Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Delações à prova nos próximos dias

Coluna Roda Viva desta segunda-feira (11/09)

11/09/2017 10:47

Delações à prova nos próximos dias 
Os fatos que levaram à prisão, o empresário Joesley Batista e o executivo Ricardo Saud são essenciais para que interessados em prejudicar investigações alterem a lei da delação premiada. O ato falho do procurador-geral Rodrigo Janot e a ocultação de informações dos empresários contribuem para que a classe política prejudicada com delações atue contra o instituto, dificultando benefícios para delatores e inviabilizando acordos. Para recuperar a credibilidade das delações, é preciso que Ministério Público Federal, Polícia Federal, Justiça Federal, entre outras instituições, atue de forma mais concentrada na captura de provas e menos na espetacularização de depoimentos. As delações têm se mostrado eficiente no sentido de que jogam luz sobre acontecimentos sombrios praticados com uso do dinheiro e cargos públicos, mas falha ao espetacularizar falas sem capturar provas. 

O Ministério Público do Piauí, por meio do Promotor de Justiça Luciano Lopes Sales, constatou uma série de irregularidades durante vistoria realizada no matadouro público do município de Avelino Lopes, no extremo sul do Piauí. O local funciona sem as mínimas condições de higiene e não tem condições de oferecer a população alimentos seguros do ponto de vista nutricional e sanitário.


Situação de caos 
Deputados cobram atuação dos governos estadual e federal para solucionar a situação do abastecimento de água em Curimatá, no sul do Piauí. O município precisa de ações emergenciais. O deputado Luciano Nunes solicitou, por meio de requerimento ao governador Wellington Dias, a autorização para a licitação da obra da adutora da barragem de Algodões II, a única solução mais viável para o problema na cidade. “Cobramos mais uma vez na Assembleia Legislativa do Piauí uma ação enérgica do governador para o problema da cidade. A população está sofrendo e sendo penalizada com a falta de água, tendo que recorrer inclusive a carros pipa”, alertou. 
Antipichação 
O prefeito Firmino Filho sancionou a Lei 5.070, de 06 de setembro de 2017, que institui a Política Municipal Antipichação. A matéria foi apresentada pelos vereadores Teresa Brito, Edson Melo, Venâncio Cardoso e Gustavo Gayoso, aprovada em plenário da Câmara Municipal de Teresina e agora sancionada pelo chefe do executivo municipal. De acordo com o disposto na Lei, considera-se ato de pichação riscar, desenhar, escrever, borrar ou por outro meio conpuscar edificações públicas ou particulares ou suas respectivas fachadas, equipamentos públicos, monumentos ou coisas tombadas e elementos do mobiliário urbano. 
Máquina paralisada 
A Confederação Nacional dos Municípios apresenta hoje (11) relatório indicando que existem 14 mil obras públicas paralisadas em todo país. Construção de praças, quadras de esporte, recuperação e pavimentação de vias, construções de habitação popular e de unidades de atenção especializada em saúde estão entre as obras que, se retomadas, tinham capacidade de gerar milhões de empregos e melhorar a oferta de serviços no país. 
Neuro em Ação 
Inicia nesta segunda (11) a campanha Neuro em Ação, que alerta perigos de hábitos cotidianos como dirigir e utilizar celular ao mesmo tempo. A campanha começa às 8h, no auditório do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir). A campanha segue com um estande na avenida Raul Lopes e palestras simultâneas em escolas e faculdades da capital. Na quarta-feira (13), uma ação de distribuição de folders e orientações será realizada, entre 9h e 11h, no Shopping da Cidade e na Rodoviária. Já na quinta-feira (14), uma Sessão Solene será realizada, às 10h, na Assembleia Legislativa e, simultaneamente, mais palestras em bairros da cidade. A campanha será encerrada na sexta-feira (15), com palestras em escolas. 
Vacinação 
Começa hoje (11) a Campanha Nacional de Multivacinação 2017 do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí. A Campanha acontece de 11 a 22 de setembro e tem como objetivo a atualização da caderneta vacinal de crianças e adolescentes até 15 anos de idade. As vacinas estão disponíveis nas Unidades de Saúde em todos os municípios do Piauí.
Mais sobre: