Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Uma poderosa arma

Uma poderosa arma

23/10/2017 10:09

Uma poderosa arma

Diante de tantos desvios de verbas, de tanta roubalheira, a cada noticiário a população se vê ludibriada, traída, impotente, decepcionada com aqueles a quem confiou sua esperança de dias melhores. É verdade que, em razão da quantidade de políticos envolvidos em escândalos, o eleitor termina por não mais acreditar que um candidato possa estar pleiteando um cargo com motivos bem mais nobres que o de se locupletar com o dinheiro público. Esse tipo de comportamento se multiplica a cada dia: é comum ouvir comentários sobre esse arrefecimento de ânimos que resulta em apatia aos acontecimentos, em prejuízo à democracia.

O voto é a arma mais poderosa contra os corruptos que ocupam cargos eletivos. Não à apatia: é preciso que o eleitor esteja atento, mesmo sentido náuseas ao tomar conhecimentos dos desmandos da corja que se vê acima da lei. É claro que o desânimo do eleitor também se dá pela falta de punição adequada aos que se afundam no lamaçal infindável da corrupção, mas assim mesmo é necessário ter a certeza de que é nas urnas que o eleitor se torna senhor da situação e pode, e deve, dar o troco certo.

Vereadores e controladores de Câmaras Municipais participaram, no dia 21, de encontro realizado pela União das Câmaras Municipais (AVEP), no Rio Grande do Sul. O presidente da AVEP, Ronnivom de Sousa, diz que a grande participação demonstra a preocupação dos gestores legislativos com as exigências dos órgãos de controle na prestação de contas. Sexta-feira (27) haverá novo encontro em Simplício Mendes, ao sul do Estado. 

Zona de Exportação

Na pauta das votações plenárias desta terça-feira (24), da Câmara dos Deputados, consta o PL 5957/2013 – que modifica a lei reguladora das Zonas de Processamento de Exportações (ZPE). O o projeto foi colocado na pauta pelo presidente da Casa, Rodrigo Maia. Essa pauta é de grande interesse do Piauí e das regiões que desejosas de um desenvolvimento diferenciado. O projeto em questão dá ampliação ao leque de empresas que podem se instalar em uma ZPE.

O Tempo e o vento

Com a aproximação do ano eleitoral, os políticos já deram início ao envio de cartinhas desejando felicitações aos aniversariantes, embora não tenham realizado em anos anteriores. Mas desde que seja ano eleitoral ou esteja perto dele, eles se apressam em tentar trabalhar uma simpatia que não ultrapassa à assinatura numa folha de papel.

Segurança

Tem início nesta segunda-feira (23), na Uespi, o primeiro projeto através do “Workshop especial para policiais e guardas municipais: mulheres em situação de violência e o papel dos profissionais de segurança pública”, no horário de 9h às 18h. O evento, que termina na terça-feira (24), é promovido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), com apoio da Embaixada Britânica. A coordenação é da professora Fiona Macaulay (Universidade de Bradford/ Reino Unido), da  Juliana Martins (USP) e da secretária executiva do FBSP, Samira Bueno.

Lançamento

“O Sobrenatural na Advocacia”, livro de autoria de Alexandre de Almeida Ramos, lançado recentemente, apresenta fatos históricos e curiosidades necessárias para a imersão no tema central, quando analisa o Código de Direito Canônico da Igreja Católica Latina (Codex iuris canonici), de 1983, o Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil (Resolução nº 02/2015) e a Constituição do Brasil, de 1988. Também são analisados Tratado Internacional firmado entre o Brasil e a Santa Sé, relativo ao Estatuto Jurídico da Igreja Católica no Brasil.

Fonte: ODIA
Mais sobre: