• Patrimônio 10/17
  • Unimed
  • assinatura jornal

Notícias Roda Viva

23 de outubro de 2017

Uma poderosa arma

Uma poderosa arma

Uma poderosa arma

Diante de tantos desvios de verbas, de tanta roubalheira, a cada noticiário a população se vê ludibriada, traída, impotente, decepcionada com aqueles a quem confiou sua esperança de dias melhores. É verdade que, em razão da quantidade de políticos envolvidos em escândalos, o eleitor termina por não mais acreditar que um candidato possa estar pleiteando um cargo com motivos bem mais nobres que o de se locupletar com o dinheiro público. Esse tipo de comportamento se multiplica a cada dia: é comum ouvir comentários sobre esse arrefecimento de ânimos que resulta em apatia aos acontecimentos, em prejuízo à democracia.

O voto é a arma mais poderosa contra os corruptos que ocupam cargos eletivos. Não à apatia: é preciso que o eleitor esteja atento, mesmo sentido náuseas ao tomar conhecimentos dos desmandos da corja que se vê acima da lei. É claro que o desânimo do eleitor também se dá pela falta de punição adequada aos que se afundam no lamaçal infindável da corrupção, mas assim mesmo é necessário ter a certeza de que é nas urnas que o eleitor se torna senhor da situação e pode, e deve, dar o troco certo.

Vereadores e controladores de Câmaras Municipais participaram, no dia 21, de encontro realizado pela União das Câmaras Municipais (AVEP), no Rio Grande do Sul. O presidente da AVEP, Ronnivom de Sousa, diz que a grande participação demonstra a preocupação dos gestores legislativos com as exigências dos órgãos de controle na prestação de contas. Sexta-feira (27) haverá novo encontro em Simplício Mendes, ao sul do Estado. 

Zona de Exportação

Na pauta das votações plenárias desta terça-feira (24), da Câmara dos Deputados, consta o PL 5957/2013 – que modifica a lei reguladora das Zonas de Processamento de Exportações (ZPE). O o projeto foi colocado na pauta pelo presidente da Casa, Rodrigo Maia. Essa pauta é de grande interesse do Piauí e das regiões que desejosas de um desenvolvimento diferenciado. O projeto em questão dá ampliação ao leque de empresas que podem se instalar em uma ZPE.

O Tempo e o vento

Com a aproximação do ano eleitoral, os políticos já deram início ao envio de cartinhas desejando felicitações aos aniversariantes, embora não tenham realizado em anos anteriores. Mas desde que seja ano eleitoral ou esteja perto dele, eles se apressam em tentar trabalhar uma simpatia que não ultrapassa à assinatura numa folha de papel.

Segurança

Tem início nesta segunda-feira (23), na Uespi, o primeiro projeto através do “Workshop especial para policiais e guardas municipais: mulheres em situação de violência e o papel dos profissionais de segurança pública”, no horário de 9h às 18h. O evento, que termina na terça-feira (24), é promovido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), com apoio da Embaixada Britânica. A coordenação é da professora Fiona Macaulay (Universidade de Bradford/ Reino Unido), da  Juliana Martins (USP) e da secretária executiva do FBSP, Samira Bueno.

Lançamento

“O Sobrenatural na Advocacia”, livro de autoria de Alexandre de Almeida Ramos, lançado recentemente, apresenta fatos históricos e curiosidades necessárias para a imersão no tema central, quando analisa o Código de Direito Canônico da Igreja Católica Latina (Codex iuris canonici), de 1983, o Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil (Resolução nº 02/2015) e a Constituição do Brasil, de 1988. Também são analisados Tratado Internacional firmado entre o Brasil e a Santa Sé, relativo ao Estatuto Jurídico da Igreja Católica no Brasil.

20 de outubro de 2017

44, Salve todos!

44, Salve todos!

44, Salve todos!

Todo mundo conhece a brincadeira “31, salve todos!”.  O joguinho infantil que há anos anima muitas crianças, se assemelha ao que o Senado Federal fez ao absolver o senador Aécio Neves (PSDB), devolvendo-lhe o mandato. Na brincadeira, uma criança é escolhida para contar até 31 com os olhos fechados, enquanto as demais se escondem. Ao final, se a última criança conseguir chegar ao local combinado sem ser vista, ela bate e grita: “31, salve todos!” e todos se salvam. Foi isso que os senadores, simbolicamente, fizeram ontem. Aécio conseguiu o apoio dos seus pares para se manter no mandato, mesmo sendo acusado de corrupção passiva e obstrução da Justiça, por pedir e receber R$ 2 milhões da JBS, além de ser acusado de ter atuado no Senado e junto ao Executivo para embaraçar as investigações da Lava Jato. A votação do processo contra Aécio não é uma surpresa, todos imaginavam o resultado, afinal, o corporativismo no parlamento é evidente e, na hora da votação, todos sabem que podem um dia estar no mesmo barco e precisar “da mãozinha amiga” dos seus amigos. Enquanto isso, a população fica a mercê dessa situação.

O deputado Luciano Nunes quer que o governador adote uma medida que vem contra o que o Estado está adotando: cortar o numero de secretarias. Essa, para o deputado tucano, seria uma alternativa para redução de custeio e pessoal, fazendo com que o governo dê sua cota de participação para que o Estado saia da crise econômica. Para ele, a população não pode ser penalizada sozinha com o aumento de impostos e o Governo também deve ter a sua cota de sacrifício.

Plamta

Os gestores do Plamta estão sendo convidados pela Assembleia Legislativa para comentar a realidade do órgão. Uma audiência pública para discutir o assunto foi proposta pela oposição e aprovada. Falta ainda agendar a data, mas no dia deverão ser apresentados os números de atendimentos e também a situação dos pagamentos que faz com  que, muitos dos prestadores de serviços suspendam os atendimentos, penalizando os segurados.

Novas PPPs

Novos grupos de trabalho foram criados para fazer estudos para outros projetos de Parceria Público Privada. Espaços como o Verdão, Albertão, Parque de Exposições, Piauí Center Modas, Centro de Convenções, além da rodovia Transcerrados e dos serviços de Veículos Leves Sob Trilhos (VLT) estão na mira. É que o Governo avalia como positivo os resultados já alcançados nas PPPs já firmadas, como a da Ceapi e do Abastecimento.

Partido Verde

Candidato à presidência da República nas Eleições de 2014, o médico sanitarista Eduardo Jorge estará em Teresina nesta sexta-feira (20). Ele será um dos palestrantes Seminário de Formação de Liderança na Área de Política do Meio Ambiente, que acontece a partir das 8 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Teresina. Além de Eduardo Jorge, também participarão do evento o ex-deputado federal pelo estado da Bahia, Edson Duarte, além de lideranças do Partido Verde na capital e em municípios do interior do Piauí.

O deputado federal Maia Filho (PP) pediu apoio do governador Wellington Dias,  e dos parlamentares para a aprovação da PEC Nº 19-A/2011, que estabelece a Zona Franca do Semiárido Nordestino.  Mainha lembrou que a proposta já foi aprovada nas Comissões Especiais da Câmara dos Deputados, faltando apenas que seja pautada e votada pelo Plenário.  A Zona Franca do Semiárido Nordestino terá características de área de livre comércio, de exportação e importação, e de incentivos fiscais, pelo prazo de trinta anos, a partir da promulgação da Emenda Constitucional.

17 de outubro de 2017

Crime organizado e as eleições

Crime organizado e as eleições

Crime organizado e as eleições

A Justiça Eleitoral tem tentado combater os diversos ilícitos eleitorais. Agora, depois que o Congresso proibiu o financiamento de campanha por parte das empresas, o receio é o de que o crime organizado enverede para as campanhas políticas, financiando candidaturas. O assunto tem sido levado a discussão pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, que já se reuniu com outras instituições para monitorar a atuação do crime organizado no financiamento das eleições. Mendes lembrou que, em 2016, quando foi aplicada pela primeira vez a regra de financiamento exclusivo por pessoas físicas, do total de 730 mil doadores, 300 mil apresentaram problemas apontados pela Receita Federal. Até pessoas que são beneficiárias do bolsa-família estavam no cadastro de doadores. A preocupação da Justiça eleitoral não é a toa, sobretudo em um momento de tanto descrédito da população com a classe política, mas também devido a grande dependência do povo, que acaba cedendo à benesses prometidas em troca de votos. 

O secretário de Fazenda, Rafael Fonteles terá um turbilhão de números para repassar aos deputados nesta quarta-feira, quando estará na Assembleia apresentando o balanço financeiro do Estado. Fonteles deverá ressaltar que a situação financeira do Piauí opera no limite, até mesmo para justificar a já tão propalada negativa de reajustes salariais para diversas categorias.

Se pega...

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara Federal aprovou proposta que assegura o direito à indenização ao preso em situação degradante ou desumana. Pela medida, caberá ao juiz competente, em ação própria, definir como será a reparação, que não poderá ser em forma de dinheiro. Se a moda pega, os Governos vão ficar em situação complicada, porque é reclame geral o problema do sistema prisional brasileiro e das situações desumanas que temos nos nossos presídios. 

Cobrança

Os deputados voltaram a cobrar agilidade na tramitação dos projetos nas comissões técnicas da Assembleia Legislativa. Alguns projeto até tramitam com uma certa rapidez na CCJ, mas acaba empacando em outras comissões que os projetos precisam tramitar. O resultado não dá outro: projetos passam meses para serem apreciados pelos deputados, alguns deles bastante relevantes e não só meramente oferecimento de títulos e honrarias.

Reajuste

Membros de entidades que representam policiais militares e bombeiros e o vereador Sgt. R. Silva (PP) apresentaram a nova proposta de reajuste salarial durante reuniões com os deputados Robert Rios (PDT) e Themístocles Filho (PMDB), na manhã desta segunda-feira (16), na Assembleia Legislativa do Piauí. Eles alegam que as negociações com a categoria estão paralisadas. A proposta prevê um reajuste de forma parcelada, um acréscimo de 15% a 20% anualmente a partir de 2017 até o ano de 2020.

INSS Digital

Um novo sistema de atendimento online será instalado no INSS do Piauí e possibilitará aos contribuintes requererem benefícios previdenciários e até encaminhar documentos para análise pela internet. A assinatura do convênio que viabilizará a implantação do chamado INSS Digital no Piauí acontecerá nesta terça-feira (17), às 10 horas, na sede da OAB-PI, entre o presidente da Seccional, Chico Lucas, e o presidente nacional do INSS, Leonardo Gadelha. O evento será aberto ao público e contará com uma explanação acerca do sistema.

Reforma Trabalhista

O Sindicato dos Hospitai, Clínicas, Casas de Saúde e Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas do Estado do Piauí (Sindhospi) realizará no próximo dia 23 de outubro o seminário “Reforma Trabalhista: Impactos e reflexos na atividade de saúde”. O evento acontecerá no auditório da Fiepi, das 15h às 18h. Para debater o tema estarão presentes o advogado e professor de Direito, Dr. Raphael Miziara, além do advogado do Sindhospi, Thiago Brandim e do coordenador de Negociações Trabalhistas e Política Salarial da instituição, Antônio Gomes das Neves. As inscrições podem ser feitas através e-mail sindhospi@uol.com.br.

16 de outubro de 2017

Constatado o óbvio

Constatado o óbvio

Constatado o óbvio

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) atestou em documento o que todos nós já sabíamos. A BR-135, localizada no Sul do Estado, é a pior rodovia federal do Piauí. A rodovia já recebeu o apelido, nada carinhoso, de “estrada da morte”. Fez jus. Somente este ano, ela acumula mais de 40 mortes nas costas. É nela também que se concentrou 35% das mortes registradas pela Polícia Rodoviária Federal no primeiro semestre. Sinalização precária, acostamento inexistente, desníveis do solo, em que alguns pontos chega a 35 centímetros, são algumas das características que renderam o título à BR-135. Sua fama chamou atenção até mesmo das autoridades do Estado, seja do executivo, seja do legislativo, que encabeçaram uma mobilização para recursos para a melhoria da rodovia. Os recursos necessários são muitos, da ordem de R$ 350 milhões, mas só R$ 30 milhões foram assegurados até agora. A expectativa agora é conseguir sensibilizar todos os entes federais para que aloquem recursos para essa obra e assim não termos que contabilizar tantas mortes no local, causadas não apenas por imprudência de condutores, mas também pelas péssimas condições da via.

Dr. Pessoa não está para brincadeira quando diz que quer ser candidato ao Governo nas eleições do próximo ano. E ele já anda percorrendo o Estado, conversando com lideranças da oposição para capitalizar apoios. No feriado do dia das crianças, ele esteve em Parnaíba, com o prefeito Mão Santa, o ex-governador Zé Filho, a deputada Juliana Moraes Sousa (PMDB). As conversas dão conta de que se acerta detalhes de uma composição com a presença da primeira dama de Parnaíba, Adalgisa Moraes Sousa, na chapa majoritária na vaga de vice. 

PPI

Os contribuintes que possuem débitos junto à Prefeitura de Teresina podem renegociá-los a partir desta segunda-feira (16) com descontos de até 100% em juros e multas. A renegociação faz parte do Programa de Pagamento Incentivado (PPI). A administração municipal pretende recuperar R$ 20 milhões. O prazo para buscar a negociação segue até o dia 16 de novembro.  O desconto varia de acordo com o número de parcelas, que podem chegar a 90 meses. A parcela não pode ser inferior a R$ 50,00 para pessoa física e R$ 100,00 para pessoa jurídica.

Água e trânsito

A Águas de Teresina iniciou a implantação da nova adutora na zona Sul da capital para aumentar a capacidade de distribuição de água tratada. A adutora, que terá extensão de 3,2 km, vai incrementar em 90 mil litros por hora o abastecimento.  Os trabalhos começaram pela Rua D, no Distrito Industrial, para fazer a ligação da Estação de Tratamento de Água (ETA III), ao centro de reservação do Parque Piauí, situado na BR-316. Durante o período de obras, cujo prazo é de 60 dias, a concessionária contará com o apoio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Teresina (Strans) para orientar os motoristas nas vias onde os trechos serão interditados.

Dia do Piauí

O governador Wellington Dias inicia a semana entregando a primeira obra de “presente de aniversário” do Dia do Piauí. Será o Centro de Operações, Monitoramento e Data Center Nelson Alves de Souza, instalado na Agência de tecnologia da Informação (ATI). A entrega acontece hoje e o investimento foi de R$ 7 milhões. 

Falsas promoções

A Câmara Municipal de Teresina está de olho nas “falsas promoções”. É quando a empresa coloca um preço dizendo que está dando desconto, mas na verdade é uma pegadinha. O projeto para coibir isso é de autoria do vereador Enzo Samuel (PCdoB) e já foi aprovado em segunda votação. A lei obrigada todo fornecedor de produto ou serviço na cidade de Teresina, a informar ao consumidor sobre o histórico de preços ou o serviço veiculado, como promoção ou liquidação, dos últimos seis meses. 

Fora do ar

O portal de notícias do Tribunal Regional Eleitoral ficou fora do ar durante todo o final de semana, impossibilitando de se acessar a pauta de julgamentos da corte para esta semana. 

13 de outubro de 2017

Paralisação de advertência

Paralisação de advertência

Paralisação de advertência

A diretoria do Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (SIMEPI) realizou uma nova Assembleia Geral para discutir a proposta de uma nova paralisação. A ideia é voltar a “cruzar os braços” em protesto, na próxima terça-feira. A paralisação não atinge os atendimentos de urgência e emergência. O principal de ponto de reivindicação da categoria é a implantação do ponto eletrônico. Segundo os médicos, o Governo não respeita as leis trabalhistas e nem as especificidades do trabalho médico. Por outro lado, o Governo do Estado argumenta que a implantação do ponto eletrônico atende uma recomendação do Ministério Público Federal que já vem sendo solicitada desde 2014. Alega também que é uma medida adotada para garantir que a população tenha os médicos trabalhando já que, em caso de ausência do profissional, haverá o corte de ponto. Os médicos pedem ainda um reajuste do piso salarial, realização de novos concursos públicos, melhores condições de trabalho e respeito à classe. Que se chegue a um consenso, porque a população que clama por saúde não pode ser penalizada.

Foto: JVC

Legenda: Pelo andar da carruagem, o ex-senador João Vicente Claudino deve mesmo voltar para o PTB. O prazo é até março do próximo ano, mas nem João Vicente esconde que pode voltar a sigla e nem os petebistas negam que estão de “braços abertos” para recebe-lo. Já tem até petebista que estava de malas prontas para sair da sigla e que pisou no freio para aguardar o desenrolar dessa história.

Blocão proporcional

Um grupo de partidos está se reunindo para formar uma grande coligação proporcional para conseguir um resultado eleitoral mais satisfatório em 2018. A aliança deve contar com pelo menos cinco partidos, mas a uma perspectiva de se chegar à nove siglas: PTC, PCdoB, Podemos, PR, PRB, PHS, PRP, PSC, PSL. Juntos, eles pretendem eleger dois deputados federais e pelo menos três estaduais. As conversas estão adiantadas. Tem que aproveitar agora, já que a Reforma Eleitoral estipulou o fim das coligações proporcionais a partir de 2020.

Chapinha X Chapão

Se continuar no bloco governista nas eleições de 2018, o deputado federal Silas Freire promete defender a chapa dos pequenos, ou chapinha como queiram, que figuraria para Câmara Federal nomes como Osmar Junio do PC DO B, PODEMOS, de Silas, PR de Fábio Xavier, PTC de Marcos Venicio, PRB de Gessivaldo e mais 2 ou 3 siglas. Silas precisará apenas convencer dois gigantes: Marcelo Castro, presidente do PMDB e Assis Carvalho, presidente do PT. É que os dois não aceitam nem ouvir falar nisso e só falam no chapão, com todo mundo junto e misturado.

Governo e oposição

A vinda do presidenciável Ciro Gomes (PDT) ao Piauí conseguiu atrair muitos políticos. Governistas e oposição sentaram na mesma mesa e partilharam com ele as ideias que ele tem para o desenvolvimento do país. Pelo visto, apenas peemedebistas não foram vistos na sua passagem pelo Piauí. Mas Gomes não se importa, até porque andou chamando o partido de “quadrilha”.

Consultas adiadas

A direção do Hospital Getúlio Vargas resolveu adotar o ponto facultativo no dia 13 de outubro. Com isso, as consultas que estavam marcadas para o Ambulatório Dirceu Mendes Arcoverde (Prédio Azul) foram remarcadas para os dias 10 e 17 de novembro. Ou seja, quem já tinha esperado muito vai passar mais um mês esperando, para garantir um dia de folga para os profissionais.

Voltinha

A Justiça concedeu o benefício da saída temporária para cerca de 300 detentos do Piauí. Eles terão o direito de passar o Dia das Crianças em casa e devem voltar ás unidades prisionais na segunda-feira. Estão na lista, os apenados da Colônia Agrícola Major César Oliveira [localizada em Altos], Penitenciária Feminina e Casa de Albergados, em Teresina. Os presos da Penitenciária de Esperantina nem aguardaram decisão judicial, anteciparam a folga empreendendo fuga. Usaram o velho jeitinho brasileiro para garantir uns dias a mais. 

Trabalho infantil

O Ministério Público do Trabalho (MPT) está oferecendo curso gratuito de capacitação para conselheiros tutelares de todo o Brasil. O curso será ministrado a distância, no modelo EAD, e as aulas poderão ser assistidas através de plataformas digitais, entre os dias 30 de outubro e 30 de novembro, com certificação após a conclusão. Ao todo, 20 vídeos serão disponibilizados, somando duas horas de aulas. Com o tema “Conselheiros tutelares: importantes atores no combate ao trabalho infantil”, o curso tem a intenção de auxiliar na capacitação desses profissionais, além de reforçar a luta contra todas as formas de trabalho infantil.

10 de outubro de 2017

Percepção de corrupção

Percepção de corrupção

Percepção de corrupção

Os brasileiros não possuem mesmo noção de corrupção, apesar de vivenciar os efeitos dela todos os dias. Levantamento da ONG Transparência Brasil apontou que apenas 11% dos brasileiros admitem já ter praticado algum tipo de corrupção. O número chama a atenção, sobretudo quando se faz um comparativo com a Venezuela (38%) e o México (51%). Os brasileiros parecem não entender que estamos sendo corruptos quando furamos a fila de supermercado, quando nos valemos de amizades e parentescos para conseguir algum tipo de vantagem, quando pescamos nas provas, quando recebemos sem trabalhar. Enquanto isso, vamos vivenciando nossos recursos para saúde, educação, segurança pública, lazer, infraestrutura e tudo mais, indo para as Lava-Jatos da vida. Enquanto isso, vamos assistindo os impostos aumentarem, contas de luz aumentar, o custo da cesta básica chegar a níveis estratosféricos e nosso poder de compra diminuir, mesmo que nossas cargas horárias de trabalho tenham sido duplicadas.

O deputado federal Rodrigo Martins (PSB) revelou que tem sofrido assedio de outras siglas de olho em uma filiação. O parlamentar não deu certeza ainda se realmente deixará o PSB, mas não esconde a insatisfação com alguns posicionamentos do partido. Rodrigo não é o único satisfeito e tudo indica que, quando abrirem a janela partidária, sairá gente pulando por vários lados.

Ciro no Piauí

O ex-governador Ciro Gomes (PDT) está em terras piauienses. Na capital, ele participa da convenção para recondução de Flávio Nogueira à presidência do Diretório do PDT no Piauí e ainda dará uma palestra na OAB, com o tema: “qual o melhor projeto de desenvolvimento para o Brasil”. O discurso do pedetista é sempre muito aguardado, tendo em vista que ele sempre tem muito o que dizer e não tem “papas na língua”.

Buraco sem fundo

No final da semana passada, 75 presos conseguiram fugir da Penitenciária de Esperantina. Alguns chegaram a ser recapturados, mas outros dez presos escaparam voltar a escapar domingo a noite. A polícia continua atrás dos bandidos, mas enquanto isso, a população da região vive momentos de muita tensão. Notícias de moradores da cidade dão conta de um clima de pânico. Já houve relatos até de invasões as casas e de presidiários querendo abrigo, água e comida para permanecerem em fuga.

Pra frente

Nos primeiros encontros após a decisão do PMDB em não realizar convenção agora para definir os rumos do partido em 2018, o ex-ministro João Henrique Sousa, segue defendendo a tese de candidatura própria. Para ele, o PMDB tem agora “as melhores condições de disputar o Governo do Estado” e não pode desistir da luta. Não se sabe ainda que “melhor condição” é essa, já que o partido tem o presidente com a maior taxa de reprovação dos últimos anos e tem parte de suas lideranças com cargos no Governo e defendendo a permanência.

Mais médicos

Desde ontem, 20 profissionais brasileiros formados no exterior, do programa Mais Médicos, irão começar a atuar na atenção básica de 18 municípios do Piauí. Os médicos fazem parte dos cerca de 1.400 brasileiros que aderiram ao último edital do projeto. Com esse reforço, somando também aqueles com diplomas do país, já são 8.316 brasileiros no programa, o que representa 45,6% do total. No estado do Piauí, 329 médicos já atuam pelo Mais Médicos.

Casamento comunitário

Para comemorar seu 71º aniversário, o Serviço Social do Comércio no Piauí (SESC-PI) realizará, nos dias 28 e 29 de outubro, a segunda edição do Vem pro Parque, dois dias de ampla programação cultural e prestação de serviços gratuitos à população no Parque da Cidadania, em Teresina. Entre os serviços, a realização de Casamento Coletivo em parceria com o Tribunal de Justiça do Piauí, por meio da Justiça Itinerante. As inscrições para o casamento podem ser feitas no Sesc Ilhotas nos dias 11, 16 e 17 de outubro junto à equipe dos cartórios cíveis da Justiça Itinerante. As assinaturas dos noivos acontecerão dia 26 de outubro no auditório do Sesc Ilhotas, em Teresina.

09 de outubro de 2017

Para que partido?

Para que partido?

Para que partido?

Até então, os partidos políticos estavam sendo meros instrumentos para possibilitar candidaturas. Sem ideologias definidas, raras uma ou outra exceção, o que se vê são partidos sem projetos, sem ideologia e servindo meramente de arrecadador de recursos. Basta ver o quão lucrativo se é ter um partido político, que temos quase 40 partidos em atuação no país e um pedido de criação de pelo menos outros 40. Agora, uma decisão do Supremo Tribunal Federal pode mudar essa realidade. Após analisar um recurso individual de um candidato no Rio de Janeiro, que queria disputar eleição, mas sem ser filiado a um partido político, os ministros decidiram que era possível sim disputar a eleição sem ter filiação partidária. O caso agora deixa de ser exceção e passa a valer para todo país. Ainda não há uma data para que seja julgado o mérito em plenário, mas o assunto é polêmico o suficiente para gerar um bom debate e para deixar muitos “donos de partidos” insatisfeitos e com as “barbas de molho”.

O ministro e vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, estará em Teresina no final deste mês para participar do III Congresso de Direito Tributário, que neste ano tem como tema “Tributação e Desenvolvimento Econômico”. Durante o evento,  que acontece de 26 a 28, serão debatidos temas como as inovações da Lei Complementar 157/2016, que se refere ao local de pagamento do ISS. As inscrições para o evento estão abertas e podem ser feitas pelo site www.staelfreire.com.br/inscricao.


Mulher no comando

Os tucanos aclamaram, no último sábado, Luciana Sebim como a presidente do Diretório Municipal do PSDB de Teresina. O evento foi bastante prestigiado por lideranças políticas de diversos partidos. Ela terá a missão de fazer com que o PSDB caia no gosto dos teresinenses, atraia filiados e tenha um fortalecimento para as eleições.

Em campo

Os órgãos que integram a rede de controle já adiantaram que não estão de braços cruzados esperando chegar 2018 para fiscalizar as eleições. Eles sabem que os abusos começam é cedo e perduram até mesmo depois das eleições. Falta agora eles reunirem as provas para ingressar com as ações no período devido e, quem sabe, evitar mais desmandos nas eleições.

Seminário

A Águas de Teresina irá realizar, amanhã (10), o seminário “Universalização do Saneamento no Brasil – Desafios e Oportunidades”, que ocorre a partir das 8h, no Hotel Blue Tree. O evento irá reunir autoridades e especialistas nacionais para trocar informações e debater o tema. O seminário inicia com a palestra “Ganhos Sociais e Econômicos da Expansão do Saneamento no Brasil”, proferida pelo coordenador de comunicação do Instituto Trata Brasil, Rubens Filho.  O Trata Brasil é uma instituição que atua nacionalmente em busca de avanços no saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país. Na sequência, o economista e ex-presidente da Agência de Regulação Municipal – Campo Grande (MS), Marcelo Amaral, conduz o tema “A Regulação como Incentivo à Universalização dos Serviços de Água e Esgoto”.

O deputado federal Mainha (PP-PI) disse ontem que solicitou ao reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), José Arimatéia Dantas Lopes, que agilize a licitação da obra do prédio do curso de Medicina do Campus da UFPI em Picos. A obra é orçada em R$ 9 milhões. Os recursos foram assegurados pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, durante reunião na semana passada com o deputado e o reitor, em Brasília. “Essa obra é muito importante porque vai possibilitar que mais estudantes ingressem no curso de Medicina em Picos”, disse Mainha. O curso já tem duas turmas e agora vai abrir a terceira.

06 de outubro de 2017

Regras estabelecidas em acordo

Regras estabelecidas em acordo

Regras estabelecidas em acordo

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Teresina (Setut) encaminhou nota à coluna explicando a cobrança que é feita aos cobradores devido aos assaltos à ônibus. A entidade esclarece que, de acordo com a convenção coletiva, existe um procedimento padrão junto aos cobradores que é de, sistematicamente, fazer retiradas de valores da gaveta e armazenar em um compartimento próprio os valores arrecadados da tarifa. Na gaveta dos ônibus deve constar somente em torno de R$ 30,00 para ser utilizado como troco, conforme estabelecido em acordo coletivo da categoria de motoristas e cobradores. Quando acontecem os furtos e os valores levados são bem superiores ao determinado pelo Sistema de Transporte, esses valores são descontados do cobrador; visto que o mesmo não seguiu a regra estabelecida pela convenção coletiva, ficando sujeito às penalidades previstas. Quando o valor furtado é de R$ 30,00, de acordo com a regra estabelecida, esse valor não é descontado do funcionário. O Setut disse ainda que tem informado aos órgãos de segurança as rotas e horários com mais incidência de assaltos para que possam agir preventivamente ou, quando necessário, realizar a prisão dos envolvidos.

O presidente do PDT no Piauí, Flávio Nogueira, esteve reunido com o prefeito Firmino Filho nesta quinta-feira. O pedestista foi fazer o convite para que o prefeito participe do evento da sigla que acontecerá no dia 10 e contará com a presença do presidenciável Ciro Gomes. Também participou do encontro o vereador Evandro Hidd, que é do PDT e integra a equipe do prefeito, como superintendente da SDU Sudeste. O convite de Nogueira deixa claro que o PDT não tem nenhum problema em dialogar com o PSDB. Pode ser esse um caminho a ser adotado para a eleição majoritária no próximo ano?

Procurando mídia

O deputado Themistocles Filho não anda muito satisfeito com os falatórios do deputado Robert Rios. O peemedebista chegou a afirmar que Rios quer apenas aparecer na mídia e que os discursos que ele vem adotado é coisa de oposição que precisa buscar espaços e falar contra o Governo. 

Cofres e portas fechadas

A mais nova informação repassada aos empresários que contratam obras com a Secretaria Estadual de Educação do Piauí é que além de não receberem os pagamentos das obras realizadas, eles não serão recebidos por ninguém para negociar os débitos. Nem a secretária Rejane Dias e nem o diretor Helder Jacobina, estariam dispostos a conversar com os construtores. São quase 2 meses sem qualquer empenho seja pago e a situação promete ir até os primeiros meses de 2018.

Fiscalizações vão continuar

O UBER vai continuar sendo fiscalizado pela Prefeitura. Isso porque o desembargador Oton Mário José Lustosa Torres indeferiu o pedido de liminar interposto pelo Ministério Público do Estado pedindo que o município se abstivesse de fazer apreensões dos veículos do Uber na capital. “No caso em apreço, a exigência de licença aos motoristas da referida plataforma digital decorre do Poder de Polícia do Estado, poder este que visa assegurar ao serviço público qualidade mínima em favor do interesse público. Poderá o Estado, para tanto, criar restrições e adequações a determinados serviços, sem que tal fato importe em violação à livre concorrência”, disse o magistrado. 

Intervenção

A direção da OAB-PI (Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí) decretou intervenção na Subsecção de Floriano e afastou do cargo a presidente Izabel Carvalho. A denúncia é da própria Izabel, que acusa a direção da OAB-PI e arbitrariedade. A intervenção ocorre dois anos depois da eleição, ocorrida em 2015, e causou surpresa no meio porque, para afastar Izabel, a OAB-PI anulou um voto dado a ela, o que mudou o resultado e permitiu a posse do candidato derrotado, Astrobaldo Ferreira Costa. É a segunda intervenção na Subsecção de Floriano. A primeira foi anulada pela Justiça.

Segurança e trânsito

O prefeito de Uruçuí, Dr. Wagner Coelho – PROS esteve em Teresina visitando órgãos estaduais em busca de melhorias para o município. Na manhã desta quinta-feira (05), o gestor visitou o comandante geral Carlos Augusto solicitando reforço na segurança da cidade. Em seguida, Dr. Wagner Coelho foi até o Detran, oficializar a solicitação da sinalização horizontal e vertical em Uruçuí. O prefeito esteve acompanhado do deputado estadual, Fernando Monteiro - PRTB

05 de outubro de 2017

Transporte público e paralisação

Transporte público e paralisação

Transporte público e paralisação

A insegurança nos transporte coletivo vai levar os motoristas e cobradores de ônibus a paralisarem as atividades em protesto na próxima terça-feira. O Sindicato da categoria informou que a medida é para chamar atenção da sociedade sobre o índice alarmante de casos de roubos e assaltos nos ônibus. Além de viverem sob tensão e a mercê dos bandidos, os trabalhadores acabam tendo que arcar com os prejuízos quando são alvos de assaltos. Ou seja, já ganham pouco, têm a vida em risco e são roubados de novo pelas empresas quando são penalizados por algo que não é de suas responsabilidades. Está na hora de alguém tomar uma atitude enquanto a isso, porque o que não pode são os usuários que já pagam caro por uma passagem, sem conforto e segurança, ser, mais uma vez, penalizada. Está na hora de os empresários do setor investir em segurança. Assim, não só os usuários e trabalhadores ganham, mas também eles mesmos.

O advogado Norberto Campelo viu suas pretensões políticas esfriarem nos últimos dias. Ele, que estava entusiasmado com uma possibilidade de ser candidato ao Governo nas eleições do próximo ano, acabou preferindo adiar a decisão. Isso porque o partido que iria se filiar, o PODEMOS, ainda está no Governo e não disse quando e nem se sai. Dessa forma, fica difícil ele adotar um discurso de oposição, com o partido compondo o Governo. Campelo “pisou no freio” da filiação ao PODEMOS, também após uma conversa com o prefeito Firmino Filho. No diálogo, o prefeito chegou a propor a aproximação de Norberto com nomes com o ex-ministro João Henrique (PMDB) e também com o ex-senador João Vicente Claudino (sem partido).

Paralisação

Depois do Governo ter conseguido o retorno dos agentes penitenciários ao trabalho, agora é a vez dos médicos anunciarem paralisação das atividades. A categoria decidiu, em Assembleia, por uma paralisação nesta sexta-feira. A lista de reivindicações são muitas, vão desde o piso, passando por progressões, a realização de um novo concurso público e também devido ao ponto eletrônico. A paralisação, por enquanto, é apenas na sexta, de advertência, mas os médicos podem decidir por greve por tempo indeterminado. Se isso acontecer, a população será, mais uma vez, penalizada.

Adiado

E por falar em paralisação dos médicos, o Hospital Getúlio Vargas (HGV) informa que as consultas agendadas para o Ambulatório Integrado Dirceu Mendes Arcoverde(Prédio Azul) foram remarcadas para o dia 27 de outubro. As pessoas que tiverem consultas agendadas para aquela data precisa comparecer ao Ambulatório somente na data reagendada, dia  7 de outubro.

Ausentes

A Câmara Municipal ontem deixou de ter sessão. Dos 29 vereadores, só sete estavam presentes em plenário na hora de iniciar os trabalhos. Resta saber se o salário deles serão descontados por ausência. E então, presidente Jeová? Falta de coisa para discutir e projetos para votar é que não foi!

Erramos

Na matéria intitulada “Piauí possui apenas dois aparelhos que fazem biópsia de mama”, veiculada ontem (04), no caderno Em Dia, informamos que haviam apenas dois equipamentos de estereotaxia nos Hospitais Universitário e São Marcos. Contudo, informamos que erramos, vez que há duas máquinas em cada unidade, totalizando 04 (quatro) aparelhos em todo o Piauí.

E agora tem PCC?

Tempos atrás foi noticiado que membros do PCC (Primeiro Comando da Capital) atuavam no Piauí. A notícia foi "desmentida" com veemencia pela equipe de segurança do Governo. Ontem, em nota encaminhada à imprensa, a Secretaria de Segurança não apenas confirmou a existência da facção aqui no Piauí, como também revelou que o secretário Fábio Abreu estaria sendo alvo de ameaças do grupo pelas ações na desarticulação de quadrilhas que assaltam bancos. Abreu não só revelou a presença dos membros, como também foi "pedir arrego" à Câmara Federal. 

Parceria

A Fiepi em parceria com a Associação Nordeste Forte e a Sudene realizam dia 06, sexta-feira o Roadshow Investimento e Desenvolvimento do Nordeste. O evento é voltado para empresários que poderão conhecer melhor opções de captação de recursos. O presidente da Fiepi, Zé Filho destaca que esse evento deve passar por todos os estados nordestinos e conta com o apoio da ApexBrasil e da CNI

03 de outubro de 2017

Elegeremos o menos pior?

Elegeremos o menos pior?

Elegeremos o menos pior?

A situação política do país está crítica. Nas ruas, nas redes sociais e por todos os cantos, assistimos as manifestações populares contra a classe política. O motivo são vários, mas em síntese é possível resumir: os políticos que estão aí não nos representam. E, no atual cenário, será difícil aparecer um nome que tenha essa representatividade. Para deixar claro como está a situação, basta analisamos com um pouco mais de criticidade os números de pesquisas de intensões de votos já divulgadas até agora. A última delas, a do Datafolha, divulgada no final de semana, aponta um cenário em que, o que possui a maior intenção de votos é também aquele que possui a maior rejeição: o presidente Lula. O petista aparece com até 36% de intenções de votos, em quase todos os cenários, mas por outro lado, tem 42% de rejeição. Os números devem ser levados em consideração e mudar a postura, não apenas do eleitorado, mas também dos políticos. Sem opções, a população pode acabar votando no “mais do mesmo” e manter o cenário de corrupção, desvios e falta de recursos que promovam o desenvolvimento. É esperar para ver!

Tudo indica que o desembargador Francisco Antônio Paes Landim será o responsável pela condução do processo eleitoral no próximo ano. O Tribunal Regional Eleitoral irá fazer a eleição para o novo presidente e vice, que irão substituir o desembargador Joaquim Santana e Edvaldo Moura, respectivamente. 

Em cima do muro?

O senador Ciro Nogueira dá sinais claros de que o Governo deve tratá-lo muito bem na composição majoritária do próximo ano. Não têm sido poucas as vezes que o parlamentar progressista tem se reunido com lideranças que já estão, declaradamente, na oposição. E, pelas imagens, não há desconforto nenhum em transitar na oposição. Fica claro que, se os interesses do PP não forem contemplados na chapa governista, ele não terá nenhum pudor em ir para o outro lado.

E por falar nisso...

Alguns partidos que ocupam cargos no Governo Wellington Dias já falam em candidaturas majoritárias para as eleições do próximo ano. É o caso do Podemos que possui o comando de uma Coordenadoria, mas já fala em lançar o advogado Norberto Campelo como candidato a governador. Como na chapa só tem um espaço para o governador e Wellington deve ser o candidato, se supõe que o Podemos irá para a oposição. Aí vem a pergunta: e quando o partido vai largar o osso do Governo?

Bolsonaro tem força

Bem radical em alguns posicionamentos, o deputado Jair Bolsonaro tem dado demonstrações que pode sim ser um calo no sapato na disputa eleitoral do próximo ano. Assumidamente presidenciável, ele já vem apontando como segundo colocado nas pesquisas de intenções de votos e que pode, sim, levar a disputa eleitoral para o segundo turno, mesmo diante de um cenário que tem o ex-presidente Lula como candidato. E, no Piauí, ele tem um nome bastante conhecido e com uma votação expressiva lhe apoiando: o deputado Dr. Pessoa (PSD), que pode até mudar de partido para dar o voo que julga ser necessário para a disputa eleitoral. Os eleitores de Pessoa seguirão Bolsonaro também?

Exposição

A vice-governadora Margarete Coelho participará nesta terça-feira, dia 03, do lançamento da Exposição “Serra da Capivara – Homem e Terra” no Centro Sebrae de Referência  do Artesanato Brasileiro, no Rio de Janeiro.  A exposição conta com a curadoria de Renato Imbroisi, reunindo as potencialidades do Parque Nacional Serra da Capivara. Entre os destaques, a cerâmica artesanal com 500 peças, sendo que 200 foram desenvolvidas especificamente para a exposição, que ficará no local até janeiro do próximo ano.

02 de outubro de 2017

Direito de todos

Direito de todos

Direito de todos

Educação é imprescindível para o desenvolvimento de uma Nação. A frase parace ter saído de algum discurso da era Vargas, mas pode ser empregada para o momento presente: todos os cidadãos têm direito à educação. É através da educação que um cidadão passa a vislumbrar uma vida livre da pobreza e ter mais participação na sociedade, por meio da qualificação para o trabalho. Quem não tem nenhum acesso à educação não é capaz de exigir e exercer direitos civis, políticos, econômicos e sociais, o que prejudica sua inclusão na sociedade moderna. A educação é também um dever da família e do Estado. Em muitas regiões do Brasil, as crianças trabalham para ajudar no sustento da casa e, por isso, não recebem incentivo familiar para se dedicarem à escola. Todas as crianças têm direito à igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola, que deve garantir o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, o respeito à liberdade e o apreço à tolerância.

Para elevar o nível de escolaridade da população, melhorar a qualidade do ensino em todos os níveis, reduzir as desigualdades sociais e regionais em relação à educação pública e democratizar a gestão do ensino público, é preciso que as autoridades competentes tratem o setor em questão com carinho, com mais responsabilidade, firmando um compromisso com os verdadeiros anseios da população.

Ele já foi Governador do Estado e se saiu bem em sua administração, de acordo com os analistas de plantão. Agora, o ex-senador Freitas Neto se coloca, mais uma vez, à disposição para uma possível candidatura à sucessão do governador Wellington Dias. No entanto, raposa velha, deixa claro que não quer ser candidato de si mesmo, nem tampouco de um partido: aceita entrar no campo de batalha, desde que reunido com grupos que, de fato, queira mudanças para o Piauí.

Crítica

Na visão de Freitas Neto, em recente entrevista, se os dados estiverem corretos, o Piauí pode se transformar em um novo Rio de Janeiro - estado onde o governo foi um desastre. Mesmo elogiando o governador Wellington Dias, Freitas assinala que a política está tomando conta da administração. Simpatizantes à candidatura de Freitas, entretanto, analisam que Freitas vai sofrer muitas retaliações, pela sua forma enérgica de trabalhar com recursos públicos, como ocorreu em seu governo.

Eletrônico

A Prefeitura de Teresina vai iniciar a implantação do processo eletrônico. O prefeito Firmino Filho assinou contrato com o Banco do Brasil para o financiamento de recursos para a empreitada. Os recursos serão utilizados pela Prodater (Empresa Teresinense de Processamento de Dados) para aquisição de sistemas e computadores a serem usados na digitalização dos processos. Cerca de R$ 400 mil serão empregados na ação, que trará ganhos também financeiros e de meio ambiente, já que o papel deixará de ser usado nos processos.

Só grana

Mostrando revolta com a reforma política que está sendo feira no Congresso Nacional, o deputado estadual João de Deus (PT) deixa claro que, do jeito que a coisa vai, o poder econômico vai falar ainda mais alto, nas próximas eleições. Sobre a questão de idelogias, o parlamentar acentua que, na atualidade, não se tem como cobrar ideologia de partido. O certo, para um arguto observador, é que essa reforma política está mais embaralhada do que nunca, já que há sempre uma parte se sentindo prejudicada. 

O casal de comunicadores piauiense, Joel Silva e Ana Maria, termina o período de suas férias trabalhando, ao participar do VI Encontro de Conselhos da Comunidade do Estado do Paraná. O evento, coordenado pela advogada Izabel Hugler Mendes e promovido pela Assistente Social Maria Helena Orreda, presidente da FECCOMPAR aconteceu no auditório do Museu Oscar Niemeyer. Foram quatro dias de debates acirrados entre Desembargadores, Promotores de Justiça, Criminalitas, Sociólogos, Jonalistas, discutindo o sistema prisional brasileiro. O VI Encontro de Conselhos da Comunidade do Paraná produziu um documento: "A Carta de Curitiba", já aguardado pelas instâncias do poder.

29 de setembro de 2017

Agindo em causa própria, todos os partidos se unem para atacar STF

Agindo em causa própria, todos os partidos se unem para atacar STF

Agindo em causa própria, todos os partidos se unem para atacar STF

A decisão do Supremo Tribunal Federal em afastar Aécio Neves (PSDB) do Senado Federal obriga os parlamentares a orquestrarem ofensiva contra os ministros. Todos os partidos possuem senadores com medo de serem afastados por conta de envolvimento em atos nada republicanos. Não foi à toa a nota do Partido dos Trabalhadores criticando o STF pela decisão de afastar o tucano. Se tem algo que pode unir PT, PSDB, PMDB e todos outros partidos é a intenção e o desejo de se livrarem de investigações, e para isso, usam o manto da “defesa das prerrogativas da cada Poder”. Atacando o STF pela decisão em afastar Aécio Neves, o PT pode reforça seu discurso de que o devido processo legal não tem sido respeitado nos tribunais do país.

O governador Wellington Dias participou, no fim da manhã de ontem (28), de visita técnica ao Complexo Eólico Lagoa do Barro. O empreendimento é uma inciativa pioneira da Atlantic, que tem como parceira a líder global em energias renováveis, Acciona. O Complexo Eólico Lagoa do Barro será composto por oito parques eólicos que terão 195 megawatt de capacidade, distribuídos em 65 aerogeradores, cada um com 120 megawatt.

Nas redes

Uma piada nas redes sociais traz um enunciado cômico e trágico ao mesmo tempo: “Se está difícil para você, imagina para o petista que agora tem que atacar Palocci e defender o Aécio”.

Blindagem

O vereador Dudu (PT) começa a ter razão na quebra de braço com os vereadores da base do prefeito Firmino Filho (PSDB) na Câmara de Teresina. Toda vez que ele tenta convocar um secretário da Prefeitura para prestar esclarecimentos, a tropa de choque do prefeito evita a convocação. A ida de secretários explicar ações no parlamento é importante não só para Câmara, mas também para população, amplia o diálogo e eleva o debate.

Ato falho

O governador Wellington Dias (PT) comemorou a venda de lotes da Bacia do Parnaíba na 14ª Rodada de Licitações de blocos para exploração de petróleo e gás natural da Agência Nacional do Petróleo (ANP). O problema é que os lotes da Bacia do Parnaíba que foram vendidos estão no lado do Maranhão. Os blocos do lado piauiense não despertaram interesse nas empresas que participaram do leilão.

Sem cuidados

As plantas trepadeiras colocadas na ponte do meio, que deveriam enfeitar e fazer sombra no espaço destinado a pedestres e ciclistas, estão mortas. Em todo o trecho, nenhuma planta conseguiu sobreviver. 

Denunciar para combater

A população de Teresina pode contar com o número 153, que está funcionando em caráter experimental, para realizar denúncias de ocorrência de queimadas na zona urbana da cidade. As ligações são gratuitas e o atendimento está disponível das 7h à meia-noite, de segunda a sexta-feira, e das 7h às 22h, aos fins de semana. A queima, seja de resíduo sólido, mato ou qualquer outro material orgânico ou inorgânico, é proibida pela Lei Municipal 5.073/2017, sancionada recentemente pelo prefeito Firmino Filho.

O vereador Luiz Lobão ocupou ontem (28) a tribuna da Câmara Municipal de Teresina para chamar mais uma vez a atenção dos parlamentares da casa sobre a necessidade de melhorar o atendimento de saúde que é prestado à mulher na capital, em especial no que diz respeito a cirurgias ginecológicas. “Como médico ginecologista sei que existe uma fila enorme de espera para cirurgias ginecológicas. Nos meses de junho a setembro atendi três casos de mulheres com câncer de colo uterino, ou seja, um caso por mês. O problema cada vez mais se avoluma tanto em Teresina, e precisamos dar uma resposta para a sociedade e para as mulheres”, disse Luiz Lobão.

25 de setembro de 2017

Novela sem fim

Novela sem fim

Novela sem fim

O recebimento da denúncia contra o presidente Michel Temer pelos crimes de organização criminosa e obstrução de Justiça e a conclusão dos debates da reforma política dominarão a pauta da Câmara dos Deputados nesta semana. As sessões do plenário estão marcadas para começar a partir das 11h30 de terça-feira (26). Desde 2015 o Congresso Nacional tem gasto grande parte de seu tempo tratando sobre denúncias contra presidente da República. É lamentável que num momento de grave crise econômica, desemprego em alta e serviços públicos prestados com baixa qualidade não tenhamos uma agenda positiva no Congresso. No entanto, vale ressaltar que essa agenda negativa é reflexo das escolhas políticas da população e da má conduta do presidente. Enquanto a pauta girar em torno destes assuntos, o que é essencial para tirar o Brasil da crise vai ficar em segundo plano.

O vice-presidente regional do PMDB no Piauí, o ex-ministro João Henrique Sousa, reuniu nesta sexta-feira (22) presidentes e delegados do partido nos municípios das regiões de Barras e de Campo Maior. João Henrique conversou com as lideranças políticas sobre a situação do Piauí, condenou a adesão de parte do PMDB ao Governo Estadual e pediu apoio para viabilizar a candidatura própria do partido ao Governo do Estado em 2018.

Presidenciável no Piauí

O Podemos fará seu encontro regional em Teresina no dia 02 de outubro, com a presença do senador Álvaro Dias, pré-candidato a presidente da República e da presidente nacional Renata Abreu, e deve na ocasião discutir um plano e soluções para o Brasil, em especial para o Piauí no que foi chamado de “Movimento Eleja o Piauí”. O líder do Podemos no Piauí, deputado federal Silas Freire, destaca que no evento não será tratado de eleições, mas sim de projetos e soluções para o estado e critica a política que se faz por aqui. 

Possível senha 

A senadora Regina Sousa (PT) deu a senha do que pode acontecer no ano que vem. Ela disse a reportagem de O DIA que para ela, eleição não é caso de vida ou morte. Estaria ela afirmando que não tem problemas em não concorrer a vaga de senadora ano que vem?

Não está fácil...

Depois do governador Wellington Dias (PT) afirmar que está pedindo a Deus para a situação financeira do estado não piorar, o secretário de Justiça, Daniel Oliveira, pediu nas redes sociais um momento de orações para o sistema prisional piauiense. Oração sempre ajuda, mas precisa ser acompanhada de atitudes. No caso do sistema prisional, além de exercitar a fé, é preciso investir no modelo de ressocialização.

Zona Sudeste sem água

A Águas de Teresina está executando a etapa final de montagem do booster -  unidade de bombeamento de água - que irá melhorar o abastecimento na zona Sudeste da capital. Amanhã (26) será necessária uma pausa programada no abastecimento para todos os bairros que compõem a zona Sudeste. Devido à complexidade do serviço, o fornecimento será interrompido das 6h às 18h. Por esta razão, a empresa orienta que a população faça o armazenamento antecipado da água. Todo o empenho será feito de forma a finalizar o serviço no menor tempo possível.

Cobrança

A Câmara Municipal de Teresina realizou audiência pública no povoado Soinho, zona rural da capital, na última sexta-feira (22). A audiência foi proposta pela vereadora Cida Santiago (PHS). Na localidade, a população reclamou da falta de local para prática de esporte, que o posto de saúde não atende e que há mais de 30 anos uma escola que só tem até o 5° ano e funciona sem ar condicionado.

O prefeito Firmino Filho foi um dos homenageados da Federação Umbandista do Brasil - Feubra na manhã de domingo (24). Durante a solenidade, o prefeito destacou a importância das diversas religiões para a construção de uma cidade melhor. Ele afirmou ainda que a Prefeitura seguirá atuando na tolerância religiosa para garantir uma cidade cada vez mais inclusiva. 

22 de setembro de 2017

Desigualdade não caiu

Desigualdade não caiu

Desigualdade não caiu 

A desigualdade social voltou a aumentar no país. Na verdade, estudos recentes demonstram que ela nunca diminuiu. O que houve entre 2007 a 2015 foi um avanço social em que os mais pobres aumentaram significativamente os ganhos, no entanto, os ricos aumentaram bem mais. A Wold Wealth and Income Database, responsável pela pesquisa, aponta que 10% dos mais ricos abocanharam 60% de toda riqueza produzida no país no período. Se a desigualdade aumentou em época de vacas gordas, em que todos melhoraram de vida, imagine o cenário de agora, com acentuada queda na renda dos mais pobres, com desemprego em alta e corte em programas sociais. Além disso, é desanimador ver que a agenda colocada em prática pelo atual governo federal só contribui para o aumento dessa desigualdade, à medida em que é firme para diminuir gastos com os mais pobres, enquanto mantem privilégios de quem os tem.

O prolongamento da Avenida Aviador Rossini Morada teve sua construção retomada e contemplará a comunidade do grande Vale do Gavião com melhorias e fluidez do tráfego na região Leste da cidade. Em fase de terraplanagem e trecho parcialmente executado, a Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU Leste) garante a conclusão total da via. 

Magoou

O ex-governador Zé Filho revelou que possui mágoas de Silvio Mendes (PP) e Firmino Filho (PSDB). As mágoas são tantas que ele prefere votar no PT, seu adversário declarado, que no tucano, caso Firmino seja candidato a governador ano que vem. Zé Filho avalia que foi traído pelos tucanos em 2014, já que segundo ele, os tucanos não o ajudaram na eleição.

Lenha na fogueira

Já que as mágoas de 2014 estão sendo reveladas. A coluna aproveita para lembrar que as de 2015 também já podem vir à tona. Afinal de contas: quais foram os quatro deputados que traíram Fábio Novo na eleição para presidente da Alepi? É certo que ainda hoje existem mágoas do episódio. Como na oposição atual só estão deputados que à época declararam votos a Themistocles, logicamente os traidores estão todos muito bem acomodados no governo. Inclusive ocupando secretarias.

Tratativas quase em vão

Não foi apenas os deputados tucanos Firmino Paulo, Marden Menezes e Luciano Nunes que se sentaram com a oposição para discutir eleições 2018. O prefeito Firmino Filho (PSDB) também se reuniu com o grupo. No entanto, o assédio da oposição a ele não deve influenciá-lo a empreender esforços para derrubar Wellington Dias (PT). Com a nova revelação de Zé Filho um petista deve pensar, se com Sílvio sendo candidato a vice o prefeito Firmino não ajudou, imagina com o candidato da oposição sendo Dr. Pessoa.

Diálogo necessário

É impressionante como nomes que pretendem concorrer a vaga de Senado na chapa governista ano que vem ainda não demonstraram publicamente que estão dialogando com outras siglas. Regina Sousa, por exemplo, só é defendida pelo PT e não tem se movimentado em busca de partidos aliados. Flávio Nogueira também não tem demonstrado buscar apoio de outras siglas. Júlio César, idem. Por enquanto, apenas Ciro Nogueira pousa ao lado de líderes de várias siglas.

Elogios necessários

Após meses de espera, a iluminação do estádio Lindolfo Monteiro foi testada na última quarta-feira (20) a noite, e foi perceptível uma significativa melhora em sua qualidade. A notícia é importante porque com a alta temperatura de Teresina, uma boa iluminação favorece a realização de partidas no turno da noite.

Legislação

A Assembleia Legislativa do Piauí recebeu ontem (21), três Projetos de Lei, incluindo um apresentado pelo deputado Robert Rios (PDT) que obriga os hospitais a informarem às Delegacias de Polícia os atendimentos realizados nesses estabelecimentos de saúde que envolvam casos de violência.

Asfalto

O governador Wellington Dias reuniu-se com o prefeito da cidade de Campo Maior, Professor Ribinha, nesta quinta (21), e renovou o apoio estadual ao Festival Gastronômico de Campo Maior, o Sabor Maior, que este ano chega a sua sétima edição. Na oportunidade, o chefe do executivo estadual também previu avanços para a execução de R$ 12 milhões para asfaltamento da PI 215, que liga o município a Coivaras.

15 de setembro de 2017

Os últimos movimentos de Janot na PGR

Coluna Roda Viva, publicada nesta sexta-feira (15)

Os últimos movimentos de Janot na PGR 
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, faz seus últimos movimentos no cargo. Anular os efeitos da delação premiada acordada com executivos da JBS e apresentar nova denúncia contra Michel Temer (PMDB) resumem seus intensos últimos dias na PGR. No entanto, essa altura do jogo, o mais importante é aguardar sobre o comportamento de sua sucessora, Rachel Dodge. Segunda colocada na lista tríplice, ela chegará ao cargo de procuradora geral na próxima segunda-feira (18) através da decisão do próprio Michel Temer (PMDB). Após deixar o comando da PGR, Rodrigo Janot pode se preparar para as acusações que vai enfrentar. Desafiar a poderosa elite política do país deve fazer ele enfrentar boa alguns processos e sem a aura do cargo que ocupa atualmente. Os deslizes que ele cometeu, certamente contribuem para a formulação de denúncias contra ele. 

Muitos vereadores de Teresina, na grande vontade de ocupar cargos eletivos estaduais, tem batido forte no governador Wellington Dias (PT). Teresa Britto (PV), Major Paulo Roberto (SDD) e R. Silva (PP) estão na linha de frente das críticas. Por outro lado, o governador também tem sua base aliada na Câmara e articula liberação de recursos para os vereadores que o apoiam. No registo, Deolindo Moura (PT), Joaquim do Arroz (PRP) e Gustavo Gaioso (PTC), que são da tropa de choque do governador no parlamento municipal. 

Trocadilho 
Com a inauguração da Penitenciária de Campo Maior, um fato inusitado foi registrado. O presídio que leva o nome de Nelson Mandela tem como diretor Thanack Hitler. Os nomes do diretor e do presídio geraram trocadilhos e uma grande repercussão na internet. Também houve críticas pela escolha do nome de Nelson Mandela para a penitenciária. 
Luz para Todos de volta 
O Ministro de Estado de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho (PSB), anunciou na manhã desta quinta-feira (14) a liberação de recursos para o Programa Luz para Todos no Estado do Piauí. Ao deputado Heráclito Fortes (PSB), o ministro afirmou que o programa será retomado no Estado, com a liberação da primeira parcela de R$ 29 milhões, de um saldo de R$ 100 milhões que falta ser contratado. 
Regulação 
A vereadora Cida Santiago (PHS) apresentou ontem (14) na Câmara Municipal de Teresina, o projeto do Marco Regulatório das comunidades terapêuticas. Tem crescido na capital o número de entidades que tratam o enfrentamento às drogas e a vereadora quer que elas cumpram normativas para que atuem dentro da lei, seguindo procedimentos bem definidos na legislação. 
Inscrição 
A Universidade Estadual do Piauí informa que as inscrições para as especializações encerram dia 18 de setembro, às 13h. São 1200 vagas para 29 cursos de especialização em diversas áreas. As inscrições podem ser feitas através do site do Nucepe. As especializações são para 7 áreas da saúde, 3 para ciências humanas e letras e 6 na área de ciências aplicadas. Para efetuar a inscrição, o candidato deve efetuar o cadastro, preencher o requerimento de inscrição e enviá-lo via site do Nucepe. 

Autoridades eleitorais do Mercado Comum do Sul (Mercosul) se reúnem, em Foz do Iguaçu (PR), nesta sexta-feira (15), para discutir o tema “Avanços e desafios para a democracia e os sistemas eleitorais”. A advogada especialista em direito eleitoral e coordenadora- geral da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP), Geórgia Nunes, acompanhará o evento, promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE ). O encontro terá painéis que abordarão os seguintes assuntos: cooperação internacional para o fortalecimento da democracia e dos sistemas eleitorais; e a promoção da democracia e o papel da sociedade civil.