Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

De olho nos senhores parlamentares

De olho nos senhores parlamentares

27/03/2017 09:25

De olho nos senhores parlamentares

Sempre que um parlamentar vota favorável a um projeto de lei que vai contra os anseios da população, o natural é a revolta do eleitorado que se sente traído por aquele que, quando candidato, se comprometia a trabalhar, tão-somente, para atender às reivindicações do seu futuro eleitor. Entretanto, nem é preciso voltar atrás, por um longo caminho, para se ter ciência de que, não raramente, esse voto de confiança é quebrado. 

Isso ocorre juntamente porque aquele outrora candidato e agora legítimo representante do povo, trabalha em obediência às conveniências do partido a que pertence, ou mesmo às suas conveniências particulares. É verdade que não se pode aplicar uma regra geral, seria, de certa forma, um posicionamento irresponsável, mas que esse comportamento se tornou bem comum, isso também é verdade.

Além desses representantes do povo de direito, mas não de fato, há aqueles eleitos para um cargo eletivo que termina por aceitar um lugar na equipe de um prefeito ou de um governador, simplesmente para ceder a sua vaga no Parlamento para outro que não conseguiu se eleger. Portanto a fiscalização do eleitor não pode acabar nas urnas; é preciso estar mais atento às atitudes daquele que mereceu seu voto. O nosso voto.

Continua o impasse do PMDB em apoiar o PT: tudo porque o governador do Estado, Wellington Dias, não está conseguindo agasalhar todos os pretendentes a cargos na equipe do Governador. Fala-se numa reunião por esses dias, entre representantes dos partidos citados, visando a uma solução imediato para o impasse.

Carne fraca

Agropecuarista piauienses acreditam que a operação Carne Fraca, evidentemente, trarão graves prejuízos à economia brasileira, incluindo aí os pequenos produtores. Entretanto, também acreditam que essa “guerra” declarada à carne bovina – e a outras mais – terá pouca duração. Para eles, o próprio consumidor pode fazer a seleção, procurando saber a origem e o percurso da carne a ser consumida.

Artes de Março

Uma exposição das melhores, até o dia 31, no Teresina Shopping, para celebrar os 20 anos desse empreendimento: fotografias que levam a assinatura de Luciano Klaus, Paulo Barros, Paulo Gutemberg, Aureliano Muller, Thiago Amaral, Moisés Sabá, Jairo Moura, Brito Junior, Kátia Barbosa e Wagner Setubal. Esculturas de vários artistas, também, na exposição: peças de Nonato Oliveira, Dora Parentes, Genivaldo Costa, Jucelino Nunes, Rogério Albino, Devaldino Portelada, Josefina Gonçalves, Gabriel Arcanjo, Alexandra Teodoro, Braga Tepi, José Rodrigues e Albertino Veloso.

Respeito

Todos os assentos de alguns coletivos são destinados, prioritariamente, a idosos, deficientes físicos, mulheres grávidas e a pessoas com crianças de colo. Entretanto, a maioria dos usuários não atentam para isso e as pessoas beneficiadas não têm poder de polícia para retirar o indivíduo do assento. O Setut deveria fazer campanha de conscientização, nos próprios coletivos, e reverter essa situação.

Lançamento

Dos mais prestigiados o lançamento da obra "O Livro dos Valores", de Zoroastro de Albatroz - pseudônimo do desembargador do TRT Francisco Meton, na semana que passou. Trata-se de uma profunda e atual filosofia, traduzida para a  compreensão geral, com o objetivo de lançar as bases éticas da sociedade brasileira. Um livro para ser lido em família, segundo o autor, em razão das lições edificantes em suas páginas.

Paz

Bem escolhido o tema da Caminhada da Fraternidade, promovida pela Arquidiocese de Teresina, deste ano: "Somos da Paz". De acordo com o Padre Tony Batista, sempre à frente do evento, o objetivo é semear a cultura da paz, em decorrência do avanço da violência em manifestações diversas, mas no mesmo caldeirão:  da corrupção aos homicídios e acidentes de trânsito, que tiram o sossego do cidadão de bem, gerando outros muitos males.

Fonte: ODIA
Mais sobre: