Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Movimentação intensa dificulta país alcançar estabilidade política

Coluna Roda Vida publicada nesta terça (12/09)

12/09/2017 11:18

Movimentação intensa dificulta país alcançar estabilidade política 
A intensa movimentação da última semana em torno de denúncias contra empresários e grandes agentes políticos do país, mostra que a estabilidade política do Brasil ainda está longe de ser alcançada. As denúncias contra Michel Temer (PMDB) voltam a esquentar agora, com a Polícia Federal identificando indícios de crimes supostamente cometidos por ele. Já o nome de Lula conseguiu nos últimas dias ser inserido ainda mais nos escândalos de corrupção. Até o empresário Joesley Batista, que há alguns meses acreditava-se que derrubaria o presidente, viu o jogo virar e atualmente é ele quem está atrás das grades. Sobrou até para Rodrigo Janot, o denunciador geral da República viu uma flecha cair em seu pé, ao ser traído por um assessor e enganado por Joesley. Definitivamente, é incerto prever o cenário político para os próximos meses, mas diante de tantas reviravoltas, é provável que estável ele não fique. 

Com o objetivo de evitar acidentes de trânsito, a Sociedade Piauiense de Neurocirurgia lançou, nessa segunda-feira (11), no auditório do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), a campanha Neuro em Ação. O projeto busca conscientizar a população e alertar sobre os riscos da utilização do celular enquanto se dirige. A Neuro em Ação conta com a participação de ligas acadêmicas de medicina, neurologia e neurocirurgia das universidades Federal e Estadual do Piauí e de faculdades particulares. O governador Wellington Dias (PT) participou do lançamento da campanha. 

Dias Toffolli no Piauí 

O ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffolli estará no Piauí em outubro e participará, como palestrante, do III Congresso de Direito Tributário. O Congresso acontecerá no auditório da OAB e é promovido pela Associação Piauiense de Direito Tributário. As inscrições já estão abertas para estudantes e profissionais. 

Escassez de água 

A falta de água na cidade de Pedro II é preocupante e tem gerado imagens da sofredora realidade pela qual os moradores do município passam. São baldes de água em filas, e seus donos aguardando a vez para conseguirem água suficiente para utilizarem no dia. Antes, a escassez de água era problema sério na região sul do Estado, mas agora, cidades inteiras da região norte tem convivido com o problema. 

Torre de babel 

Pelas falas ditas em entrevistas, Dr. Pessoa tem achado pequeno o espaço que o PSD lhe oferece nas eleições do ano que vem: candidato a deputado federal. Nas entrelinhas, ele deixa a entender que acredita ter plenas condições de concorrer a cargo majoritário em 2018, seja o de vice-governador, senador ou até mesmo o de chefe do Executivo estadual. Ele precisa entender que sem apoio de um leque de partidos, pode ocorrer o que aconteceu com ele ano passado na disputa pela Prefeitura de Teresina: tirar um boa votação, mas amargar a derrota.

Venda proibida 

A venda de refrigerantes nas escolas de educação básica públicas e privadas poderá ser proibida no Piauí. Isso porque o deputado estadual Luciano Nunes (PSDB) apresentou ontem (11), na Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI, Projeto de Lei que Dispõe sobre a proibição da venda de refrigerantes em escolas de educação básica. Segundo Luciano Nunes, autor do projeto, a proposta leva em consideração os riscos relacionados ao excesso de consumo de bebidas açucaradas e o aumento dos casos de sobrepeso e de obesidade na infância e adolescência. 


O deputado estadual Cícero Magalhães (PT) e o diretor geral do Emater, Marcos Vinicius, participaram neste fim de semana da inauguração da primeira horta comunitária da comunidade Lagoa, em Amarante. A ação faz parte de uma parceria entre Prefeitura, Emater e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, beneficiando famílias da localidade. Na ocasião, o parlamentar anunciou a destinação de uma emenda parlamentar para a ampliação da horta, que gera renda e garante melhoria na qualidade de vida dos moradores.

Mais sobre: