Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Deveres são muitos, já os diretos...

Deveres são muitos, já os diretos...

15/05/2017 09:47

Deveres são muitos, já os diretos...

Infelizmente, os governantes, com raríssimas exceções, costumam desconhecer os direitos de seus governados, lembrando-lhes apenas os deveres – que são muitos. Todo cidadão tem o dever de pagar os impostos que lhes cabem: se são isentos do Imposto de Renda, não deixam de pagar tributos por tudo que consomem – embora, muitas vezes, sem estar cientes de que estão desembolsando, e muito, para adquirir uma caixa de fósforo ou outro produto qualquer. Além de ter que pagar caro, e muito caro, se quiser, e puder, proporcionar um estudo decente para os filhos. Entretanto, quando se trata de direitos a situação muda: não são poucos os itens extirpados nessa seara.

Há décadas era impossível imaginar que o ser humano iria passar fome e sede, em pleno século XXI; impossível era pensar que muito depois do homem ter chegado à lua, ainda haveria tanta desigualdade social, tanta ausência de humanidade por parte daqueles que poderiam fazer muito por aqueles que ainda continuam sem voz e sem vez, como tão bem falou o cardeal Dom Hélder Câmara, ao se referir aos pobres mais pobres. É preciso que as autoridades competentes atentem para esse terrível problema que gera consequências imprevisíveis.

Vaquejada

O deputado federal Maia Filho, o Mainha, do PP) em pronunciamento na Câmara tem defendido a proposta de Emenda à Constituição (PEC) 304/17, do Senado, aprovada em primeiro turno, que torna a vaquejada constitucional. Para o parlamentar, caso a vaquejada venha a ser extinta, o fato significaria uma cultura antiga, tradicional, que também é uma atividade econômica do sertão que emprega muita gente, além de levar alegria a multidões. O problema é que o boi é o mais penalizado nessa tradição, com maus tratos graves. 

Vaquejada 2

Mas, ainda segundo o parlamentar, ao invés de extinguir essa tradição, pode-se programar algumas mudanças que venham a transformar a vaquejada em apenas um divertimentos, sem as “torturas” causadas ao boi, de acordo com os que defendem o fim dessa prática nordestina. Outros mais radicais, favoráveis ao evento, estão olhando apenas para o lado econômico e para as perdas dos que ganham o vil metal nos embates nas arenas.

Direitos humanos

De hoje até o dia 20, acontece a 11ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos, no Teatro do Boi. A Mostra é realizada nas 26 capitais do país e no Distrito Federal, em centros culturais, instituições públicas e privadas, teatros e escolas.  O evento é uma realização do Ministério de Direitos Humanos, por meio da Secretaria Nacional da Cidadania, com produção nacional do Instituto Cultura em Movimento – ICEM. Em Teresina, a Mostra Cinema e Direitos Humanos conta com apoio do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Cultura – Secult. 

Direitos humanos 2

A abertura que ocorre às 19h, terá a apresentação da Orquestra Jovem do Projeto Música para Todos, do Grupo Gonzaga Para Todos, e apresentação de dois filmes: “Depois que te Vi”, de Vinicius Saramago, sobre os direitos da pessoa com deficiência; e “De que Lado me Olhas”, de Ana Carolina de Azevedo e Helena Sassi, sobre diversidade sexual e cidadania LGBT.

Autoestima

Ainda repercute nas redes sociais o discurso do presidente da República, Michel Temer, na semana que passou, quando exaltou o papel das Forças Armadas para a segurança pública e defendeu a pacificação do País, criticando o que ele chamou de  “animosidade” entre os brasileiros. Para Temer está havendo uma espécie de corrente raivosa, entre alguns setores da sociedade, enquanto poderiam todos se unir para se ter um País mais forte e preparado para as adversidades.

Saúde

O novo secretário estadual de saúde, Florentino Alves Veras Neto, afirmou dos 35 hospitais estaduais, seis serão repassados para a Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh). O órgão é presidido pelo deputado estadual Pablo Santos (PMDB). Ele afirmou que a maior preocupação neste momento é aumentar os investimentos na saúde. É necessário que, de fato, haja investimentos que venham a reverter a situação degradante de hospitais e postos de saúde, seja na capital ou no interior do Estado.

Fonte: ODIA
Mais sobre: