Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Valorização da marca é essencial para conquistar o mercado

O 'Marcas Inesquecíveis' promove a cada dois anos uma pesquisa para saber as preferências dos piauienses.

04/08/2015 09:04

A cada dois anos o Marcas Inesquecíveis identifica, por meio de uma pesquisa realizada pelo Instituto Amostragem, quais as empresas piauienses mais lembradas pelos consumidores.  De acordo com o especialista em Marketing Helder Freitas, quando uma empresa é a mais lembrada em um mercado é um sinal claro que as ações que estão sendo desenvolvidas estão no caminho certo.

"No entanto, para a marca continuar na mente da clientela o trabalho sério e honesto diário tem que ser mantido. Diria que ser Top of Mind é ao mesmo tempo uma honra para qualquer negócio, mas também uma responsabilidade muito grande no mercado", diz Helder.

Já para a publicitária Letícia Aguiar ser uma empresa Top of Mind é o primeiro passo para que você consiga vender bem, pois com o reconhecimento vem a confiança e afetividade que a empresa desenvolve com o seu público. Além disso, quando uma marca é reconhecida e lança um novo produto ou serviço ele tem automaticamente uma maior aceitação do público, pois estes já valorizam a marca.

"Mesmo que hoje o público não consuma seu produto quando você se torna top of mind em algum momento você pode ser o indicado para isso", destaca a publicitária. Ela cita o caso de empresas de produtos infantis que ao longo dos anos desenvolvem campanhas e ações que firmam sua marca na mente do consumidor.

"Eu ainda não sou mãe, mas naturalmente em certo momento da vida serei. Eu criei com algumas marcas uma relação de afetividade e quando eu for mãe algumas delas terão minha preferência. Dessa forma, a empresa deve investir não só em que está comprando seu produto hoje, mas na longevidade desse produto", analisa Letícia.

Para uma empresa se destacar no mercado é preciso ter uma marca forte, pois ela é a forma que o cliente possui para identificar o seu produto. Um dos grandes problemas enfrentados pelas novas empresas é vender seus produtos ou serviços, já que não são conhecidas. Para conseguir se consolidar no mercado, o investimento em publicidade é essencial.

Além da publicidade, existem outros investimentos que podem ser adotados pelos novos empresários, como definir qual será o posicionamento da sua marca ou seja quais valores seu produto possui.

"Na verdade o maior valor que um produto tem não é exatamente o produto físico, mas o que ele representa para as pessoas. E para construir uma marca é preciso muito tempo e investimento, nem sempre de dinheiro às vezes só dedicação, de encontrar um conceito que seja real para você defender para o seu público e poder criar uma relação cada vez mais próxima com ele", explica Letícia Aguiar.

Entretanto, quando se fala em marca muitos associam diretamente a um logotipo, como a maçã mordida da Apple, mas ela é muito mais. A marca é o conjunto de associações e sentimentos que as pessoas associam quando se lembram dela. Tanto que algumas marcas acabam se tornando referência para algum produto ou serviço é o caso da gilete e da Xerox. Nestes casos, os consumidores passaram a associar o produto de um fabricante a ele mesmo.

Para o especialista em Marketing Helder Freitas é preciso trabalhar a imagem da marca com seus consumidores e, principalmente, com os funcionários da empresa. "Para termos uma marca que conquiste o cliente é necessário investir nos funcionários. Podemos dizer que a marca é também a cultura organizacional de uma empresa. As atitudes dos donos das empresas e as dos seus empregados fazem a marca de um negócio. Por isso vemos empresas do mesmo segmento apresentando resultados tão diferentes. Umas crescendo e outras não", destaca. 

As empresas necessitam ainda conhecer o seu público e seu produto, e isso inclui identificar seu público-alvo minuciosamente, seu diferencial e as vantagens para o seu consumidor, pois são estes clientes que no futuro vão trazer outros consumidores e sua marca vai ficar mais conhecida.

"Muitas vezes você vê as empresas vendendo qualidade e bom preço e nem sempre o cliente está procurando isso. Sem contar que a palavra qualidade é muito vaga. O importante é que as pessoas descubram o que eu tenho no meu produto de verdade e que posso oferecer para o meu cliente", finaliza a Letícia Aguiar.

Fonte: Da Redação
Mais sobre: