Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Equilíbrio acima de tudo

Equilíbrio acima de tudo

22/05/2017 09:32

Equilíbrio acima de tudo

Diante dos últimos fatos revelados na Operação Lava Jato, em delações premiadas, simpatizantes/partidários dos citados continuam a se engalfinhar através das redes sociais: cada um soltando fogos a cada passo do agravamento da denúncia contra quem não lhes têm a simpatia, como se ostentasse um troféu. O momento deve ser de união, de abraçar a justiça na defesa do País, não importando cor político-partidária.

O País atravessa uma crise moral jamais vista, portanto é preciso serenidade, equilíbrio, no sentido de que o povo esteja unido para abraçar o que for melhor para a restauração do desenvolvimento da Nação. É preciso que se desça do palanque, que se pare de empunhar bandeiras, seja qual a cor: a união de todos deve visar a paz, o crescimento econômico e o respeito às instituições democráticas.

Reunido com lideranças políticas do PTC e PCdoB, o presidente estadual do PTC, deputado estadual Evaldo Gomes deixou claro que objetiva é a formação de uma forte aliança entre as duas siglas para formação de um bloco para as eleições de 2018.  O plano central é ampliar essa união em nível nacional, abraçando os partidos pequenos e emergentes.

Saúde

Há 21 anos a Estratégia Saúde da Família, na atenção básica, tem minimizado alguns problemas que afligiam o sistema público de saúde em Teresina. De acordo com a PMT, o histórico de internações por condições sensíveis à atenção básica (ICSAB) aponta uma queda de 40,9% em 2008 para 22,05% em 2016. Os índices de mortalidade infantil entre menores de um ano de idade também caíram quase 50%: de 23,27 a cada mil nascidos vivos no ano 2000, em 2015 registrou 14,07.

Saúde 2

Segundo o diretor de Atenção Básica da Saúde, Francisco Pádua, os índices de doenças de notificação compulsória, como hanseníase e tuberculose, também tiveram queda: em 2000 foram notificados uma média de 600 casos novos de tuberculose, enquanto que em 2016 foram 298. Já a hanseníase caiu de 795 novos casos diagnosticados em 2005 para 329 casos em 2015.

Academia de letras

Mais três obras da Coleção Centenário – um valoroso resgate da literatura piauiense – foram lançadas no último sábado, na Academia Piauiense de Letras: Contos de Viagem, de Nelson Nery Costa; Mediquês - "O falar nordestino, na consulta médica", de Gisleno Feitosa; Histórias de Évora, de Elmar Carvalho. Em Contos de Viagem, o presidente da Academia, Nelson Nery costa, relata suas descobertas, histórias e roteiros desbravados em vários países por onde passou. 

Salipi

Lançado o 15º Salão do Livro do Piauí (Salipi), no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí. O evento contou com apresentação do cantor oeirense, Vavá Ribeiro. O Salão do Livro do Piauí acontecerá no período de 2 a 11 de junho, no Espaço Cultural Rosa dos Ventos na Ufpi, com programação diversificada: feira de livros, bate-papo literário, apresentações artísticas, musicais, espaço infantil e muito mais. O homenageado desta edição é o professor Odilon Nunes, considerado o pai da historiografia piauiense.

Delações

O PSD ainda não se definiu como será sua relação com PMDB, após as bombásticas revelações na delação do dono do frigorífico JBS, Joesley Batista, que cita a gravação de uma conversa com o presidente da República, Michel Temer. Na tal gravação, Temer teria dado aval para a compra do silêncio do ex-deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Pelo menos é o que pensa o presidente do PSD no Piauí, deputado federal Júlio César.

Fonte: ODIA
Mais sobre: