Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Busca por mais espaço mira na eleição para deputado federal

Busca por mais espaço mira na eleição para deputado federal

18/11/2017 09:05

Busca por mais espaço mira na eleição para deputado federal

O senador Ciro Nogueira (PP) não dorme no ponto e corre a passos largos para aumentar ainda mais sua influência no governo federal. Com o desembarque do PSDB dos braços de Temer, o PP quer agora o Ministério das Cidades, responsável pelos principais investimentos em obras de mobilidade, saneamento, praças, entre outras. O aumento do poder de Ciro Nogueira reflete diretamente nas eleições de 2018 no Piauí. Se ele é hoje peça fundamental para a busca de Wellington Dias (PT) à reeleição, com mais influência nas mãos ele também pode desempenhar papel fundamental nas eleições para deputados estadual e federal. E mais, com mais estrutura o PP busca priorizar a eleição de uma bancada federal maior, o que consequentemente vai fazer o presidente eleito em 2018 ir atrás do apoio do PP no Congresso. O partido que não tem ficado de fora dos últimos governos e tem sido cada vez mais essencial para quem quer governar. 

O vice-prefeito Luis Júnior (PMDB) se reuniu ontem (17) com o secretário de Comunicação da Prefeitura de Teresina, Fernando Said. Após o episódio de revolta na Câmara Municipal, onde o PMDB é apontado como importante articulador na vitória de Jeová Alencar contra o prefeito Firmino Filho, o vice-prefeito busca manter relação de confiança com o Palácio da Cidade. Não é interessante para Luís Junior, na condição de vice, ser visto com desconfiança pelo prefeito Firmino e seus assessores.

Concurso público

O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí vai selecionar, neste domingo (19), por intermédio do Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe), 110 novos integrantes para a corporação. A maior concorrência foi registrada para candidatas do sexo feminino, com 104.8 por uma vaga, enquanto que a concorrência masculina registrou uma procura de 40.5 por vaga. Ao todo, foram 5.100 candidatos inscritos no certame. A prova escrita será aplicada das 8h30 às 13h30.

Fim de aulas aos sábados entre em discussão

A 45ª Promotoria de Justiça de Teresina, especializada na defesa dos direitos de crianças e adolescentes, promoveu audiência com o intuito de apurar a existência de situação de risco para a saúde mental dos estudantes matriculados em escolas particulares da capital piauiense. Por meio de uma petição online, dirigida aos diretores dos estabelecimentos de ensino, representantes da sociedade civil pleiteiam o fim das aulas aos sábados.

Sem trabalho adequado

A taxa de subutilização da força de trabalho no país ficou praticamente estável no terceiro trimestre do ano, fechando em 23,9% do mercado de trabalho – crescimento de apenas 0,1 ponto percentual frente aos 29,8% relativos ao segundo trimestre. Os números, no entanto, significam que ainda representa 26,8 milhões de pessoas sem trabalho adequado no país. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgados ontem (17), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Combate a violência contra mulher

A secretaria de mulheres do PT no Piauí promove na segunda-feira, dia 20, o lançamento no Piauí da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, uma mobilização anual, praticada simultaneamente e mundialmente por diversos atores da sociedade civil e poder público engajados nesse enfrentamento. O evento acontecerá na sede do PT, às 18h, e será mediado pela secretária das Mulheres do PT, Zenaide Lustosa, com debate de Marinalva Santana, do grupo Matizes, e de Aldaci Regina, coordenadora Estadual de Políticas para as Mulheres (CEPM-PI).

Parto humanizado

O Hospital do Buenos Aires possui um Centro de Parto Normal com equipe multiprofissional composta por anestesistas, pediatras, corpo de enfermagem, assistentes, além da equipe de apoio. Todos ficam à disposição para intervir somente se necessário. O Centro foi inaugurado em setembro de 2016. Em um ano e dois meses em funcionamento, o centro internou 2.046 mulheres, destas 1.321 tiveram seus filhos de parto natural e humanizado, o que equivale a 64% do total. 

Semana Global

A terceira edição da Semana Global de Empreendedorismo (SGE) de Teresina encerra neste sábado (18). O evento acontece no Uninovafapi e conta com palestras, talkshows e workshops voltados para o empreendedorismo. A SGE é uma realização Rede Global de Empreendedorismo e Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec).

O senador Elmano Férrer (PMDB-PI) esteve ontem (17) em Bom Jesus, no Sul do Piauí, para entregar dois veículos que serão usados na assistência à saúde. Na oportunidade, o parlamentar ainda visitou a obra da Unidade Básica de Saúde (UBS) do município, que está sendo construída com recursos de suas emendas parlamentares. 

Mais sobre: