Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Salão do Livro do Piauí deve reunir palestrantes famosos entre os jovens

Principal evento literário do Piauí foi lançado na noite desta quinta-feira, 19.

19/05/2016 20:09

Foi lançada na noite desta quinta-feira (19) a 14ª edição do Salão do Livro do Piauí, cujo tema deste ano é “Onde estou as palavras me acham”, frase do escritor Manoel de Barros, que será homenageado, por conta de seu centenário de nascimento.

(Foto: Elias Fontenele)

O escritor português Virgílio Ferreira é outro homenageado. E o patrono do salão será o escritor Álvaro Pacheco, piauiense natural de Jaicós, radicado no Rio de Janeiro. Organizado pela Fundação Quixote, o Salipi acontece em Teresina no período de 10 a 19 de junho, no espaço Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí, e durante o evento também será realizado o concurso Jovens Escritores, em parceria com o Sistema O DIA de Comunicação.

Kássio Gomes, presidente da fundação, destaca que o Salipi já está consolidado como um dos principais eventos literários do país, tanto em termos de participação quanto por sua relevância.

(Foto: Elias Fontenele)

O presidente da Fundação Quixote lembra que nas últimas edições o evento vinha passando por dificuldades, mas que estão sendo superadas gradativamente, graças ao apoio do público, do poder público e da iniciativa privada. Ele cita a proposta do vereador Antonio Aguiar (PP), que sugeriu tornar o Salipi patrimônio cultural de Teresina, o que contribuirá para fortalecer ainda mais a feira literária.

"O público do Piauí é mais forte e nós não pudemos recuar, nem da responsabilidade de realizar o Salão nem da responsabilidade de dialogar com as instâncias públicas para que esse evento pudesse ocorrer com o brilho que já o caracteriza. E tornar-se patrimônio cultural de Teresina é uma das grandes conquistas do Salipi, com cerca de 15 anos de existência. Foi uma iniciativa do vereador Antonio Aguiar, que levou essa proposta ao prefeito, e nós estamos aguardando apenas o projeto ser enviado para a Câmara. Eu acredito que todos os vereadores serão favoráveis a transformar este evento, que é um dos maiores do Estado do Piauí, em patrimônio cultural de Teresina", afirma Kássio Gomes.

Ele acrescenta que este ano os organizadores do evento procuraram ouvir a opinião do público jovem para determinar quais seriam as atrações do evento, que deve contar com a presença os escritores Luiz Felipe Pondé, Paula Pimenta e Wellington Farias, além da vlogueira Jout Jout.

Jovens Escritores - A diretora de Marketing e Projetos Especiais do Sistema O DIA, Renata Miranda, falou sobre a importância da parceria entre a empresa e o Salipi, através da realização do concurso Jovens Escritores, que todos os anos conta com a participação de centenas de crianças e adolescentes. 

A diretora de Marketing e Projetos Especiais do Sistema O DIA, Renata Miranda (Foto: Elias Fontenele/ Jornal O Dia)

"A gente quer ouvir o que as crianças e os adolescentes pensam do veículo impresso, qual a importância desse meio, qual a importância dos profissionais que fazem o jornal todos os dias [...] O prêmio Jovens Escritores é um incentivo que nós damos para que aquele pequeno leitor, que ainda está na escola, descobrindo a leitura, também possa aprender a interpretar as notícias do dia a dia, presentes em jornais impressos. A nossa ideia é que essas crianças, no futuro, possam migrar para esse tipo de leitura, que tem qualidade, credibilidade e que é feita por grandes profissionais", enfatiza Renata Miranda.

A editora-chefe do jornal O DIA, Elizângela Carvalho, lembra que este ano o tema do concurso Jovens Escritores será os 65 anos do periódico.

A editora-chefe do jornal O DIA, Elizângela Carvalho (Foto: Elias Fontenele/ Jornal O Dia)

"Este é o projeto que mais orgulha o Sistema O DIA, porque não é só um projeto comercial. É um projeto que faz com que a gente se aproxime do nosso público leitor, e que a gente ajude a formar nosso leitor, bem como profissionais. Inclusive, nós já tivemos um caso de um premiado no concurso Jovens Escritores que depois se tornou nosso repórter. Não é só fomentar a leitura, nosso objetivo é também fomentar a escrita e, quem sabe, descobrir talentos", afirma Elizângela, acrescentando que este ano o concurso terá uma categoria voltada apenas para estudantes de Jornalismo.

O Salão do Livro do Piauí - Salipi 2016 deverá contar com mais de 50 conferencistas, 100 expositores,  atrações nacionais e um público estimado em 200 mil pessoas.

Por: Cícero Portela
Mais sobre: