Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Jeová Alencar e Firmino Filho externam queda de braço pela disputa da Câmara

Jeová Alencar e Firmino Filho externam queda de braço pela disputa da Câmara

16/11/2017 09:45

Jeová Alencar e Firmino Filho externam queda de braço pela disputa da Câmara

O clima fechou na Câmara Municipal de Teresina. E nesta quinta-feira (16), que tinha tudo para ser comum, será possível identificar quem vence a queda de braço: se o atual presidente da Casa, Jeová Alencar ou o prefeito Firmino Filho.  De Barcelona, segundo informações de bastidores, desde quando foi surpreendido com a notícia da antecipação das eleições, Firmino disparou ligações e mensagens para informar que os vereadores que comparecerem a audiência, serão considerados seus opositores. Por outro lado, os parlamentares que não comparecem, devem amargar mais de um ano na oposição ao presidente da Câmara, Jeová Alencar. Ser oposicionista, leia-se, é ficar sem indicações para cargos comissionados, ser desprestigiado nas decisões importantes, não ter emendas liberadas para execução de obras, entre outras questões que minam o mandato de um vereador. Nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (16), a resposta chegará. E a vitória também, mas só para um dos lados.

O deputado Marden Menezes (PSDB) apresentou recurso contra a apreciação do Projeto de Lei nº 84/17 feita pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa. A matéria, que estabelece a presença do educador físico devidamente habilitado nas escolas piauienses, foi arquivada com o argumento de que seria inconstitucional.  Segundo o parlamentar, como autor do projeto, ele deveria ter sido avisado da votação do projeto na Comissão e também do voto em separado do deputado Aluísio Martins (PT), que foi contra o projeto.

Cepro divulga Pib hoje (16)

A Fundação Cepro divulga, nesta quinta-feira (16), às 9h, no auditório da Seplan, o Produto Interno Bruto (PIB) estadual 2015. O PIB é uma medida do valor dos bens e serviços produzidos na agropecuária, indústria e serviços. O documento mostra a avaliação da atividade econômica e o nível de riqueza do estado e também retrata o PIB per capita do Piauí.

Batalhão na zona sul

O Comando da Polícia Militar do Piauí (PM-PI) inaugurou, nessa quarta-feira (15), as instalações do 17º Batalhão Policial Militar. O Batalhão fica localizado no Conjunto Porto Alegre, zona sul de Teresina. A solenidade contou com a presença do governador Wellington Dias. O major da Polícia Militar, Iran Moura, atualmente lotado no Comando da Companhia de Policiamento Independente de Trânsito (Ciptran), assumiu o comando do batalhão. O 17º Batalhão foi criado a partir do projeto de lei enviado à Assembleia Legislativa em abril de 2016, pelo Comandante Geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Carlos Augusto.

Empreendedorismo

A terceira edição da Semana Global de Empreendedorismo (SGE) de Teresina inicia nesta quinta-feira (16) e segue até sábado (18) no Centro Universitário UNINOVAFAPI. O evento é uma realização da Rede Global de Empreendedorismo e Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec). Palestras e workshops voltados para o empreendedorismo serão oferecidos com o intuito de capacitar e inspirar os participantes a empreender. Nesta quinta-feira (16), a programação inicia a partir das 14h, com palestras sobre atendimento ao cliente com Yolanda Amorim; revolução do modelo de trabalho com escritórios, com Juliano de Almeida Dornelas; e marketing, com Stênio Guimarães.

Penitenciária de Campo Maior

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), inaugurou, no início dessa semana, a Penitenciária Regional José de Arimateia Barbosa Leite, no município de Campo Maior. O novo presídio amplia mais 160 vagas no sistema prisional e é a segunda unidade penal inaugurada pelo Estado em dois anos. Em 2015, a Casa de Detenção de Altos foi aberta, com 156 vagas. Durante a solenidade de inauguração, o governador Wellington Dias anunciou que o curso de formação dos novos agentes penitenciários do Estado terá início no dia 3 de janeiro do próximo ano.

Medida Provisória

O presidente da República, Michel Temer, editou na noite desta nesta terça-feira (14), a Medida Provisória 808/2017, que modifica pontos da reforma trabalhista que entrou em vigor no último dia 11.  De acordo com matéria publicada pelo Palácio do Planalto, a MP altera as regras relacionadas a gestantes, a trabalhadores autônomos, ao trabalho intermitente, à jornada de 12 horas com 36 horas de descanso e aos danos morais.

Vitória da categoria

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou projeto do deputado Subtenente Gonzaga (PDT-MG) que permite aos bombeiros militares do Distrito Federal exercerem outras atividades remuneradas fora do horário de serviço (PL 1647/15).

Autoridades estaduais e municipais, líderes comunitários, representantes de instituições ligadas ao esporte e vereadores participaram de audiência pública na manhã de terça-feira (14) para tratar sobre a situação dos estádios e campos de futebol localizados na zona urbana e rural de Teresina, bem como políticas de incentivos e parcerias para melhorar o esporte profissional e amador. Um dos propositores da audiência pública, o vereador R. Silva (PP) explica que o encontro buscou discutir a estrutura dos estádios e campos de futebol com gestores municipais e estaduais. 

Fonte: ODIA
Mais sobre: