos torcedores. Após um início bastante irregular, a equipe das Laranjeiras enfim reencontrou o seu bom futebol desde a chegada do técnico Levir Culpi.

E apesar da eliminação na semifinal do Campeonato Carioca, o Tricolor já pôde dar a primeira volta olímpica na temporada: conquistou o título da Primeira Liga, após vencer o Atlético-PR.

De ânimo renovado, o Flu anda busca alguns reforços pontuais para o elenco, mas entra no Brasileirão almejando pelo menos uma vaga na Copa Libertadores.

O CRAQUE

Líder e principal jogador do Fluminense desde a sua chegada em 2009, Fred não atravessa uma de suas melhores fases nas Laranjeiras. Depois de se desentender com o técnico Levir Culpi e quase dar adeus ao clube, o artilheiro ainda passou por uma seca de 10 jogos.

No entanto, o jejum foi quebrado na partida contra a Ferroviária, no último dia 4, quando o Tricolor empatou em 3 a 3, no primeiro jogo da Copa do Brasil. Fred balançou as redes duas vezes. Agora, o jogador busca reencontrar o seu futebol para liderar a equipe na competição nacional.

TÍTULOS BRASILEIROS

Com quatro títulos (1970, 1984, 2010 e 2012), o Fluminense conquistou o seu último troféu em 2012. Com três rodadas de antecedência, a equipe carioca assegurou a conquista com uma campanha irretocável, após vencer o Palmeiras fora de casa por 3 a 2.

OS TITULARES

Sob o comando de Levir e a liderança de Fred, o Tricolor ainda precisa de reforços pontuais no elenco. Com a saída iminente de Gerson (o meia retornará à Roma no segundo semestre), Levir Culpi ainda busca por um camisa 10 para a equipe.

Diego Cavalieri, Jonathan, Gum, Henrique e Wellington Silva; Pierre, Cícero, Osvaldo, Gerson  e Gustavo Scarpa; Fred

Fonte: Esporte interativo
Mais sobre: