Roda Viva
  • bbrock
  • Jovens escritores 2017
  • assinatura jornal

Fiscalização

Fiscalização

17/02/2017 09:23h

Fiscalização

Desde quarta-feira (15/02), a Delegacia da Receita Federal em Teresina iniciou ações com o intuito de verificar a regularidade das compensações declaradas pelos entes municipais. O objetivo é enviar comunicações aos municípios do Piauí e Maranhão jurisdicionados à Delegacia para que justifiquem as compensações de contribuições previdenciárias realizadas até o final do ano passado. A verificação de regularidade é necessária para aferir se os valores compensados em Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP) estão corretos. Ao todo, os 226 municípios do Piauí e 8 do Maranhão estarão no foco destas ações, abrangendo mais de 780 estabelecimentos, entre Prefeituras, Câmaras e Secretarias vinculadas. 

Os indícios detectados nesta operação apontam que há um elevado valor em compensações informadas por estes municípios nos anos selecionados, da ordem de R$ 30 milhões, reduzindo, assim, o valor devido à previdência social, ou outras vezes zerando. É o pagamento correto das contribuições sociais que garante os benefícios concedidos a seus segurados, bem como promove a distribuição de renda. 


A Secretaria de Segurança Pública do Estado assinou, nessa quinta (16), ordem de serviço para construção das primeiras Unidades Integradas de Segurança Pública, nos municípios de Canto do Buriti, Domingos Mourão, Elesbão Veloso, Gilbués, Jatobá e Vila Nova do Piauí. O secretário de Justiça, Daniel Oliveira, e o deputado estadual Dr. Hélio Oliveira (PR) estão apoiando o projeto. O secretário de Justiça destaca a importância da instalação da unidade em Canto do Buriti, sua terra natal. “É uma região que precisa de investimento na área de segurança e essa obra será fundamental para garantir mais segurança à população”, pontua.

Audiência

O serviço de transporte oferecido às pessoas com deficiência e outras questões relacionadas à acessibilidade serão tema de audiência pública em Teresina. O vereador Deolindo Moura apresentou requerimento, na sessão da Câmara Municipal desta quinta-feira (16), solicitando convocação para debater os assuntos.

Tem que ser exemplo

Uma caminhoneta da Strans passou em alta velocidade, às 13h, horário de entrada de crianças na escola, na rua que dá acesso ao Colégio Lerote, na zona leste de Teresina. Se a Strans que deveria zelar pelo trânsito age com tamanha ignorância, imagina. Pais tiveram de apressar o passo e pegar as crianças no colo tamanho foi o susto com a aceleração do veículo. A velocidade não permitiu registrar a placa toda, só foi possível ver que começava com PI...

Tá faltando papel

Pais e casais que precisam registrar os nascimentos dos seus filhos ou o casório não estão tendo acesso ao esperado documento porque está faltando, pasme, papel no Cartório de Registro Civil. Tá na hora do Corregedor do TJ dar uma incerta por lá. Sem dúvida, falta de dinheiro para comprar o material não deve ser.

Pacientes impacientes

Segundo informação da Associação de Pacientes Renais do Piauí, o SUS de Teresina não está repassando às clínicas credenciadas os pagamentos referentes às sessões de hemodiálise. Resultado: as clínicas ameçam suspender o serviço e muitos pacientes renais - que precisam das máquinas para viver - estão assombrados com essa possibilidade. Que a FMS e a PMT se manifestem o quanto antes...

Reveladora

Em entrevista, o prefeito Firmino Filho quase lançou a pré-campanha de Silvio Mendes, presidente da FMS e quase pepista, ao Governo do Estado. Com essa declaração, Firmino reforça o entendimento sobre a possível estratégia do PP, que era pedir o "impossível" a Wellington Dias para justificar a não concretização da aliança e, portanto, justificar a candidatura de oposição. Entre muitas teorias, essa vem ganhando força.

Isso sim...

A vereadora Teresa Britto (PV) apresentou, nesta quinta-feira (16), dois projetos de lei relacionados à prática da pichação em Teresina. Um dispõe sobre a criação de disque denúncia contra pichadores e outro trata do controle na comercialização de tintas em embalagens do tipo aerossol/spray na capital. 

Os projetos foram lidos durante a sessão de hoje e agora seguem para apreciação das comissões técnicas da Câmara Municipal de Teresina para posterior votação em plenário pelos demais parlamentares.

Reflexo da crise

O ano de 2017 começou com nova redução no total de beneficiários de planos de saúde médico-hospitalar. Apenas em janeiro, 306,4 mil vínculos foram rompidos no país. No total, o mercado brasileiro de planos de saúde médico-hospitalares conta, agora, com 47,6 milhões de beneficiários, uma queda de 0,64% em relação a dezembro do ano passado, de acordo com a Nota de Acompanhamento de Beneficiários (NAB), produzida pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS).

Matinês

A Associação Atlética Banco do Brasil, AABB Teresina, estará de portas abertas para receber os foliões durante o Carnaval. No domingo (26) e na terça-feira (28) serão realizadas as tradicionais matinês do clube, com animação do Grupo Folia de Mamulengo e da Banda da Folia.

Fonte: ODIA

Deixe seu comentário