Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Teresina recebe 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo

Cerca de 40 filmes serão exibidos gratuitamente no Teatro do Boi. A abertura acontece segunda-feira (23).

17/11/2015 11:30

Teresina recebe de 23 a 28 de novembro a 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo. Cerca de 40 filmes serão exibidos gratuitamente no Teatro do Boi, voltados para o público de todas as idades. A abertura acontece na próxima segunda-feira (23), a partir das 19h, com exibição do curta “Abraço de Maré”, do diretor Vitor Ciriaco, e do longa “Betinho: a esperança equilibrista”. Este último, um documentário de 89 minutos, sob direção de Victor Lopes, conta a história do sociólogo e ativista, Herbert de Souza, o Betinho, que liderou uma série de movimentos sociais e lutou contra as injustiças e a favor da vida.

Cena do documentário 'Abraços de Maré", de Vitor Ciriaco

Já em “Abraço de Maré” é contada em 16 minutos a história de vida de uma família ribeirinha, que mora em uma casa de taipa às margens do rio Potengi. No dia 24, as sessões são voltadas para crianças e adolescentes. Os cinco filmes exibidos terão audiodescrição e podem ser vistos das 14h às 20h. Dentro da mostra temática, filmes que estimulam o debate em torno de temas atuais e presentes na realidade desse público. Como exemplo, “Muito além do peso”, um documentário de 90 minutos que mergulha no tema da obesidade infantil, que atinge 33% das crianças brasileiras.

No dia 25 as sessões são voltadas para as escolas. Na quinta-feira (26), o horário é diferenciado e as exibições começam às 8h30 e se estendem até as 15h30. Na sexta-feira (27) as sessões acontecem das 14h às 20h, com debate. No sábado (28), último dia da Mostra, o primeiro filme a ser exibido, às 10h30, é “O plantador de quiabos”. E para fechar a programação tem “Memória para o Uso diário”, um documentário brasileiro gravado em 2007 que retrata o drama de mães que choram pelos filhos assassinados nas favelas.

Além dos filmes brasileiros, a Mostra traz produções da Bolívia, Argentina e Cuba. Todas as 26 capitais do Brasil recebem a 10ª Mostra, uma edição comemorativa, que celebra esta iniciativa de fortalecimento e disseminação da cultura e da educação em Direitos Humanos. Ela foi lançada para celebrar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948.

A Mostra é uma iniciativa do Governo Federal, realizada através do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos e da Secretaria Especial de Direitos Humanos e produzida pelo Instituto Cultura em Movimento (ICEM), e dedica-se a apresentar filmes que discutem temas atuais de Direitos Humanos, como: direitos das pessoas com deficiência; população LGBT/enfrentamento da homofobia; memória e verdade, entre outros. No Piauí, o evento também tem o apoio da Secretaria Estadual de Cultura.

Programação completa:

Fonte: Da Redação
Mais sobre: