Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Base aliada e oposição se juntam e surpreendem Firmino Filho na Câmara

Base aliada e oposição se juntam e surpreendem Firmino Filho na Câmara

15/11/2017 09:11

Base aliada e oposição se juntam e surpreendem Firmino Filho na Câmara 

O prefeito Firmino Filho (PSDB) cumpre agenda em Barcelona, na Espanha, e nem sonhava que no mesmo momento sua base aliada se juntava a oposição para surpreendê-lo na Câmara Municipal de Teresina. De uma hora para outra, os vereadores planejaram antecipação inédita da eleição para presidente da Casa e a medida surpreendeu a líder do prefeito, Graça Amorim, que orientou a bancada a votar contra o projeto. Mesmo com a orientação da líder, apenas três vereadores votaram contra a proposta. Nos bastidores, comenta-se que o presidente Jeová Alencar percebeu movimentação do Palácio da Cidade para eleger Evandro Hidd presidente da Casa, na eleição que deveria ocorrer apenas no ano que vem. Em estratégia de defesa, aliados de Jeová anteciparam a eleição que deve reconduzi-lo, sem dar tempo para o Palácio da Cidade se movimentar, principalmente com Firmino a milhares de quilômetros de distância. Agora, é esperar qual a reação do prefeito Firmino Filho.

O governador Wellington Dias (PT) participou ontem (14) em Recife, da solenidade de entrega do Título de Cidadão Pernambucano ao empresário João Claudino Fernandes. Na ocasião, ele se encontrou com o ex-senador João Vicente Claudino, filho do homenageado. O governador foi acompanhado dos petebistas Nerinho, secretário de Desenvolvimento Econômico e Janaína Marques, secretária de Infraestrutura. Nerinho e Janaína torcem para Wellington e João Vicente saírem coligados nas eleições do ano que vem.

Revanche

Nos bastidores, comenta-se também possível insatisfação de alguns parlamentares com o fato do prefeito Firmino Filho (PSDB) planejar lançar a esposa, Luci Silveira, como candidata a deputada estadual ano que vem. É que alguns vereadores de Teresina sonhavam em ser candidatos e ter uma ajuda do Palácio da Cidade. Agora, todos sabem que as forças de Firmino estarão centradas em eleger a esposa. 

Líder a prova

A estratégia dos vereadores aliados de Jeová Alencar também coloca em xeque a liderança de Graça Amorim. Não foi a primeira vez que ela foi surpreendida com comportamento estranho da base aliada. Já há algum tempo, um grupo de parlamentares, principalmente os de primeiro mandato, de vem em quando desobedecem as orientações da vereadora. Graça Amorim também foi deixada de fora quando neste ano, os vereadores resolveram aprovar a possibilidade de reeleição para presidente da Casa.

Traição

O ex-vereador Tiago Vasconcelos analisa como uma traição, uma facada nas costas, o fato de ter perdido a presidência regional do PSC sem ao menos ter sido avisado. Ao atender ligação da reportagem de O DIA, questionando se tinha fundamento a informação de que ele estava saindo da presidência, a resposta foi categórica: “se fui, estou sabendo agora por você! Se isso realmente aconteceu, foi feito às escuras. Uma facada nas costas”.

Avaliação Educacional 

O esforço da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para melhorar os indicadores em educação tem sido contínuo. Por isso, nesta terça-feira (14), a Seduc realizou, na Escola Fazendária, o encontro de tutores do Pacto pela Aprendizagem das Gerências Regionais de Educação (GREs). A pauta principal do encontro é a mobilização das escolas para a 7ª edição do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi), que será aplicado no dia 29 de novembro, em todas as escolas da rede estadual.

Acordos

Ontem (14), prefeitos e presidentes de Câmaras Municipais assinaram o termo de acordo de divisão territorial em áreas de conflitos em algumas áreas na reunião da Comissão de Estudos Territoriais (CETE) sob a presidência do deputado Ismar Marques (PSB). 

O governador Wellington Dias e a vice-governadora Margarete Coelho prestigiaram a entrega do Título de Cidadania Teresinense à senadora Regina Sousa, nessa segunda-feira (13), na Câmara Municipal de Teresina. A honraria foi proposta pela vereadora Teresinha Medeiros e contou com a participação de diversas autoridades e populares.

Mais sobre: