Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Curta piauiense é premiado em festival internacional de cinema

Produção conta a história do atleta e artista plástico Elon Constantino.

07/07/2015 16:28

O curta-metragem piauiense ‘Oito Zero Oito’ ganhou sua primeira premiação em um festival internacional. A produção, que conta a história do atleta e artista plástico Elon Constantino, foi reconhecida pelo Indie Gathering International Film Festival.  Com isso, a obra, a única representante brasileira, será exibida em Hudson, Ohio, nos Estados Unidos, em uma programação que abrange outros premiados do mundo todo.

De acordo com roteirista Mônica Mello, que dividiu a pesquisa, o roteiro e a produção com José Quaresma, o filme foi gravado em 2014 para um festival lançado pela Johnnie Walker. A ideia era retratar na produção a trajetória de Elon Constantino, que largou tudo para perseguir o sonho de ser jogador de futebol, mas foi surpreendido pelo destino que lhe direcionou para outros caminhos. Inicialmente, esta primeira versão do curta possuía três minutos. 

“O filme na época foi feito para um festival especifico. Eu e Quaresma tivemos a ideia e então sugeri o nome do Elon. O curta não foi selecionado. Então desenvolvemos um trabalho de pesquisa e fizemos uma nova versão, dessa vez estendida com cinco minutos e mais produzida. Depois começamos a procurar outros festivais para inscrever”, conta Mônica. 

As inscrições em festivais renderam bons frutos. O curta foi reconhecido no Brasil e agora, com a premiação, ganha pela primeira vez destaque fora do país. Nacionalmente, “Oito Zero Oito” já havia sido selecionado para a quarta edição do Festival Nacional de Cinema de Macaé, o Macaé Cine, no Rio de Janeiro; além da quarta edição do CineCreed, na Mostra Nordeste.

Internacionalmente, inscrito no Indie Gathering International Film, festival de produções independentes, o curta foi escolhido em primeiro lugar na categoria micro-documentário, ultrapassando outras duas produções americanas. A premiação, junto com a exibição, acontece no dia 30 de Agosto. Alexandre Mello, um dos diretores do filme é quem vai viajar para os EUA para receber o troféu. 

Mônica revela que já há planos para que a produção se transforme em um longa-metragem. Para ela, a premiação é um reconhecimento que vai abrir portas. “Ganhar esse prêmio, para nós, foi surpreendente. No Brasil já havíamos sido selecionados, mas ter seu primeiro prêmio de fato vindo dos Estados Unidos é incrível. Eles são o berço da indústria do cinema, isso é grandioso. Agora as portas se abrem no Brasil e também fora do país”, pontua. 

O artista plástico Elon Constantino, que protagoniza a produção, também comemora a premiação. “Eu fico feliz de ter participado. Quando fui convidado nem acreditei. Depois que vi o resultado a ficha não caia, estranhava um pouco. Agora fico feliz pelo prêmio e também pela possibilidade de inspirar também um longa-metragem”, diz.

A versão completa do curta ainda concorre em festivais por todo o mundo e deve ser publicada, ainda em 2015, nos canais oficiais da Framme, produtora do filme, na internet. “Oito Zero Oito” conta com a direção de Alexandre Mello e Eduardo Crispim, direção de fotografia de Alexandre Rufino e roteiro de Mônica Mello, Alexandre Mello e José Quaresma.

Fonte: Jornal O DIA
Por: Yuri Ribeiro
Mais sobre: