Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Desigualdade não caiu

Desigualdade não caiu

22/09/2017 09:29

Desigualdade não caiu 

A desigualdade social voltou a aumentar no país. Na verdade, estudos recentes demonstram que ela nunca diminuiu. O que houve entre 2007 a 2015 foi um avanço social em que os mais pobres aumentaram significativamente os ganhos, no entanto, os ricos aumentaram bem mais. A Wold Wealth and Income Database, responsável pela pesquisa, aponta que 10% dos mais ricos abocanharam 60% de toda riqueza produzida no país no período. Se a desigualdade aumentou em época de vacas gordas, em que todos melhoraram de vida, imagine o cenário de agora, com acentuada queda na renda dos mais pobres, com desemprego em alta e corte em programas sociais. Além disso, é desanimador ver que a agenda colocada em prática pelo atual governo federal só contribui para o aumento dessa desigualdade, à medida em que é firme para diminuir gastos com os mais pobres, enquanto mantem privilégios de quem os tem.

O prolongamento da Avenida Aviador Rossini Morada teve sua construção retomada e contemplará a comunidade do grande Vale do Gavião com melhorias e fluidez do tráfego na região Leste da cidade. Em fase de terraplanagem e trecho parcialmente executado, a Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU Leste) garante a conclusão total da via. 

Magoou

O ex-governador Zé Filho revelou que possui mágoas de Silvio Mendes (PP) e Firmino Filho (PSDB). As mágoas são tantas que ele prefere votar no PT, seu adversário declarado, que no tucano, caso Firmino seja candidato a governador ano que vem. Zé Filho avalia que foi traído pelos tucanos em 2014, já que segundo ele, os tucanos não o ajudaram na eleição.

Lenha na fogueira

Já que as mágoas de 2014 estão sendo reveladas. A coluna aproveita para lembrar que as de 2015 também já podem vir à tona. Afinal de contas: quais foram os quatro deputados que traíram Fábio Novo na eleição para presidente da Alepi? É certo que ainda hoje existem mágoas do episódio. Como na oposição atual só estão deputados que à época declararam votos a Themistocles, logicamente os traidores estão todos muito bem acomodados no governo. Inclusive ocupando secretarias.

Tratativas quase em vão

Não foi apenas os deputados tucanos Firmino Paulo, Marden Menezes e Luciano Nunes que se sentaram com a oposição para discutir eleições 2018. O prefeito Firmino Filho (PSDB) também se reuniu com o grupo. No entanto, o assédio da oposição a ele não deve influenciá-lo a empreender esforços para derrubar Wellington Dias (PT). Com a nova revelação de Zé Filho um petista deve pensar, se com Sílvio sendo candidato a vice o prefeito Firmino não ajudou, imagina com o candidato da oposição sendo Dr. Pessoa.

Diálogo necessário

É impressionante como nomes que pretendem concorrer a vaga de Senado na chapa governista ano que vem ainda não demonstraram publicamente que estão dialogando com outras siglas. Regina Sousa, por exemplo, só é defendida pelo PT e não tem se movimentado em busca de partidos aliados. Flávio Nogueira também não tem demonstrado buscar apoio de outras siglas. Júlio César, idem. Por enquanto, apenas Ciro Nogueira pousa ao lado de líderes de várias siglas.

Elogios necessários

Após meses de espera, a iluminação do estádio Lindolfo Monteiro foi testada na última quarta-feira (20) a noite, e foi perceptível uma significativa melhora em sua qualidade. A notícia é importante porque com a alta temperatura de Teresina, uma boa iluminação favorece a realização de partidas no turno da noite.

Legislação

A Assembleia Legislativa do Piauí recebeu ontem (21), três Projetos de Lei, incluindo um apresentado pelo deputado Robert Rios (PDT) que obriga os hospitais a informarem às Delegacias de Polícia os atendimentos realizados nesses estabelecimentos de saúde que envolvam casos de violência.

Asfalto

O governador Wellington Dias reuniu-se com o prefeito da cidade de Campo Maior, Professor Ribinha, nesta quinta (21), e renovou o apoio estadual ao Festival Gastronômico de Campo Maior, o Sabor Maior, que este ano chega a sua sétima edição. Na oportunidade, o chefe do executivo estadual também previu avanços para a execução de R$ 12 milhões para asfaltamento da PI 215, que liga o município a Coivaras.

Fonte: ODIA
Mais sobre: