Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

A quem interessa?

A quem interessa?

25/04/2017 09:34

A quem interessa?

Com 22 votos a favor e apenas um contra, os deputados estaduais aprovaram a Proposta de Emenda à Constituição 02/2016 que altera as regras para formação da lista tríplice de onde é escolhido o procurador-geral de Justiça do Piauí. A referida proposta acaba com a possibilidade de os promotores de Justiça candidatarem-se ao cargo de PGJ na eleição interna realizada pelo Ministério Público do Estado a cada dois anos. Nem o Governo do Estado consegue ampla maioria entre os parlamentares desta maneira, sobretudo em um projeto sem autoria identificada, cabendo à Mesa Diretora da Casa assinar a proposta. Além disso, que tipo de interesse pode haver em um ou dezenas de deputados interferirem na eleição interna do Ministério Público? Quem nossos nobres parlamentares não querem ver chegar ao cargo de procurador-geral? A Redação de ODIA ficaria de cabelos brancos por essas respostas.

Drº Pessoa parece um estranho no ninho. Foi o único deputado a votar contra a batizada Lei do Retrocesso, que impede a candidatura de promotores ao cargo de Procurador-Geral de Justiça. O que deixaram de dizer ao Drº Pessoa?

Em negociação

"a reforma será votada quando for possível aprová-la, e citou os dias 8 e 9 de maio como prováveis, apesar da expectativa de que esse cronograma seja adiado". O texto, publicado na Folha de São Paulo, mostra o nível de articulação política entre Governo e Congresso quando o assunto é Reforma da Previdência. É possível imaginar o nível das negociações

Exemplos anteriores

Todo mundo sabe que Fernando Henrique Cardoso criou o Mensalão para conseguir a aprovação da lei da reeleição e para, com ela, manter-se no poder por mais um mandato. Em seguida, no Governo Lula, José Dirceu teria institucionalizado o mensalão como moeda de troca para manter o apoio do Congresso nos assuntos de interesse do Planalto. Agora, até os correligionários do presidente estão perdendo seus cargos para que Temer possa negociar ministérios e pastas com partidos sedentos. Eis as regras da política brasileira... é toma lá da cá!

Celebração I

Nesta terça-feira (25), serão comemorados os 85 anos de criação da Ordem dos Advogados do Brasil e 20 anos da Escola Superior de Advocacia no Piauí. Para celebrar a data, a Instituição preparou uma programação especial, que contará com a presença do Presidente Nacional da OAB, Claudio Lamachia.

Celebração II

A programação inclui a entrega das novas instalações do Clube dos Advogados, na estrada da Usina Santana, e a inauguração do OAB Office, uma inovação da atual gestão com escritórios compartilhados para os advogados piauienses.

Mais médicos

A chegada de sete profissionais para integrar o Programa Mais Médicos no Piauí está prevista para as 14h19min, no aeroporto Senador Petrônio Portella, em Teresina. Chegando ao Piauí, serão conduzidos para atuarem em seis municípios. O grupo é formado por brasileiros formados em instituições do exterior, principalmente Cuba e Venezuela, para exercício da profissão de médico.

Declare Certo

O Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRC-PI) realiza, de 25 a 27 de abril, a 5ª edição do projeto “Declare Certo”, que, em parceria com instituições de Ensino Superior do Piauí, auxiliará a população no preenchimento correto da declaração do imposto de renda. O projeto está inserido na programação alusiva ao Dia do Profissional da Contabilidade, comemorado em 25 de abril.

Fonte: ODIA
Mais sobre: