Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Caravanas levam alunos para visitar Salão do Livro do Piauí

Além de escolas da capital, já passaram pelo evento estudantes de cidades como Água Branca, Floriano, Monsenhor Gil, União e Campo Maior.

15/06/2016 08:06

Todos os dias, centenas de alunos chegam de diferentes zonas de Teresina, e até de outros municípios piauienses, para visitar o Salão do Livro do Piauí (Salipi), que está em sua 14ª edição este ano. Além de escolas da capital, já passaram pelo evento estudantes de cidades como Água Branca, Floriano, Monsenhor Gil, União e Campo Maior.

Maria Eduarda Martins, aluno do 8º Ano da Escola Municipal Professor Jose Gomes Campos, localizada na Santa Maria da Codipi, zona Norte de Teresina, visitou o Salipi pela primeira vez e disse estar encantada com a grandiosidade do evento. Ela contou que gostou muito de poder ter acesso a tantos livros e que as exposições foi o que mais lhe chamou atenção.

(Fotos: Moura Alves/ O Dia)

“Eu já tinha ouvido falar, mas nunca tinha vindo, e poder participar das oficinas, ver tantos livros e poder aprender é muito gratificante. Eu estou olhando vários livros, e como gostei de vários, ainda não consegui escolher qual levar”, disse Maria Eduarda, acrescentando que tanto ela quanto sua turma estavam muito ansiosos pela visita ao evento.

O professor Alessandro da Silva Nascimento acompanhou os alunos, que estavam reunidos em uma turma de aproximadamente 50 estudantes, e destacou que para muitos era a primeira vez que participavam do evento. Segundo ele, esse é um momento onde os alunos saem da rotina escolar e podem vivenciar mais a literatura e aprender além da sala de aula.

“Eles nunca tinham vindo e estão muito contentes por terem participado de oficinas de artes, compraram livros, e é muito satisfatório poder proporcionar esse momento para eles. E também é interessante porque eles nunca vivenciaram isso e é motivador para que eles tenham gosto pela literatura”, explicou o professor.

Alessandro da Silva acrescentou ainda a vivência que os alunos estão tendo no Salipi será trabalhada em sala de aula, para que eles desenvolvam o conhecido adquirido e apliquem tanto na leitura quanto na escrita.

Durante dois dias de Salipi, a Escola João Henrique de Almeida Sousa, localizada no bairro Morada Nova, zona Sul de Teresina, está levando alguns alunos ao evento para conhecer e vivenciar as atividades oferecidas na feira. Aproximadamente 150 estudantes devem ser contemplados com o passeio, e segundo a professora Taianá Santos, esse número só não é maior devido à dificuldade de deslocamento.

“Fizemos um sorteio entre as turmas, já que muitos alunos tinham interesse em participar, e trouxemos alunos dos turnos da manhã e da tarde de diversas turmas. Alguns já tinham vindo em anos anteriores, mas essa é a primeira vez que a escola promove essa caravana. Eles queriam participar mais, uma pena que não temos tanto tempo”, disse.

Estudantes do Ensino Médio buscam livros na feira

Pela quarta vez, o estudante Davi Castelo Branco, de 18 anos, visita o Salão do Livro do Piauí. Ele contou que nos anos anteriores sua visão para o evento era destinada aos livros de entretenimento, contudo, como está no 3º ano do Ensino Médio e se preparando para o Enem, tem buscado livros voltados para sua área.

“É diferente ver a feira com outro olhar, porque antes eu vinha procurando livros como passatempo e agora eu estou buscando livros para revisão e que me dê suporte para fazer o Enem, então eu estou com buscando outros tipos de livros que me agradem. Eu estava olhando livros que falassem sobre engenharia mecânica, porque eu gosto muito de carros, mas ainda não encontrei, mas até domingo eu pretendo ver se encontro”, contou.

A estudante Ana Caroline Soares, de 17 anos, também cursa o 3º ano do Ensino Médio na Escola João Henrique de Almeida Sousa, e já visitou o Salipi em edições anteriores. Ela disse gostar muito do evento, sobretudo pela variedade de livros - tanto da literatura brasileira quanto estrangeira. Ana explicou que a presença dos jovens é marcante no evento e isso demonstra o interesse pela leitura.

“Eu busco vir em todas as edições e como estou no último ano do ensino médio eu procuro livros voltados para o curso que almejo, que é na área da Saúde. Além disso, tenho percebido que a literatura infantil tem tido um grande espaço, pois há muitos visitantes que são crianças e eu acho muito importante incentivar o hábito da leitura tanto para as crianças quanto para os jovens”, finalizou Ana Caroline.

Por: Isabela Lopes - Jornal O DIA
Mais sobre: