Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Independência e harmonia

Independência e harmonia

13/06/2017 10:38

Independência e harmonia

O presidente Michel Temer (PMDB) divulgou ontem um vídeo onde defende a “Independência e harmonia” dos três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário - tal como preconiza a Constituição Federal de 88. O anúncio veio depois que uma suposta investigação da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) sobre a vida do ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF, veio à tona. O tom de Temer, no entanto, parece não ter sido suficiente para apaziguar os ânimos com o Judiciário, segundo avaliação do Planalto. Tempo ao tempo. 

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) realizou audiência pública nesta segunda-feira (12) para discutir a convocação e nomeação de concursados da Guarda Municipal, pela Prefeitura de Teresina. A administração municipal apresentará em 15 dias uma proposta de cronograma de nomeação de aproximadamente 90 concursados que aguardam convocação. Os concursados alegaram que a Prefeitura estaria contratando empresas terceirizadas para oferta de mão de obra para a área de segurança e vigilância patrimonial.


Lista fechada

O Ministério Público definiu ontem os três nomes que compõem a lista tríplice que será encaminha ao governador Wellington Dias. Os promotores de Justiça Cleandro Moura, Paulo Rubens e Hugo Cardoso estão na disputa para o cargo de Procurador-Geral de Justiça (biênio 2017-2019). Wellington terá dez dias para nomear o escolhido. Cleandro, que disputa a reeleição, foi o mais votado. Isso, no entanto, não significa que seja reconduzido ao cargo por Dias. Em 2015, quando foi nomeado, Cleandro foi o terceiro mais votado da lista, ficando atrás de Claudia Seabra e Elói Pereira de Sousa Júnior. 

Empréstimo 

O presidente da Caixa, Ricardo Occhi, recebe em audiência hoje, 13, parlamentares do PP piauiense para discutir a liberação de empréstimo de R$ 915 milhões para o governo Wellington dias. Participarão da reunião o senador Ciro Nogueira, e os deputados Mainha e Iracema Portella. O deputado Mainha assegurou ontem que o empréstimo está garantido.

Caos

É cada vez maior a confusão na avenida Marechal Castelo Branco, na zona Norte de Teresina. Agora, além dos engarrafamentos causados pelos sinais instalados na área próxima ao shopping, os moradores das redondezas precisam sofrer com a enorme quantidade de carros que estaciona por todos os lugares. 

Portas abertas

Apesar do feriado, tem muito comerciante de rua fazendo planos de abrir suas portas. O motivo é a crise, que tem feito donos de lojas amargarem prejuízos até em datas especiais como o Dia dos Namorados. A situação para os empresários de alguns segmentos não está nada fácil. 

Portas fechadas

Enquanto os comerciantes fazem planos de abrir as portas, os órgãos públicos devem fechar as suas na sexta-feira. Ontem (12), o prefeito Firmino Filho decretou ponto facultativo um dia após o feriado. O Poder Judiciário já havia anunciado que também não funcionará um dia após o feriado de Corpus Christi e suspendendo os prazos processuais. 

Jubileu de Prata

O Padre Antônio Carlos Nogueira, o Padre Carlito, completa 25 anos de ordenação hoje (13). A data será comemorada com celebração na Paróquia São João XXIII. Padre Carlito recebeu o sacramento da Ordem em Valença, no dia 13 de junho de 1995. Na época, ele já era diácono em Monsenhor Gil, onde continuou como padre e, ainda, coordenador do curso de Teologia da UFPI. Em 2001, Padre Carlito assumiu as Paróquias São João XXIII e São João Batista. E por falar na Paróquia João XXIII, Padre Carlito e a comunidade já estão nos preparativos para os tradicionais Festejos de São João Batista, que acontecem de 15 a 24 de julho, com celebrações de missas diárias, seguidas da parte social, com comidas típicas, leilões, espaço infantil e música ao vivo.

Fonte: ODIA
Mais sobre: