Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

CVV vai mudar de número

CVV vai mudar de número

15/03/2017 09:29

CVV vai mudar de número

Um acordo de Cooperação Técnica do Ministério da Saúde com o Centro de Valorização da Vida (CVV) vai permitir o acesso gratuito ao serviço telefônico oferecido pela instituição. Pessoas que sofrem de ansiedade, depressão ou, até mesmo, aquelas com risco de suicídio, poderão conversar com os voluntários da instituição por meio de um novo telefone. O acordo foi anunciado nesta sexta-feira (10) pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, em visita à instituição em São Paulo.  Com o acordo, o CVV vai alterar ou implantar em todos os estados brasileiros, até abril de 2020, a ligação gratuita por meio do número 188. Atualmente, quem precisa do serviço tem de pagar pela ligação pelo número 141, que não será mais usado tão logo os estados forem implantando a chamada 188.

O Brasil está entre os 28 países, de um universo de mais de 160 analisados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que possui estratégia de prevenção ao suicídio. A taxa no Brasil está bem abaixo a de outros países da América do Sul, mas é o 8º do mundo em números absolutos de casos de suicídio. Em 2014, foram registrados 10.653 óbitos por suicídio no Sistema de Informação de Mortalidade, taxa média de 5,2 por 100 mil habitantes, praticamente metade da média mundial (11,4 por 100 mil). Na Argentina, a taxa é de 10,3 por 100 mil habitantes; Bolívia (12,2), Equador (9,2), Uruguai (12,1) e Chile (12,2).

A OMS define como meta global, até 2020, a redução da taxa de suicídio em 10%. No Brasil, o índice de suicídios em homens (8,8) foi quatro vezes maior que o de mulheres (2,2) em 2014. Em relação à quantidade de pessoas que cometem suicídio no país, a faixa etária com maior incidência é a de 30 a 39 anos para ambos os sexos, sendo registrados 1.768 suicídios entre os homens e 480 entre mulheres. A rede pública oferece acompanhamento psicológico e psicoterápico, incluindo terapia ocupacional, bem como assistência hospitalar.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), conselheiro Olavo Rebelo, recebeu nesta terça-feira (14), no gabinete da Presidência, o auditor governamental Márcio Barros, da Controladoria Geral do Estado (CGE-PI), e o professor José Bringel, do projeto Cuia do curso de Programação de Computadores da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Eles apresentaram ao TCE-PI o aplicativo “Gestão Transparente”, resultado de uma parceira entre a CGE e a UESPI que consiste em mais uma ferramenta colocada à disposição do cidadão para a fiscalização e acompanhamento da gestão pública.


Uber1

A OAB-PI ajuizou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) contra o artigo 2º da Lei Municipal de Teresina nº 4.942/2016, que proíbe o serviço de Uber na capital. Segunda a instituição, a norma fere os princípios da livre iniciativa e da livre concorrência, além do Código de Defesa do Consumidor.

Uber2

O presidente Chico Lucas afirma que a OAB-PI defende que qualquer cidadão possa explorar esse tipo de atividade econômica, desde que regulamentada, e é contra a proibição feita pela lei municipal. “Estamos defendendo a regulação desse tipo de transporte pelo município de Teresina, uma vez que a atual proibição está na contramão do que diz as Constituições Federal e Estadual do Piauí”, disse.

Resposta

Assessoria do senador Elmano Férrer enviou nota à coluna informando que o parlamentar "não está de férias, conforme sugere a publicação". Ainda segundo sua assessoria, "de forma sistemática, o parlamentar vem atuando e divulgando informações de sua atuação parlamentar, por meio da imprensa e mídias sociais, facilmente constatadas". A pergunta era sobre o senador, não sobre sua assessoria, mas tudo bem...

Atendimento extendido

O Procon/Alepi informa à população que na próxima quarta (15) estará atendendo a população em geral normalmente no turno da tarde. O funcionamento regular do órgão é de segunda a sexta, no turno da manhã, das 07h30 às 13h30. Contudo, como no dia 15 de março é celebrado o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, a coordenação do órgão decidiu estender o horário de atendimento até às 17h30 como forma de celebrar a data.

Vagas para enfermeiros

A Associação Reabilitar, entidade social que administra o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), está selecionando enfermeiros para trabalhar com atividades de prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) e a traumatismos crianioencefálico e raquimedular.

Os interessados têm até esta quarta-feira (15) para se inscreverem. Para isso, devem baixar o formulário de inscrição no site www.reabilitar.org.br, entregá-lo, juntamente com o currículo, na sede da Associação Reabilitar e realizar o pagamento da taxa, que é de 60 reais, por depósito identificado ou transferência bancária.

Fonte: ODIA
Mais sobre: