Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Briga insalubre

Briga insalubre

23/03/2017 09:41

Briga insalubre

De um lado, os funcionários da Saúde de Teresina paralisam suas atividades reivindicando o retorno da insalubridade (adicional que é pago a todos os profissionais que estão expostos a riscos por conta de sua atividade profissional). Na outra ponta, a Prefeitura de Teresina afirma que haviam profissionais recebendo por insalubridade de forma indevida. Ou seja, que não se enquadram nos requisitos legais  que determinam as condições de recebimento.

“Após a análise técnica do requerimento da pessoa que se sentir prejudicada, a FMS dará a resposta e se for constatado equívoco aquele que tiver direito voltará a receber, e de forma retroativa. Não é intenção e nem propósito do Silvio Mendes prejudicar ou tirar direito de ninguém. Quem tiver recebendo de forma indevida, esse sim terá excluída a insalubridade de seu pagamento. A intenção é otimizar os recursos da saúde para dar melhor tratamento ao usuário”, reitera a vereadora Graça Amorim, líder da Prefeitura na Câmara Municipal.

A questão é que todas as eventuais "gorduras" estão sendo cortadas pela administração municipal e o que não for estritamente necessário e legal será cortado. É claro que direitos dos trabalhadores precisam ser preservados, mas se tinha gente sendo beneficiada indevidamente, tanto a PMT errou como quem recebeu. Será necessária uma crise para que se tenha mais zelo com os recursos públicos? Além disso, quem recebe o que não é devido tanto devia ficar corado de vergonha como tinha era que devolver o que recebeu a mais. Fala sério...

Essa é a avenida Roraima, onde fica a entrada do Parque da Cidade, no bairro Primavera. O mato já está tomando conta das duas laterais da via e os moradores do condomínio localizado nessa rua vivem sendo assaltados por bandidos que se escondem dentro dos arbustos. Há uma semana, a reportagem do Jornal O Dia mostrou esse problema, mas até agora nada foi feito pela Prefeitura.

Medo do desconto?

Após o anúncio de que as ausências injustificadas seriam descontadas dos excelentíssimos deputados piauienses, no valor de R$ 800 por falta, não é que a Assembleia Legislativa registrou quorum semelhante ao dia da posse? Pois bem, fonte da coluna somou a presença de 30 deputados no plenário durante a sessão desta quarta-feira. Estamos de olho!

IDEPI sob novo comando

O engenheiro civil, Geraldo Magela Barros Aguiar, assumiu a diretoria geral do Instituto de Desenvolvimento do Piauí- IDEPI. Geraldo já fazia parte do órgão como diretor de recursos hídricos. Segundo Magela, a sua prioridade nesse momento é concluir as obras de grande importância para o desenvolvimento do estado do Piauí. "Quero poder finalizar a construção da barragem de Atalaia, que terá capacidade de 215.000.000 de m³ de água; a adutora do Parque Piauí, que resolverá o problema de água vivenciado pelos moradores das zonas Sul, Centro, Leste e Sudeste de Teresina”, disse.

Audiência barrada

A crise na reforma da rodoviária de Teresina seria tema de uma audiência pública na Assembleia Legislativa. Parlamentares da Comissão de Infraestrutura da Casa visitaram o terminal e constaram atrasos nas reformas e más condições de higiene nos banheiros no local, entre outras irregularidades. Após a bancada governista barrar o requerimento do  presidente da comissão, deputado estadual Marden Menezes (PSDB), o parlamentar reclamou dizendo que "nem em momentos mais tensos se viu a bancada do governo impedir uma audiência pública".

Boa notícia

Um convênio entre a Fundação Nacional de Saúde - Funasa - e a prefeitura de José de Freitas vai garantir um grande avanço no abastecimento de água no município atendendo centenas de famílias. Além disso, foi garantido recursos para ações de saneamento e apoio para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico. No total, serão mais de R$ 3,6 milhões em investimentos.

Retrocesso 1

A Associação Piauiense do Ministério Público (APMP) irá realizar uma mobilização no dia 23 de marçao pela rejeição da PEC 02/2016 (PEC DO RETROCESSO), na Assembleia Legislativa do Piauí, às 10 horas. A Proposta de Emenda à Constituição Estadual que visa alterar as eleições para o cargo de Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Piauí já foi aprovada em primeiro turno, podendo entrar em pauta para votação a qualquer momento.

Retrocesso 2

A PEC 02/2016 exclui a possibilidade de promotores se candidatarem ao cargo de Procurador-Geral de Justiça. Apresentada pela Mesa Diretora da Alepi, a PEC altera o parágrafo 1º, do inciso III, do artigo 142 da Constituição Estadual, restringindo a candidatura ao cargo de PGJ, exclusivamente, aos Procuradores de Justiça.

Fonte: ODIA
Mais sobre: