Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Filme brasileiro Gabriel e a Montanha ganha dois prêmios na Semana da Crítica

Ficção de Fellipe Barbosa conta a história real (e trágica) do amigo Gabriel Buchmann em sua viagem á África.

26/05/2017 09:56

Gabriel e a Montanha, único filme brasileiro selecionado para o Festival de Cannes 2017, representou muito bem — obrigado — o país. O longa-metragem do diretor carioca Felipe Barbosa (Casa Grande) venceu dois prêmios na mostra de que participou, a Semana da Crítica: o Revelação France 4, por sua criatividade, e o Fundátion Gan de Ajuda à Difusão, cujo prêmio será auxiliar na distribuição do filme em território francês.


Capa do filme para divulgação. Fonte: Loggado

Rodada em inglês, a obra é um recorte da viagem que Gabriel Buchmann (João Pedro Zappa) fez pela África, focando no contato que ele estabelece com moradores de vilarejos no Quênia. Típico filme de estrada, Gabriel e a Montanha apresenta um novo mundo ao seu protagonista: "Quanto mais filhos você tem, mais rico você é", conta o irmão do guia de Gabriel, casado com duas mulheres e pai de oito filhos — que irão auxiliá-lo no sustento do lar. "No Brasil, é o oposto. Quanto mais filhos você tem, mais você tem que gastar", responde o jovem brasileiro.

Emocionante, dotado de um "inevitável olhar afetivo" em sua reconstituição de uma viagem marcada por uma tragédia, baseada em fatos reais e com forte impacto na vida do diretor, Gabriel e a Montanha foi aplaudido em Cannes. 

Fonte: Folhapress
Mais sobre: