Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Mudanças que pedem urgência

Mudanças que pedem urgência

20/03/2017 09:52

Mudanças que pedem urgência

Para que o Brasil volte a crescer, alguns economistas enumeram medidas a serem tomadas com urgência, evitando, assim, um mal maior: em primeiro lugar é necessário reduzir a rigidez dos gastos do governo, no sentido de que as receitas sejam poupadas para financiar despesas em situações de queda do crescimento econômico. 

Outra medida listada diz respeito à Previdência Social, cujas despesas representam mais da metade dos gastos públicos: o regime de aposentadoria precisaria mesmo ser por idade mínima, não por tempo de contribuição.

A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) é outro fator que precisa de mudanças, por impedir que novas despesas sejam criadas sem fontes de financiamento adequadas. A transparência é item em destaque: é preciso submeter políticas públicas a avaliação de resultados; há também necessidade de  fortalecer a governança de estatais e agências reguladoras.


"CAIXA-PRETA"

Aumenta cada vez mais o número de prefeitos insatisfeitos com a APPM - Associação Piauiense de Municípios.

Entre as reclamações mais recorrentes está o alto valor da taxa de contribuição mensal cobrado pela entidade, para manter o verdadeiro "cabide de emprego" em que se transformou.


Serra da Capivara

No período de 5 a 14 de abril, a vice-governadora Margarete Coelho estará na Alemanha divulgando a riqueza e importância da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato. Espera-se que Margarete tenha êxito em sua viagem, no sentido de que esse parque nacional venha a ser valorizado como merece. Tudo o que se fizer por esse monumento é pouco, se não ocorrer uma mudança de mentalidade dos próprios piauienses sobre o local, estejam no governo ou não.

Posse

Nesta segunda-feira (20) os titulares das novas coordenadorias criadas pelo Governo do Estado. São eles: Ribamar Bastos, Programa de Gestão de Recursos Hídricos; Marcus Vinícius, Programa de Modernização e Qualificação de Empreendedorismos Públicos; Avelar Ferreira, Programa de Tecnologia e Inovação; Mário Angelo, Programa de Educação por Meio de Mediação Tecnológica.

Posse 2

Ainda toma posse nesta segunda: Caio Bucar, Programa de Apoio à Psicultura; Luís Gonzaga Paes Landim, Programa de Agronegócio e dos Cerrados; Leonardo Cabral, Programa de Combate à Pobreza Rural, e o ex-deputado federal Marllos Sampaio que será empossado na coordenadoria de Programa Mais Vida com Cidadania Para o Idoso.

Musical

Tem início nesta segunda-feira as apresentações das atrações musicais do projeto Artes de Março, na Praça de Eventos II do Teresina Shopping: na noite de hoje o público vai conferir o som do Ensaio Vocal, às 19h30. No dia 21, quem faz o show é o cantor e compositor Renato Teixeira. O programa musical vai resgatar nomes que fizeram sucesso em anos anteriores. O Teresina Shopping está festejando seu 20º aniversário.

Previdência

Mesmo com tanta insatisfação no País, por conta das alterações no sistema previdenciário, o presidente da República, Michel Temer, afirma que tudo não passa de manobra política da oposição. Entre as medidas propostas pelo projeto de reforma está a criação de idade mínima de aposentadoria de 65 anos, para homens e mulheres, e a exigência de que os trabalhadores contribuam por 49 anos para que possam ter direito ao benefício integral pelo INSS.

Cortes

O presidente da Câmara Municipal de Teresina, Jeová Alencar (PSDB), afirma que o projeto de lei enviado pela Prefeitura de Teresina, que extingue quase 800 cargos comissionados da gestão municipal, visando a uma adequação ao período de crise e economizar ao ano R$ 6 milhões, facilmente será aprovado, até mesmo porque a contenção de gastos se tornou uma obrigação do poder público - em todas as esferas -, em decorrência da crise que se abateu sobre o País.

Fonte: ODIA
Mais sobre: