Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Os últimos movimentos de Janot na PGR

Coluna Roda Viva, publicada nesta sexta-feira (15)

15/09/2017 13:26

Os últimos movimentos de Janot na PGR 
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, faz seus últimos movimentos no cargo. Anular os efeitos da delação premiada acordada com executivos da JBS e apresentar nova denúncia contra Michel Temer (PMDB) resumem seus intensos últimos dias na PGR. No entanto, essa altura do jogo, o mais importante é aguardar sobre o comportamento de sua sucessora, Rachel Dodge. Segunda colocada na lista tríplice, ela chegará ao cargo de procuradora geral na próxima segunda-feira (18) através da decisão do próprio Michel Temer (PMDB). Após deixar o comando da PGR, Rodrigo Janot pode se preparar para as acusações que vai enfrentar. Desafiar a poderosa elite política do país deve fazer ele enfrentar boa alguns processos e sem a aura do cargo que ocupa atualmente. Os deslizes que ele cometeu, certamente contribuem para a formulação de denúncias contra ele. 

Muitos vereadores de Teresina, na grande vontade de ocupar cargos eletivos estaduais, tem batido forte no governador Wellington Dias (PT). Teresa Britto (PV), Major Paulo Roberto (SDD) e R. Silva (PP) estão na linha de frente das críticas. Por outro lado, o governador também tem sua base aliada na Câmara e articula liberação de recursos para os vereadores que o apoiam. No registo, Deolindo Moura (PT), Joaquim do Arroz (PRP) e Gustavo Gaioso (PTC), que são da tropa de choque do governador no parlamento municipal. 

Trocadilho 
Com a inauguração da Penitenciária de Campo Maior, um fato inusitado foi registrado. O presídio que leva o nome de Nelson Mandela tem como diretor Thanack Hitler. Os nomes do diretor e do presídio geraram trocadilhos e uma grande repercussão na internet. Também houve críticas pela escolha do nome de Nelson Mandela para a penitenciária. 
Luz para Todos de volta 
O Ministro de Estado de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho (PSB), anunciou na manhã desta quinta-feira (14) a liberação de recursos para o Programa Luz para Todos no Estado do Piauí. Ao deputado Heráclito Fortes (PSB), o ministro afirmou que o programa será retomado no Estado, com a liberação da primeira parcela de R$ 29 milhões, de um saldo de R$ 100 milhões que falta ser contratado. 
Regulação 
A vereadora Cida Santiago (PHS) apresentou ontem (14) na Câmara Municipal de Teresina, o projeto do Marco Regulatório das comunidades terapêuticas. Tem crescido na capital o número de entidades que tratam o enfrentamento às drogas e a vereadora quer que elas cumpram normativas para que atuem dentro da lei, seguindo procedimentos bem definidos na legislação. 
Inscrição 
A Universidade Estadual do Piauí informa que as inscrições para as especializações encerram dia 18 de setembro, às 13h. São 1200 vagas para 29 cursos de especialização em diversas áreas. As inscrições podem ser feitas através do site do Nucepe. As especializações são para 7 áreas da saúde, 3 para ciências humanas e letras e 6 na área de ciências aplicadas. Para efetuar a inscrição, o candidato deve efetuar o cadastro, preencher o requerimento de inscrição e enviá-lo via site do Nucepe. 

Autoridades eleitorais do Mercado Comum do Sul (Mercosul) se reúnem, em Foz do Iguaçu (PR), nesta sexta-feira (15), para discutir o tema “Avanços e desafios para a democracia e os sistemas eleitorais”. A advogada especialista em direito eleitoral e coordenadora- geral da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP), Geórgia Nunes, acompanhará o evento, promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE ). O encontro terá painéis que abordarão os seguintes assuntos: cooperação internacional para o fortalecimento da democracia e dos sistemas eleitorais; e a promoção da democracia e o papel da sociedade civil.
Mais sobre: