Cobertura Carnaval Teresina 2024

Cobertura Carnaval Teresina 2024

TEMPO REAL

19:53h

O fundador do bloco Vaca Atolada resume a festa: “Esse percurso é tudo pra mim, quando você olha a Avenida completa, aquele mar de gente seguindo o trio é a coisa mais bonita do mundo. E sempre é a vaca que vai guiando. É uma festa maravilhosa”, diz Daniel Borges.


Foto: Assis Fernandes/O Dia


19:50h

A escultura da vaca, mascote do bloco, tem cerca de 4 metros de altura e um carro só para ela. “Ela merece. Nosso abre alas é único”, diziam os foliões, que aproveitavam para fazer fotos junto da vaca.


Foto: Assis Fernandes/O Dia


19:49h

A diversão também pode gerar lucro. É o que afirma Maria Clara de Sousa, que montou, com a família, uma barraca na concentração do Vaca Atolada. Acompanhada das filhas Rayara, de um ano, e Rayana, de 6 anos, ela curtia a folia.


Foto: Assis Fernandes/O Dia


19:48h

Participando pela primeira vez do bloco Vaca Atolada, as amigas Tatiana Arraes e Lara Tarjude não escondem a animação. “Nós gostamos dessa alegria e desse clima de diversão, então não tinha como vir. É nossa primeira vez aqui e estamos adorando”.


Foto: Assis Fernandes/O Dia


19:46h

Os amigos Naldo Oliveira, Edivaldo e Valdênia de Sousa caíram na folia ao som do axé na concentração do bloco. O palco montado recebe várias atrações musicais ao final do desfile.


Foto: Assis Fernandes/O Dia


19:40h

O Vaca Atolada começou, em 1993, com um pequeno trio elétrico de madeira. Um grupo de amigos resolveu se juntar e sair atrás deste trio vestidos de mulher. Essa tradição ganhou força ao longo dos anos e neste Carnaval os organizadores esperavam cerca de 10 mil pessoas na rua.


Foto: Assis Fernandes/O Dia


19:39h

O bloco Vaca Atolada recebe esse nome em alusão a um prato típico da região Centro-Oeste do Brasil, de onde veio um dos fundadores do bloco, Daniel Borges. “Lá tem um prato que se chama vaca atolada e coloquei esse nome como carro chefe. Então minha irmã apareceu com uma fantasia de vaca e eu saí vestido com ela”, explica.


19:38h

Famílias e amigos se juntavam e criatividade não faltou no bloco Vaca Atolada. As fantasias dos foliões iam de homens vestidos de mulher a crianças vestidas de Fred Flinstone.


Foto: Assis Fernandes/O Dia


19:37h

Além dos três trios, a bateria da Escola de Samba Sambão também animava os foliões na avenida. Em um caminhão, os percussionistas davam o tom da folia enquanto exibiam o estandarte rosa e prata da agremiação.


Foto: Assis Fernandes/O Dia


19:35h

Seguindo três trios elétricos, os foliões entoavam o samba enredo da Vaca Atolada deste ano: “Nesse Carnaval eu vou de Vaca Atolada. Venha com a gente que a alegria é geral. A Vaca arrasta multidão. É mais alegria e mais emoção”.


Foto: Assis Fernandes/O Dia


19:26h

A concentração do bloco começou as 14 horas, em frente ao Iate Clube de Teresina. Por volta das 15 horas os foliões iniciaram o percurso que seguiu pela Alameda Parnaíba, Avenida Santos Dumont e Rua Gabriel Ferreira, retornando à Alameda Parnaíba.


Foto: Assis Fernandes/O Dia


19:20h

A folia nesta segunda-feira de Carnaval em Teresina ficou por conta do Bloco Vaca Atolada, que há 24 anos arrasta uma multidão pelas ruas da zona Norte. Este ano não poderia ser diferente. Foliões de juntaram para seguir o trio elétrico ao som do refrão “A Vaca arrasta multidão, é mais alegria e mais emoção”. 


Foto: Assis Fernandes/O Dia


TEMPO REAL

20:05h

O Só Fuxico já tem 14 anos de tradição no Renascença e região do Dirceu e todo ano, o bloco homenageia figuras figuras importantes e destacadas da comunidade. Neste Carnaval, o Só Fuxico está fazendo uma homenagem aos casais que se conheceram nos desfiles ao longo dos anos e que hoje já levam seus filhos para participar da folia.


19:57h

Além do Barão de Itararé, quem também desfila pelas ruas do Dirceu neste domingo (26) é o bloco Só Fuxico, no Renascença. O Só Fuxico foi criado em 2003, para garantir mais uma opção da festa de carnaval pra uma parcela da população do Dirceu que o Barão de Itararé, por si spo, não conseguia atender, é o que diz o coordenador do bloco, Marceoni Rodrigues.


Foto: Moura Alves/O Dia


19:47h

A foliã Mayara Silva levou o filho para a avenida para conferir o desfile do Barão de Itararé este ano. "É a primeira vez que eu participo e a primeira vez dele também e nós esperamos que seja aquela animação toda que vimos durante a divulgação", diz.


Foto: Moura Alves/O Dia


19:30h

A música que anima os foliões este ano no Barão de Itararé fica por conta da banda Vando dos Trombones, que toca em conjunto com a banda do bloco. A banda do Barão é composta, atualmente, 30 pessoas, todos jovens da comunidade.


Foto: Moura Alves/O Dia


19:28h

A organização do Barão de Itararé espera, este ano, conseguir desenvolver o projeto da escolinha de música do bloco no Dirceu. A escolinha deve funcionar na sede da Associação de Moradores, oferecendo aulas de percussão, bateria e ritmo para as crianças do bairro.



19:27h

"Esse ano a gente faz uma crítica política. Nosso tema hoje é 'Fora Temer', o que tem causado algumas polêmicas. Mas vamos estampar na camisa de fato o 'Fora Temer', é uma crítica ao governo que está aí e que nós não aceitamos. E o bloco tem sempre essa característica de de crítica política", é o que diz Rodrigo Maxwell, organizador do bloco Barão de Itararé.


Foto: Moura Alves/O Dia


19:26h

"Esse ano a gente faz uma crítica política. Nosso tema hoje é 'Fora Temer', o que tem causado algumas polêmicas. Mas vamos estampar na camisa de fato o 'Fora Temer', é uma crítica ao governo que está aí e que nós não aceitamos. E o bloco tem sempre essa característica de de crítica política", é o que diz Rodrigo Maxwell, organizador do bloco Barão de Itararé.



19:19h

A organização do Barão de Itararé espera que cerca de 5 mil pessoas se juntem ao bloco na avenida este ano. A ruas do Dirceu já estavam repletas de foliões, que se dirigiam animados para Avenida Principal, onde o trio e banda passam.


19:16h

O percurso do Barão de Itararé começou em frente ao Banco Brasil, na Avenida Principal do Dirceu, e vai até a Praça Cultural do bairro. O encerramento será feito com a apresentação de duas bandas. A saída do bloco aconteceu as 18:30 e a folia não tem hora para terminar


Foto: Moura Alves/O Dia


19:11h

O Bloco Barão de Itararé foi fundado em 1989, quando a Prefeitura decidiu tirar das ruas o Carnaval das escolas de samba. A partir daí, a comunidade do Dirceu e a Associação de Moradores se juntaram para fazer o carnaval do bairro. Hoje, o Barão de Itararé faz 28 anos e leva para as ruas uma bateria e samba enredo próprios.


Foto: Moura Alves/O Dia


19:02h

A folia neste domingo em Teresina fica por conta do Bloco Barão de Itararé, que há 28 anos vem arrastando foliões pelas ruas do Grande Dirceu. O desfile deste ano traz, assim como em anos anteriores, um tom político e neste Carnaval, faz uma crítica ao governo do presidente Michel Temer.


Foto: Moura Alves/O Dia


07:58h

Veja a galeria do primeiro dia de carnaval em Teresina, com os blocos Capote da Madrugada e Sanatório Geral.



TEMPO REAL

17:01h

Uma forte chuva com vento, de aproximadamente 15 minutos, fez os foliões se abrigarem. Alguns foram embora antes de começar a festa.


16:44h

Os organizadores do Capote da Madrugada esperam reunir 80 mil foliões. Este ano, o bloco faz uma homenagem ao presidente Mário Aragão, que morreu recentemente. "O que ele mais queria era ver o povo feliz. Com certeza está conosco em espírito", disse Josafá Coelho.


16:31h

Lampião e Maria Bonita já chegaram ao Capote da Madrugada.



16:06h

Já teve início a concentração em um dos mais tradicionais blocos de carnaval de Teresina: o Capote da Madrugada. Acompanhe a cobertura.


14:19h

A cada hora, cerca de mil veículos passaram pela BR-343 em direção ao litoral na tarde de ontem (24), de acordo com a Polícia Rodoviária Federal.

Nas primeiras 24h não houve acidente, mas a PRF flagrou 348 veículos com excesso de velocidade. Seis pessoas que estavam dirigindo bêbadas foram multadas.



TEMPO REAL

13:51h

O Garrinha, colunista de esporte do Jornal O DIA, vai se fantasiar de Palestino nesse carnaval. Ele fez até uma marchinha em homenagem ao jovem, que foi preso pela Delegacia de Prevenção e Repressão aos Entorpecentes.


Confira a letra:

Ai seu Firmino

Eu sou o Palestino

Sou pichador

Não tenho medo

Não abro nem pro Menandro Pedro


Ai seu Firmino

Eu sou o palestino

Da Palestina ao Nepal,

Vim pra Teresina

Brincar o carnaval


13:28h

Veja os dias do principais bloco de rua em Teresina:

Sábado

Capote da Madrugada - Dom Severino; 16h

Sanatório Geral - Praça da Liberdade; 17h

Domingo

Bloco. do Pernambuco - Bar do Pernambuco; 16h

Barão de Itararé – Av. Principal do Dirceu; 18h

Segunda

Vaca Atolada – Em frente ao Iate Clube; 14h

Filhos de Baco – Praça Pedro II; 18h

Terça

Bloco do Paçoca – Praça do Sarmento, Saci; 15h


13:25h

Hoje é sexta-feira e o ritmo já é de carnaval. Em Teresina, os blocos de rua é que ficarão por conta da folia. 


09:07h

Acompanhe por aqui a cobertura do Carnaval 2017