Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Cidade Junina inova com grandes shows e gastronomia gourmet

Nesta sexta-feira a Cidade Junina continua com apresentações culturais das bandas Forró Babado, Tory Huang, Pura Raiação, Banda Uepa, Pegada pra moer, Anderson G e Forró A Seis.

17/06/2016 15:18

A Cidade Junina segue com recorde de público. São mais de 30 mil visitantes por noite no evento que une mais de 100 atrações consagradas entre bandas, apresentações de quadrilhas juninas e shows de humor; feira de produtos e serviços com mais de 80 expositores; praça de alimentação com dezenas de barracas com comidas típicas e culinária gourmet e muita diversão para toda a família.

Nessa quinta-feira apresentaram-se no palco principal as bandas Welson e Rodrigo, Lucas Terto, Reisinho Maclaine, Rosa Xote, Lilly Araújo, Dona Fulô, Dandinha, Marcelo Dell, Forró Minamora e Waldo & Felipe.

Uma das atrações mais aguardadas da noite, a cantora Dandinha, disse que está impressionada com a organização da Cidade Junina nesse novo espaço. “O que eu mais amei foi a limpeza e organização do novo local. Além disso, o estacionamento fácil e a segurança nesta edição da Cidade Junina estão de parabéns", destaca a cantora que se apresentou pela segunda vez no evento. 

Outra atração bastante prestigiada na noite foi a cantora Lilly Araújo. Ela disse que perdeu as contas de quantas vezes já subiu ao palco da Cidade Junina. "O público adora novidades e nesse ano a Cidade Junina está surpreendente, confortável e segura", comenta a cantora que preparou um repertório com os sucessos do momento e suas músicas autorais para animar o público.

Na arena junina a apresentação cultural do Boi de Orquestra Mimo de São Jorge  animou a arquibancada na abertura da segunda noite do I Arraia da Capital. Em seguida foram realizadas as belas apresentações das quadrilhas Sonho Junino, B. do Agreste, Coração Nordestino, Caicano, Meu Xodó, Nova Geração, Irmãos Coragem, Guela de Cobra, Lua de Prata. A premiação das quadrilhas vencedoras ocorre no encerramento da Cidade Junina, no sábado (18) e conta com 30 mil reais em premiações para o 22° Festival de Quadrilhas Juninas e I Arraial na Capital. 

Na programação das férias que incluiu roteiros como Fortaleza, Jericoacoara, Delta do Parnaíba e São Luis, Teresina foi unanimidade após pesquisa na internet sobre festival junino para estes dois casais de amigos que vieram de Porto Alegre (RS) especialmente para curtir as férias e conhecer a Cidade Junina. 

"Estamos felizes em Teresina, fizemos uma pesquisa para descobrir quando aconteceria a Cidade Junina para podermos adequar ao nosso roteiro. Quando descobrimos que viríamos para o Nordeste, fizemos questão de conhecer a cidade que realiza esse evento onde várias quadrilhas dançam de uma forma tão amorosa", enfatiza Nelson Rodrigues Sobrinho que veio com a esposa Rosane Rosa Rodrigues e o casal de amigos Teresinha Santos Rosa e Amilton Guimarães Rosa. 

Inovação na praça de alimentação

A Cidade Junina é conhecida pela sua ampla praça de alimentação com dezenas de opções de barracas com comidas típicas e regionais. Nessa edição o evento trouxe uma grande novidade no espaço gastronômico ao incluir uma nova modalidade para atrair o público, a culinária gourmet e os food trucks.Essa nova febre conquistou o coração dos teresinenses e chegou ao maior São João do Piauí com uma gastronomia diferenciada, que une o melhor da culinária típica do Nordeste com a modernidade e exclusividade da comida gourmet.

Paulo Medeiros é gerente de um food truck de hambúrguer artesanal e conta que é a primeira vez que a empresa participa da Cidade Junina. “O food truck existe há 6 meses em Teresina. Após uma pesquisa em São Paulo e estudos de como funciona o mercado, resolvemos trazer essa culinária diferente para Teresina. Vários clientes já passaram pelo nosso food truck e elogiaram a parceria com esse grande evento”, comenta.

São dezenas de barracas espalhadas pela grande área externa do Shopping Rio Poty, local onde acontece a Cidade Junina. O público pode escolher entre várias opções, desde pratos típicos e regionais a comidas diferenciadas, como pipocas gourmet, cupcakes, hambúrguer artesanal, pizza dobrada, entre outras opções. 

Feira de produtos e serviços

Um dos espaços mais visitados da Cidade Junina é a feira de produtos e serviços, que neste ano possui mais de 80 expositores. O evento dá visibilidade aos pequenos empreendimentos através da comercialização de seus produtos e serviços, estimulando o surgimento de novos empreendimentos com geração de renda.

Jairo Mazuad, gerente da CN Motos, explica que a empresa participa pela primeira vez da Cidade Junina com um stand expondo seus principais produtos. “A Cidade Junina é um evento consagrado no Estado e aproveitamos essa parceria para divulgar a nossa marca. Apostamos nesse novo local, que é mais organizado, limpo e com ótima infraestrutura, além das atrações do evento, como praça de alimentação, shows e quadrilhas”, finaliza.

A empresária Van Fernandes é uma das parceiras da Cidade Junina através do Grupo Carvalho. Ela comenta que esse é o 2° ano da marca como patrocinadora do evento e garante que o novo local foi uma ótima escolha. “A comodidade do estacionamento privado e a segurança são os pontos de destaque nessa edição da Cidade Junina. As pessoas podem aproveitar um ótimo passeio em família visitando a feira de produtos e serviços e todas as atrações que estão organizadas nesse novo espaço”, comenta.

O prefeito de Teresina Firmino Filho comenta que Teresina é consagrada como uma cidade de eventos e que a Cidade Junina reforça isso, pois é um evento que acontece todos os anos e que a cidade já espera. A Prefeitura de Teresina, por intermédio da Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest), também participa da Cidade Junina com stands de arte e artesanato.  “A Cidade Junina mostra o potencial da cidade para o setor, pois além de ser um espaço para o entretenimento, gera renda nessa época do ano, inclusive para os nossos artesãos”, destaca Firmino Filho.

Atrações de hoje

Nesta sexta-feira a Cidade Junina continua com apresentações culturais das bandas Forró Babado, Tory Huang, Pura Raiação, Banda Uepa, Pegada pra moer, Anderson G e Forró A Seis.

No último dia do I Arraial na Capital apresentam-se as quadrilhas Pisada Matuta, Balança mas não cai, São João Dourado, Balança Cocal, Trapos e Farrapos, Sanfona de Ouro, Mistura Gostosa, Rei do Cangaço e Lumiar.

Casamento comunitário

O evento também será realizado o tradicional casamento comunitário da Cidade Junina. Um dos momentos mais aguardados do evento promete ser uma grande festa com a oficialização da união de mais de 200 casais.

A cerimônia conta com todos os requisitos formais de uma cerimônia judicial de casamento. Os noivos terão uma verdadeira festa no local, com direito a buquê para as noivas, cortejo, bolo e decoração especial. O casamento comunitário acontece na arena junina, a partir das 18 horas.

Fonte: Ascom
Mais sobre: