Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Educação é o caminho certo

Educação é o caminho certo

19/06/2017 09:15

Educação é o caminho certo

Há 50 anos, o antropólogo Darcy Ribeiro dizia que se os governos não construíssem escolas, dentro de pouco tempo, teriam de construir mais presídios. Acertou em cheio, o nobre intelectual. Na verdade, nem precisa ser um gênio para entender que a ausência de educação resulta na degradação do homem. Os desgovernos, por todos esses anos, fecharam os olhos para o problema crescente: deixaram passar a chance de fomentar a educação como prioridade em seus planos de desenvolvimento, preferindo as grandes obras de concreto, um desenvolvimento inóquo, ilusório, sem efeitos positivos que pudesse evitar o caos em que se transformou a vida no País, quando o assunto é segurança, respeito etc. O anúncio da construção de novos presídios no Piauí denota o crescimento dos que vivem na marginalidade, mergulhado no mundo do crime. De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Piauí tem, hoje, 4.114 pessoas privadas de liberdade nos presídios. Com capacidade de 2.230 vagas, o sistema prisional do Estado necessita de 1.884 vagas, no mínimo, para acabar com a superlotação em casas de detenção que não recupera ninguém. Impossível voltar ao passado, já diziam os poetas de outrora, mas pode-se tirar boas lições, aprender com o que ficou para trás e não cometer os mesmos erros. Portanto, a construção de escolas, a educação como prioridade, com absoluta certeza, deixará esse caos para estudos de um passado sombrio.

O deputado estadual Dr. Pessoa (PSD) deverá fazer parte do bloco oposicionista ao governador Wellington Dias, nas eleições de 2018. Pelo menos é o que pensam e querem os integrantes do PSB, sigla liderada, no Piauí, pelo ex-governador Wilson Martins. Há quem diga até que já existe partidos aguardando uma resolução do parlamentar que, justiça seja feita, tem uma popularidade bem acentuada em Teresina e no interior.

Caravanas

Tudo indica que o PSB e outros partidos oposicionistas querem atrair o prefeito de Teresina, Firmino Filho, para as caravanas que estão percorrendo o interior do Estado. Parnaíba será a sede do próximo encontro do PSB, a ser realizado no mês de julho, que terá a presença do ex-governador Xé Filho, atualmente sem partido, e do prefeito Mão Santa. A oposição avalia que o caminho natural do prefeito de Teresina é a oposição, na sucessão estadual de 2018, já que PT e o PSDB são forças antagônicas. 

Trânsito

O uso do telefone celular, enquanto dirige, é uma prática cotidiana dos motoristas de Teresina. Além de atrapalhar o tráfego é uma infração gravíssima. E o pior de tudo são aqueles motoristas que ficam digitando, passando mensagens pelo whatsapp em circulação pelas ruas e avenidas da capital, deixando quem vem atrás, com nervos à flor da pele, pela lentidão do veículo. 

Lixeira

Os proprietários de imóveis acham que são donos das calçadas em Teresina. E até alegam que podem utilizá-las da maneira como entendem. Além de estacionar o carro, ocupando o espaço, instalam lixeira de qualquer maneira, colocando em risco a vida do pedestre. Tudo por falta da aplicabilidade do Código de Postura do Município pelo órgão fiscalizador.

Lançamento

Nesta segunda-feria, 19, às 18h, o pesquisador piauiense Wilson Seraine da Silva lança "Cordéis Gonzaguianos" e "A Festa da Asa Branca: Uma História Com Pássaros Cantados Por Luíz Gonzaga. O autor é um grande pesquisador da vida do Rei do Baião e um amante da cultura nordestina. O evento é um encontro de várias colônias existentes em Brasília, entre elas a de piauienses. 

Eleição

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí – SINTE/PI, entidade que representa mais de 23 mil servidores associados, realizará eleições gerais nesta segunda-feira (19) para eleger a diretoria executiva e conselho fiscal dos próximos quatro anos, de 2017 a 2021. As eleições serão realizadas na capital e nos 27 Núcleos Regionais simultaneamente, no horário de 8h às 21h. A apuração do processo eleitoral acontece logo após o encerramento da votação.

Fonte: ODIA
Mais sobre: