Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

44, Salve todos!

44, Salve todos!

20/10/2017 09:20

44, Salve todos!

Todo mundo conhece a brincadeira “31, salve todos!”.  O joguinho infantil que há anos anima muitas crianças, se assemelha ao que o Senado Federal fez ao absolver o senador Aécio Neves (PSDB), devolvendo-lhe o mandato. Na brincadeira, uma criança é escolhida para contar até 31 com os olhos fechados, enquanto as demais se escondem. Ao final, se a última criança conseguir chegar ao local combinado sem ser vista, ela bate e grita: “31, salve todos!” e todos se salvam. Foi isso que os senadores, simbolicamente, fizeram ontem. Aécio conseguiu o apoio dos seus pares para se manter no mandato, mesmo sendo acusado de corrupção passiva e obstrução da Justiça, por pedir e receber R$ 2 milhões da JBS, além de ser acusado de ter atuado no Senado e junto ao Executivo para embaraçar as investigações da Lava Jato. A votação do processo contra Aécio não é uma surpresa, todos imaginavam o resultado, afinal, o corporativismo no parlamento é evidente e, na hora da votação, todos sabem que podem um dia estar no mesmo barco e precisar “da mãozinha amiga” dos seus amigos. Enquanto isso, a população fica a mercê dessa situação.

O deputado Luciano Nunes quer que o governador adote uma medida que vem contra o que o Estado está adotando: cortar o numero de secretarias. Essa, para o deputado tucano, seria uma alternativa para redução de custeio e pessoal, fazendo com que o governo dê sua cota de participação para que o Estado saia da crise econômica. Para ele, a população não pode ser penalizada sozinha com o aumento de impostos e o Governo também deve ter a sua cota de sacrifício.

Plamta

Os gestores do Plamta estão sendo convidados pela Assembleia Legislativa para comentar a realidade do órgão. Uma audiência pública para discutir o assunto foi proposta pela oposição e aprovada. Falta ainda agendar a data, mas no dia deverão ser apresentados os números de atendimentos e também a situação dos pagamentos que faz com  que, muitos dos prestadores de serviços suspendam os atendimentos, penalizando os segurados.

Novas PPPs

Novos grupos de trabalho foram criados para fazer estudos para outros projetos de Parceria Público Privada. Espaços como o Verdão, Albertão, Parque de Exposições, Piauí Center Modas, Centro de Convenções, além da rodovia Transcerrados e dos serviços de Veículos Leves Sob Trilhos (VLT) estão na mira. É que o Governo avalia como positivo os resultados já alcançados nas PPPs já firmadas, como a da Ceapi e do Abastecimento.

Partido Verde

Candidato à presidência da República nas Eleições de 2014, o médico sanitarista Eduardo Jorge estará em Teresina nesta sexta-feira (20). Ele será um dos palestrantes Seminário de Formação de Liderança na Área de Política do Meio Ambiente, que acontece a partir das 8 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Teresina. Além de Eduardo Jorge, também participarão do evento o ex-deputado federal pelo estado da Bahia, Edson Duarte, além de lideranças do Partido Verde na capital e em municípios do interior do Piauí.

O deputado federal Maia Filho (PP) pediu apoio do governador Wellington Dias,  e dos parlamentares para a aprovação da PEC Nº 19-A/2011, que estabelece a Zona Franca do Semiárido Nordestino.  Mainha lembrou que a proposta já foi aprovada nas Comissões Especiais da Câmara dos Deputados, faltando apenas que seja pautada e votada pelo Plenário.  A Zona Franca do Semiárido Nordestino terá características de área de livre comércio, de exportação e importação, e de incentivos fiscais, pelo prazo de trinta anos, a partir da promulgação da Emenda Constitucional.

Fonte: ODIA
Mais sobre: