Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

A necessidade de ser honesto

A necessidade de ser honesto

24/04/2017 09:30

A necessidade de ser honesto

Em tempos bicudos, em que a honestidade parece ter sido banida dos meios políticos, educadores brasileiros dizem estar preocupados com a inversão de valores no País: segundo especialistas em educação a honestidade é um dos valores mais importantes na formação da personalidade e do caráter das crianças, pois é com essa formação que chegará à condição de adulto. Uma pessoa honesta atrai a confiança e o respeito dos demais, daí a preocupação dos educadores com a crise moral que o Brasil atravessa. Visando mudar uma situação perturbadora, como a que se está vivenciando no mundo político e empresarial do Brasil, é que especialistas aconselham pais e professores e trabalharem a honestidade em casa e em sala de aula. Honestidade atrai honestidade, daí a necessidade do exemplo. Não adianta só falar, falar e fazer tudo errado, levando a criança a seguir a mesma estrada: ninguém nasce desonesto, aprende-se a sê-lo quando se tem uma formação desvirtuada, pautada em falta de exemplo, ausência de limites etc.  É preciso que a criança sejam ensinadas a fazer o que se pode e não o que não se pode; é fazer o que se diz e não dizer e prometer algo que não poderá cumprir. De acordo com especialistas, para desenvolver a honestidade numa criança é necessário formar noções, conhecimentos, habilidades, sentimentos e emoções, vivências e experiências que levem a criança a ser honesta. Dizem ainda que para ensinar as crianças a serem honestas consigo mesmas, é importante levá-las a conhecer suas limitações, suas virtudes e defeitos, e sua conduta. 

Não se pode acabar com a seca, por se tratar de um fator climático. O que se pode fazer é tornar possível a convivência do sertanejo com esse fenômeno que cobre o sertão de miséria, de desperança e solidão. O senador Elmano Férrer (PMDB), nos últimos dias, tem feito um alerta a respeito do drama vivido por milhares de piauienses com a seca que se alastra pelas regiões do semiárido, mostrando que muitos açudes já estão vazios, outros com quantidade de água insignificante. A estiagem, segundo o senador, também atinge Teresina, capital do Piauí, lembrando que as chuvas estão enfraquecendo ao longo dos anos. 

Eleições

Mesmo deixando claro que está "lavando a roupa suja em casa", observadors do mundo da política não descartam a possibilidade do deputado estadual Dr.Pessoa (PSD) migrar para o PEN, já que foi convidado a filiar-se e concorrer ao Governo do Estado pelo partido. Mas não descarta essa possiblidade, desde que os problemas internos do PSD não sejam superados. Conhecido por sua simplicidade em responder qualquer pergunta, partindo de qualquer pessoa, Dr. Pessoa pode até deixar o PSD, mas desde que sua saída não cause transtorno a quem quer que seja.

Aumento

As áreas da segurança, saúde e educação são prioritárias no Governo Wellington Dias, segundo o secretário de Administração e Previdência do Estado, Franzé Silva, daí a apresentação de proposta de reajuste salarial para quem está incluído nesses setores. Entretanto, ele esclarece que isso não implica que outras áreas não sejam importantes, mas é que algumas tem prioridade por afetarem, diretamente, a população. Com essa atitude, o secretário diz que o Governo do Estado quer evitar o caos nesses setores citados.

Chuvas

Com já é de praxe, a cidade vira um rio com o cair das chuvas. O pior é que os mais pobres são sempre os mais afetados, quando da estação chuvosa em Teresina, especialmente aqueles que residem nos conjuntos populares. É nessa época que aparecem as rachaduras nas paredes, o levantamento do piso e outros problemas que continuam atormentando essa grande parecela da população, nessa época do ano. O problema não aconteceria se essas construções fosse feitas com materiais de boa qualidade.

Homenagem

Embora o fato tenha ocorrido na quarta-feira (19), muita gente, em especial aqueles que acreditam na inocência do ex-presidente Lula, na conturbada operação Lava-jato, estão torcendo o nariz em razão da homenagem prestada pelo Exército brasileiro ao juiz Sérgio Moro, ao condecorá-lo com a Ordem do Mérito Militar: a maior honraria concedida pelo Exército. Moro conduz, na primeira instância, em Curitiba (PR), a Operação Lava Jato – cujos desdobramentos mais recentes implicaram diretamente oito ministros do governo Michel Temer. A comenda em questão é uma condecoração dada a militares, cidadãos, organizações e instituições que tenham prestado relevantes serviços ao Exército brasileiro. Os nomes dos homenageados foram selecionados por uma comitiva liderada pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, Sérgio Etchegoyen. O aval final é do ministro da Defesa, Raul Jungmann.

Fonte: ODIA
Mais sobre: