• BSL NE
  • VIP TAXI teresina
  • bbrock
  • assinatura jornal

Notícias Roda Viva

23 de junho de 2017

Prioridade da prioridade?

Prioridade da prioridade?

Prioridade da prioridade?

Proposta aprovada no Senado e que segue agora para sanção presidencial prevê a distinção entre as faixas de idade a partir dos 60 anos. Segundo a proposta, a intenção é "garantir mais proteção e prioridade especial no atendimento desses “superidosos” é o objetivo do projeto aprovado pelo Senado Federal". A senadora Regina Sousa (PT-PI) foi relatora da proposta. Ela defende a distinção entre as faixas de idade. “É fácil observar que essa faixa da população aumenta a cada dia e o segmento com oitenta anos ou mais tem muito mais fragilidades que o pessoal com sessenta”, explicou. A proposta, que segue agora para sanção presidencial, assegura preferência para os mais velhinhos no atendimento de saúde e no pagamento de direitos processuais (como precatórios, por exemplo). “A ideia é que, se houver pendências na Justiça - recursos que podem melhorar a velhice das pessoas - que isso seja decidido logo”, enfatizou. Mas a senadora acredita que, na regulamentação da lei, seja possível ir ainda além e garantir, por exemplo, que eles possam passar à frente dos outros idosos, mesmo nas filas de caixa específicas para idosos. “Uma pessoa com  oitenta anos pode precisar de mais proteção que aquelas como eu, que tenho 67”,detalhou.

As oportunidades de investimentos oferecidas pela Zona de Processamento de Exportação do Estado do Piauí, a ZPE Parnaíba, foi um dos temas do 5° Encontro do subcomitê da Indústria e da Tecnologia da Informação - Comitê de Coordenação e Cooperação de Alto Nível da China e do Brasil, realizado neste dia 22 de junho na sede do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), em Brasília. O presidente da ZPE Parnaíba, Paulo Cardoso, fez uma exposição sobre a ZPE Piauiense e suas oportunidades de investimentos. A china foi representada pelo seu vice-ministro da Indústria, Xin Guobin; representantes de comércio exterior e empresários industriais, tendo o secretário executivo do MDIC, Marcos Jorge de Lima, como anfitrião, Thaise Dutra representando o CZPE acompanhada da equipe técnica do ministério.

CNH já

O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí, por meio da Diretoria de Habilitação, divulgou, nesta quinta-feira (22), o novo calendário do mutirão de exames práticos da banca 01 de direção veicular para a retirada da 1ª Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou adição de categoria, para os candidatos que residem no interior do estado. O cronograma compreende os meses de julho, agosto e setembro, com capacidade para realizar até 400 provas por dia.

A banca inicia as atividades no dia 06 de julho em Parnaíba e encerra as aplicações no dia 29 de setembro, na cidade de Picos. Os testes também serão realizados em Floriano e Piripiri.

Obra emergencial

Um dos principais pontos turísticos do estado, o Complexo Porto das Barcas, em Parnaíba, vai ganhar revitalização em todo o seu conjunto arquitetônico. Após vistoria da Coordenação de Registro e Conservação da Secretaria de Estado da Cultura, foi constatado o comprometimento da estrutura do prédio. O governador Wellington Dias decretou estado de emergência, com isso, a Secult tem até 180 dias para executar a obra. O relatório e vistoria técnica apontaram danos à estrutura devido aos impactos ambientais sofridos ao longo dos últimos 10 anos, principalmente na área onde fica atualmente o Museu Náutico e o entorno.  A Secult já possui projeto elaborado para recuperação do espaço e o valor estimado da obra é de aproximadamente R$ 8 milhões.

Arraiá 

O pátio externo do Hospital Getúlio Vargas (HGV) vai virar, a partir das 17h desta sexta-feira (23), um grande arraial junino, quando será realizado o tradicional "Arraiá do Seu Getúlio". O evento, organizado pelo setor de Recursos Humanos do hospital, é voltado para colaboradores, pacientes, acompanhantes e convidados.

A animação estará garantida com o sanfoneiro Toinho do Pará e apresentação da quadrilha junina, formada por funcionários. Ao final, será servido um lanche com comidas típicas da época.

Vila Junina

O renomado sanfoneiro Waldonys é atração confirmada para a Vila Junina dos Advogados, que acontecerá no dia 30 de junho, a partir das 19h, no Clube dos Advogados. Também animarão a festa as bandas Sandália de Couro e Dona Fulô, além da apresentação de quadrilhas, brincadeiras e barracas de comidas típicas. Os ingressos estão sendo entregues na sede da OAB-PI e na CAAPI.

22 de junho de 2017

Ações em curso

Ações em curso

Ações em curso

“[As denúncias] estão chegando ao STJ e sendo distribuídas [para os ministros relatores]. Com certeza, da forma como o tribunal trabalha, elas serão julgadas com oportunidade de ampla defesa [aos réus], mas não ficarão paradas, não serão acomodadas no STJ”, declarou a ministra, ao participar nessa terça-feira (20) de evento realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para discutir ações de sustentabilidade no âmbito do Poder Judiciário.

Desde o início de maio, quando o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o STJ não precisa da aprovação das assembleias legislativas estaduais para instaurar processos contra governadores suspeitos da prática de crimes comuns, a decisão sobre receber ou não essas denúncias depende exclusivamente da Corte Especial do STJ. Atualmente, pelo menos 13 pedidos de investigação contra nove governadores já foram convertidos em ação penal e aguardam decisão da Corte Especial.

Registro da sessão que aprovou a rejeição na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, por 10 votos a 9, ao relatório da reforma trabalhista elaborado pelo senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES). No lugar do parecer de Ferraço, a comissão aprovou o voto do senador Paulo Paim (PT-RS), que recomenda a rejeição total da “Reforma” Trabalhista. Ontem, por sua vez, o golpe mudou de lugar e o texto foi lido por Romero Jucá na CCJ do Senado. A confusão continua...

Mais violentos

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) tem registrado nos últimos feriados prolongados um aumento no atendimento às vítimas de agressões físicas. Esse fato foi confirmado pelo seu setor de estatística que, após tabular os dados desse último final de semana prolongado, registrou um aumento de 160% no atendimento de vítimas de espancamento e 140% de vítimas de arma de fogo, se comparado com o mesmo período do ano passado. No geral, o aumento do atendimento de vítimas de agressão física foi de 11%. Foram atendidas no HUT, durante o feriado de Corpus Christi, 41 pessoas vítimas de agressão física, dentre as quais 13 foram vítimas de espancamento, 12 de arma de fogo e 16 de arma branca. O diretor geral do HUT, Dr. Gilberto Albuquerque, explica que esse aumento das agressões físicas tem preocupado bastante, pois as lesões por arma de fogo e arma branca tem se tornado cada vez mais comuns. Pior é perceber que vem crescendo não apenas a violência decorrente da ação criminosa, mas também entre familiares, casais e pessoas que mantém convivência.

Mudança adiada1

Representantes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) e da Universidade Federal do Piauí (UFPI) se reuniram para discutir o funcionamento da nova circulação defronte a UFPI. Após a reunião ficou acordada que a mudança será implementada no dia 15 de julho, data em que inicia o período de férias da instituição.

Mudança adiada2

Além de adiar, a Strans precisa explicar como será essa alteração. Até agora, as tentativas de explicação foram muito ruins e continuam deixando os motoristas com  muitas dúvidas. Não basta estudar a alteração, é necessário orientar condutores, inclusive dos transportes públicos, sobre as mudanças. Colocar sinalização e destinar equipes à orientação é fundamental. Não é só multar depois...

Sem planos

O mercado brasileiro de planos de saúde encerrou maio com mais uma retração: queda de 2,2% em relação ao mesmo mês do ano passado. Isso significa a perda de pouco mais de 1 milhão de vínculos, o que reduz a 47,36 milhões o total de beneficiários de planos médico-hospitalares no País. Os números integram a nova edição da Nota de Acompanhamento de Beneficiários (NAB), produzida pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS). Apesar de não haver um número fechado para o saldo de empregos formais em maio, os resultados apontados pela NAB estão em ordem com a retração do total de postos de trabalho registrada em abril, de 2,8%, de acordo com dados do MTE. A NAB aponta, ainda, que apenas nos últimos três meses, 221,4 mil vínculos foram rompidos em todo o País. Retração de 0,5%.

20 de junho de 2017

Machismo mata todos os dias

Machismo mata todos os dias

Machismo mata todos os dias 

A 10ª Promotoria de Justiça – órgão integrante do Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID) – divulgou nota de apoio e solidariedade à família da jovem assassinada, na madrugada desta segunda-feira (19), pelo militar do Exército, Ricardo da Silva Neto. Segundo o texto, o crime teve motivação machista e deve ser repudiado. "Reforçamos a fundamental necessidade de enfrentamento ao machismo e opressão. Segundo o Mapa da Violência contra a Mulher, 13 mulheres são assassinadas diariamente no Brasil. Não podemos aceitar de forma omissa a revoltante realidade de que todas as mulheres estão a mercê dessa violência arbitrária e de tratamento desigual e opressor. Por isso, lamentamos a morte prematura da jovem, ao tempo que nos solidarizamos com a família e amigos, desejando que encontrem o conforto na sua memória. Chega de feminicídio, chega de violência! Por todas as mulheres, vamos continuar lutando pelo fim do machismo!", diz.

O senador Ciro Nogueira esteve em Pedro II durante o Festival de Inverno, no feriado de Corpus Christi mas foi visto por poucos. Após ter sido vaiado pela plateia, o parlamentar evitou circular pela cidade e deixou até mesmo de comparecer aos eventos oficiais da agenda do governador Wellington Dias.

Recuperação de mercado

O volume de financiamento de veículos novos e usados no Piauí somou 5.344 unidades em maio, aumento de 7% em relação ao mesmo mês do ano passado. Os dados incluem automóveis leves, motos e pesados. No mês, as vendas a crédito de automóveis leves totalizaram 3.075 unidades, sendo responsáveis por 58% do total financiado no estado. O Nordeste totalizou 75.884 veículos financiados em maio, aumento de 13,3% em relação ao mesmo período de 2016. Ao somar 21.312 motos vendidas a crédito, a região atingiu a vice-liderança no ranking de financiamentos da categoria em todo o Brasil, atrás do Sudeste.

Novos planetas

A Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa)  anunciou a descoberta de dez planetas semelhantes à Terra. Eles fazem parte de um catálogo de "exoplanetas", como são chamados os planetas que orbitam em outros sistemas, fora da órbita do Sol. O documento tem como base dados do telescópio espacial Kepler. A nova versão do catálogo traz 219 novos "potenciais" planetas, incluindo os dez com características semelhantes à Terra.

Prazo

Os trabalhadores com direito ao abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e o do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) referente a 2015 têm até o dia 30 de junho para ir a uma agência bancária sacar o benefício. O valor varia de R$ 78 a R$ 937, dependendo do tempo em que a pessoa trabalhou formalmente em 2015.

Para o Piauí, nada...

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 1,037 bilhão para construção de três parques eólicos nos estados da Bahia e do Ceará, com potência total de 311,3 megawatts (MW). Os tomadores do empréstimo são os grupos EDF, ENEL e Aliança, esta última subsidiária da Vale e da Cemig Geração e Transmissão. De acordo com o BNDES, os empreendimentos darão prioridade à utilização de equipamentos nacionais e deverão gerar em torno de 3 mil empregos diretos e indiretos durante as obras. Os parques eólicos serão construídos nos municípios de Mulungu do Morro e Campo Formoso, na Bahia; e de Icapuí, no Ceará.

Ressocialização

Acontecerá hoje a solenidade de entrega de certificados de conclusão dos cursos de Mecânica de Bicicleta e Mecânica de Refrigeração a detentos da Penitenciária Regional Irmão Guido, em Teresina. Durante o evento, também será lançado o projeto Nortear – que presta atendimento e tratamento a dependentes químicos no sistema prisional – e realizada a entrega de documentos de identidade aos internos, por meio do projeto Registrar. O evento acontecerá às 9h, na própria Penitenciária Irmão Guido, e contará com a presença do secretário de Justiça do Estado, Daniel Oliveira, e com representantes das secretarias de Saúde e de Segurança Pública. O presidente Michel Temer embarcou na tarde desta segunda-feira (19) para a Europa, onde vai participar, ao longo da semana, de reuniões com autoridades da Rússia e da Noruega. Na ausência do chefe do Executivo, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), vai assumir a Presidência da República.

19 de junho de 2017

Educação é o caminho certo

Educação é o caminho certo

Educação é o caminho certo

Há 50 anos, o antropólogo Darcy Ribeiro dizia que se os governos não construíssem escolas, dentro de pouco tempo, teriam de construir mais presídios. Acertou em cheio, o nobre intelectual. Na verdade, nem precisa ser um gênio para entender que a ausência de educação resulta na degradação do homem. Os desgovernos, por todos esses anos, fecharam os olhos para o problema crescente: deixaram passar a chance de fomentar a educação como prioridade em seus planos de desenvolvimento, preferindo as grandes obras de concreto, um desenvolvimento inóquo, ilusório, sem efeitos positivos que pudesse evitar o caos em que se transformou a vida no País, quando o assunto é segurança, respeito etc. O anúncio da construção de novos presídios no Piauí denota o crescimento dos que vivem na marginalidade, mergulhado no mundo do crime. De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Piauí tem, hoje, 4.114 pessoas privadas de liberdade nos presídios. Com capacidade de 2.230 vagas, o sistema prisional do Estado necessita de 1.884 vagas, no mínimo, para acabar com a superlotação em casas de detenção que não recupera ninguém. Impossível voltar ao passado, já diziam os poetas de outrora, mas pode-se tirar boas lições, aprender com o que ficou para trás e não cometer os mesmos erros. Portanto, a construção de escolas, a educação como prioridade, com absoluta certeza, deixará esse caos para estudos de um passado sombrio.

O deputado estadual Dr. Pessoa (PSD) deverá fazer parte do bloco oposicionista ao governador Wellington Dias, nas eleições de 2018. Pelo menos é o que pensam e querem os integrantes do PSB, sigla liderada, no Piauí, pelo ex-governador Wilson Martins. Há quem diga até que já existe partidos aguardando uma resolução do parlamentar que, justiça seja feita, tem uma popularidade bem acentuada em Teresina e no interior.

Caravanas

Tudo indica que o PSB e outros partidos oposicionistas querem atrair o prefeito de Teresina, Firmino Filho, para as caravanas que estão percorrendo o interior do Estado. Parnaíba será a sede do próximo encontro do PSB, a ser realizado no mês de julho, que terá a presença do ex-governador Xé Filho, atualmente sem partido, e do prefeito Mão Santa. A oposição avalia que o caminho natural do prefeito de Teresina é a oposição, na sucessão estadual de 2018, já que PT e o PSDB são forças antagônicas. 

Trânsito

O uso do telefone celular, enquanto dirige, é uma prática cotidiana dos motoristas de Teresina. Além de atrapalhar o tráfego é uma infração gravíssima. E o pior de tudo são aqueles motoristas que ficam digitando, passando mensagens pelo whatsapp em circulação pelas ruas e avenidas da capital, deixando quem vem atrás, com nervos à flor da pele, pela lentidão do veículo. 

Lixeira

Os proprietários de imóveis acham que são donos das calçadas em Teresina. E até alegam que podem utilizá-las da maneira como entendem. Além de estacionar o carro, ocupando o espaço, instalam lixeira de qualquer maneira, colocando em risco a vida do pedestre. Tudo por falta da aplicabilidade do Código de Postura do Município pelo órgão fiscalizador.

Lançamento

Nesta segunda-feria, 19, às 18h, o pesquisador piauiense Wilson Seraine da Silva lança "Cordéis Gonzaguianos" e "A Festa da Asa Branca: Uma História Com Pássaros Cantados Por Luíz Gonzaga. O autor é um grande pesquisador da vida do Rei do Baião e um amante da cultura nordestina. O evento é um encontro de várias colônias existentes em Brasília, entre elas a de piauienses. 

Eleição

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí – SINTE/PI, entidade que representa mais de 23 mil servidores associados, realizará eleições gerais nesta segunda-feira (19) para eleger a diretoria executiva e conselho fiscal dos próximos quatro anos, de 2017 a 2021. As eleições serão realizadas na capital e nos 27 Núcleos Regionais simultaneamente, no horário de 8h às 21h. A apuração do processo eleitoral acontece logo após o encerramento da votação.

15 de junho de 2017

Duplicação BR-316

Duplicação BR-316

Duplicação BR-316

O ministro dos Transportes, Maurício Quintella, recebeu o senador Elmano Férrer (PMDB-PI), o senador Ciro Nogueira (PP-PI) e o superintendente do DNIT Piauí, Paulo de Tarso Cronemberger, em audiência sobre o andamento da duplicação da BR 316, com saída de Teresina ao Sul do estado, e da BR 343, que liga a capital ao litoral.  Na audiência, ficou acertado que o recurso para as duplicações entrará na pauta da próxima reunião do Programa Avançar Cidades, do Governo Federal, antigo GEPAC, Grupo Executivo do Programa de Aceleração do Crescimento. O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) será entregue em agosto pelo DNIT Piauí, a partir daí já será possível licitar o projeto. São obras que irão garantir melhor mobilidade nas entradas na capital e mais segurança aos condutores.


O senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), relator da Reforma Trabalhista no Senado defende uma proposta sobre uma área que desconhece. O parlamentar foi iniciado na carreira política pelo pai, ainda jovem, nunca teve a Carteira de Trabalho assinada e muito menos concluiu uma formação acadêmica. Político profissional, Ferraço defende a Reforma por motivos óbvios, desconhece a vida do trabalhador brasileiro.

Feriado em Teresina

Pra quem vai ficar em Teresina esse final de semana, uma dica muito massa: domingo, dia 18, a partir das 10h, vai acontecer a primeira edição do Passa na Praça, na Praça da Bandeira, bem no Centro de Teresina. Vai ter muita brincadeira, arte, comida boa, música, serviços, oficinas de artesanato e muitas outras atividades.  

Regularização

O Banco do Nordeste já regularizou mais de 52 mil operações de dívidas rurais com base na Lei 13.340/2016 em área de atuação (Região Nordeste e norte dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo). O montante renegociado supera R$ 2,4 bilhões. O instrumento permite que agricultores recebam descontos de até 95% em dívidas contratadas até 2011. No Piauí, mais de 4.500 operações já foram beneficiadas (liquidadas ou renegociadas), resultando em um total de mais de R$ 264 milhões.

Balança fiscalizada

As balanças utilizadas para medição do peso das bagagens despachadas no Aeroporto de Teresina “Senador Petrônio Portela” passaram por uma vistoria na manhã desta quarta-feira (14). A fiscalização foi feita pelo Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (IMEPI) a pedido da Comissão de Defesa dos Direito do Consumidor (CDC) da OAB-PI. Segundo Michel Saldanha, presidente da CDC, a vistoria foi motivada pela vigência das novas regras sobre bagagens despachadas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que determina que as companhias aéreas efetuem cobrança sobre essas bagagens pelos consumidores.

Acordo

O Sindilojas Piauí comunica que em virtude de uma negociação ocorrida nesta quarta-feira, 14 de junho, no Tribunal Regional do Trabalho, mediada pelo desembargador Manoel Edilson Cardoso, a greve deflagrada pelo Sindicato dos Comerciários e prevista para ocorrer nesta sexta-feira (16/06) foi suspensa. Desta forma, o comércio funcionará NORMALMENTE nesta sexta.

Setor de serviços

O setor de serviços cresceu 1% em abril deste ano, depois de ter fechado março com retração de 2,6% na série livre de influências sazonais. Ainda assim, este é o melhor resultado para os meses de abril desde os 2,1% de 2013 e o melhor resultado para o setor desde o 1,2% de março último. Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (14), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mesmo com o crescimento de abril diante de março, o setor de serviços encerrou os primeiros quatro meses do ano com queda acumulada de 4,9%.

Preciso mobilizar

O dia 14 de junho é lembrado como o Dia Mundial do Doador de Sangue, com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a necessidade da doação e agradecer aos voluntários  pela atitude, que pode salvar vidas. No Brasil, 1,8% da população doa sangue, número que está dentro dos parâmetros, de pelo menos 1%. A taxa, entretanto, está longe da meta da Organização Mundial da Saúde (OMS), de 3% da população doadora.

14 de junho de 2017

Só love...mesmo!

Só love...mesmo!

Só love...mesmo!

As vendas para o Dia dos Namorados caíram 9,61% este ano em comparação com o resultado do comércio para a data em 2016, segundo balanço divulgado hoje (13) pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Segundo o SPC, as vendas para a data têm perdido forças nos últimos anos. Em 2016, a queda foi de 15,23%; em 2015, havia sido de 7,82%, e em 2014, de 8,63%. O último resultado positivo foi em 2013, quando as vendas cresceram 7,72%. Esses números mostram que a comemoração pelo Dia dos Namorados ficou apenas no beijo e abraço...


Em palestra no Senado Federal, o governador Wellington Dias defendeu a retomada de obras públicas pelo país como alternativa para superar a crise econômica e retomada dos postos de trabalho. Segundo o piauiense, 25 mil obras estariam paradas em todo o Brasil por falta de recursos. Aqui mesmo no Piauí, grandes e tradicionais construtoras estão em vistas de fechar as portas diante da ausência de dinheiro para realizar obras. Difícil será o presidente Temer ouvir o governador petista.


Não estaria impedido?

Quando um promotor ou juiz apresenta algum tipo de relação pessoal ou profissional anterior com um denunciado ou réu, por dever ético, deve se declarar impedido de analisar o processo e pedir que o mesmo seja direcionado a outro profissional. Este talvez devesse ter sido o caminho adotado pelo promotor que pediu o arquivamento de ação contra o médico Felizardo Batista, com quem tem antiga relação de amizade, inclusive nas redes sociais, e que se estende inclusive a familiares de ambos. Este não seria motivo para se julgar impedido?

Luto

O conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Piauí, José Odon Maia Alencar, faleceu na manhã desta terça-feira (13). José Odon nasceu em Picos, em 6 de outubro de 1928. Era bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Piauí e em sua trajetória política foi prefeito de Pio IX, deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa do Piauí e nessa condição assumiu o governo do Estado entre 12 de agosto e 12 de setembro de 1966. Tomou posse no TCE-PI em 1967 onde permaneceu até 1998 quando se aposentou. O velório será realizado no auditório do Tribunal de Contas na tarde desta terça-feira.

Contratação de instrutores e consultores

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no estado do Piauí – Sescoop/PI - está inscrevendo profissinais que integrarão o seu cadastro de instrutores e consultores. Não há limite com relação a quantidade de credenciados, desde que atendam aos pré-requisitos constantes no edital. A prestação dos serviços de instrutoria e consultoria serão desenvolvidas nas áreas finalistas do Sescoop/PI.

As empresas e profissionais autônomos devem apresentar a documentação exigida e demonstrar sua experiência nas áreas para as quais se inscreveram, conforme está descrito no edital. Os interessados poderão se credenciar em até três áreas do conhecimento.

As inscrições podem ser efetuadas até sexta (16), na sede do Sescoop/PI, situado à Rua Jornalista Dondon, nº 2660, Bairro Horto, CEP: 64052-850, Teresina/PI. Todas as informações estão disponíveis no Edital do Credenciamento 001/2017, que pode ser acessado através do endereço eletrônico www.sescoop-pi.coop.br/credenciamento.

Horário de Funcionamento - Corpus Christi

O Sindicato dos Lojistas do Comércio do Piauí (Sindilojas/PI) informa que em virtude do feriado de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira, dia 15, as lojas do Centro de Teresina estarão fechadas. Já as lojas dos shoppings Teresina e Riverside funcionarão das 14h às 20h e as do Rio Poty de 15h às 21h.

Segundo turno

A eleição para um novo imortal para ocupar a cadeira número 24, sucedendo o desembargador Paulo Freitas na Academia Piauiense de Letras, será definida em segundo turno. Os escritores Carlos Nathan Sousa Soares e José Itamar Abreu Costa receberam a maioria dos votos em eleição realizada neste sábado, 10, e a definição do pleito fica para o dia 01 de junho. Carlos Nathan Sousa Soares e José Itamar Abreu Costa disputaram a vaga com os escritores Dário de Paulo Castro, Diego Mendes de Souza, Francisco Meton Marques de Lima e Kenard Kruel Fagundes dos Santos. Eles conseguiram a maioria dos votos, 12 e 10, respectivamente. De acordo com o Regimento Interno, para a definição em primeiro turno, seria necessário mais da metade dos votos de todos os 39 acadêmicos.

13 de junho de 2017

Independência e harmonia

Independência e harmonia

Independência e harmonia

O presidente Michel Temer (PMDB) divulgou ontem um vídeo onde defende a “Independência e harmonia” dos três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário - tal como preconiza a Constituição Federal de 88. O anúncio veio depois que uma suposta investigação da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) sobre a vida do ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF, veio à tona. O tom de Temer, no entanto, parece não ter sido suficiente para apaziguar os ânimos com o Judiciário, segundo avaliação do Planalto. Tempo ao tempo. 

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) realizou audiência pública nesta segunda-feira (12) para discutir a convocação e nomeação de concursados da Guarda Municipal, pela Prefeitura de Teresina. A administração municipal apresentará em 15 dias uma proposta de cronograma de nomeação de aproximadamente 90 concursados que aguardam convocação. Os concursados alegaram que a Prefeitura estaria contratando empresas terceirizadas para oferta de mão de obra para a área de segurança e vigilância patrimonial.


Lista fechada

O Ministério Público definiu ontem os três nomes que compõem a lista tríplice que será encaminha ao governador Wellington Dias. Os promotores de Justiça Cleandro Moura, Paulo Rubens e Hugo Cardoso estão na disputa para o cargo de Procurador-Geral de Justiça (biênio 2017-2019). Wellington terá dez dias para nomear o escolhido. Cleandro, que disputa a reeleição, foi o mais votado. Isso, no entanto, não significa que seja reconduzido ao cargo por Dias. Em 2015, quando foi nomeado, Cleandro foi o terceiro mais votado da lista, ficando atrás de Claudia Seabra e Elói Pereira de Sousa Júnior. 

Empréstimo 

O presidente da Caixa, Ricardo Occhi, recebe em audiência hoje, 13, parlamentares do PP piauiense para discutir a liberação de empréstimo de R$ 915 milhões para o governo Wellington dias. Participarão da reunião o senador Ciro Nogueira, e os deputados Mainha e Iracema Portella. O deputado Mainha assegurou ontem que o empréstimo está garantido.

Caos

É cada vez maior a confusão na avenida Marechal Castelo Branco, na zona Norte de Teresina. Agora, além dos engarrafamentos causados pelos sinais instalados na área próxima ao shopping, os moradores das redondezas precisam sofrer com a enorme quantidade de carros que estaciona por todos os lugares. 

Portas abertas

Apesar do feriado, tem muito comerciante de rua fazendo planos de abrir suas portas. O motivo é a crise, que tem feito donos de lojas amargarem prejuízos até em datas especiais como o Dia dos Namorados. A situação para os empresários de alguns segmentos não está nada fácil. 

Portas fechadas

Enquanto os comerciantes fazem planos de abrir as portas, os órgãos públicos devem fechar as suas na sexta-feira. Ontem (12), o prefeito Firmino Filho decretou ponto facultativo um dia após o feriado. O Poder Judiciário já havia anunciado que também não funcionará um dia após o feriado de Corpus Christi e suspendendo os prazos processuais. 

Jubileu de Prata

O Padre Antônio Carlos Nogueira, o Padre Carlito, completa 25 anos de ordenação hoje (13). A data será comemorada com celebração na Paróquia São João XXIII. Padre Carlito recebeu o sacramento da Ordem em Valença, no dia 13 de junho de 1995. Na época, ele já era diácono em Monsenhor Gil, onde continuou como padre e, ainda, coordenador do curso de Teologia da UFPI. Em 2001, Padre Carlito assumiu as Paróquias São João XXIII e São João Batista. E por falar na Paróquia João XXIII, Padre Carlito e a comunidade já estão nos preparativos para os tradicionais Festejos de São João Batista, que acontecem de 15 a 24 de julho, com celebrações de missas diárias, seguidas da parte social, com comidas típicas, leilões, espaço infantil e música ao vivo.

12 de junho de 2017

Por um país melhor

Por um país melhor

Por um país melhor 

Nos meios populares é muito comum ouvir palpites sobre a Operação Lava Jato, levando-se em conta tão-somente a paixão político-partidária. Essa idolatria por A ou B age como vedamento a um pensamento racional que tenha como objetivo o equilíbrio da Nação, em todos os sentidos. Infelizmente, além dos políticos que lutam por seus interesses particulares, ainda há parcela considerável da população que acena com as atenções voltados para siglas e siglas.

É necessário que os interesses do País estejam acima dos interesses partidários, acima daqueles que se julgam merecedores de todos os direitos em detrimento do direito do outro. É bem mais fácil resolver uma situação com a cabeça fria que em meio a tumultos, a sentimentos exacerbados por um partido político. Não se pode viver numa redoma: é preciso que se tome consciência do que ocorre nos arredores, na periferia dos acontecimentos, no sentido de que se venha a tomar uma decisão acertada. 

Em razão dos últimos acontecimentos envolvendo o presidente da República, Michel Temer, os tucanos asseguram que haverá revoada da base aliada do governo. O prefeito de Teresina, Firmino Filho (foto), um dos tucanos do Piauí com trânsito livre na esfera nacional do partido, deixou claro que os integrantes do PSDB  não estavam muito à vontade, quando dos escândalos que atingiram o Governo Temer, com a delação da JBS na Lava Jato.

Declaração

"A gente pode perceber que o partido estava muito desconfortável na atuação situação. A bancada federal, especialmente a da Câmara dos Deputados, buscando uma saída do governo, ao mesmo tempo os senadores e deputados mais experientes não percebendo ainda antecipar as consequências dessa saída do PSDB do governo federal", disse Firmino a uma emissora de TV.

Velório

Nesta segunda-feira, o IV Conselho Tutelar de Teresina realiza velório simbólico, pela passagem do Dia da cardiopatia Congênita. O ato, segundo o conselheiro tutelar Djan Moreira, é uma denúncia pela morte de 14 crianças que nasceram com cardiopatia congênita e morreram em decorrência “da uma fila que anda a passos lentos". Djan Moreira é representante da Acontepi - Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Piauí na Rede Nacional Primeira Infância. 

Velório 2

O velório simbólico ocorrerá em dois locais: das 8h às 9h30, cruzamento da Avenida Frei Serafim com a Coelho de Rezende. No horário das 9h50 às 11h, a manifestação será no pátio da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, Centro Administrativo. Após a realização do velório simbólico, uma comissão será recebida em uudiência pelo procurador da República Dr Kelston Lages, do Ministério Público Federal 

Ameaça

A sinalização do PMDB, dando conta de que rompe com o PSDB, caso os tucanos deixem a base de apoio a Michel Temer, já vem preocupando os tucanos: em primeiro lugar, porque a coligação é forte. Não adianta espernear, porque o PMDB é mesmo um partido de peso em todo o Brasil. Em segundo lugar, os tucanos temem uma perca de votos, caso continuem apoiando Temer.

Tremendão

Hoje tem show no Theatro 4 de Setembro, com o roqueiro Erasmo Carlos que, na Jovem Guarda, era conhecido como “O Tremendão”. Erasmo, durante muito tempo, foi um dos grandes parceiros do rei Roberto Carlos. A programação é parte do Projeto Seis e Meia, promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Cultura. 

Cardiopatia

No dia Nacional de Conscientização da Cardiopatia, comemorado hoje, dia 12, o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, instituiu uma comissão para estudar a viabilidade de ser realizar mutirões cirúrgicos em Teresina. E ainda, espelhado em experiências bem-sucedidas em Alagoas e Paraíba, que têm as mesmas dificuldades na assistências às crianças, Florentino vai replicá-las no Piauí e assim implantar uma rede de atenção a crianças com diagnóstico de cardiopatia congênita.

09 de junho de 2017

Feitiço e feiticeiro

Feitiço e feiticeiro

Feitiço e feiticeiro

Em diversos momentos, sobretudo nos momentos de maior embate, os ministros e até os advogados têm evocado as argumentações dadas pelo ministro Gilmar Mendes em situações anteriores para rebater os comentários feitos no Plenário do TSE, durante julgamento da chapa Dilma-Temer. De repente, o polêmico ministro tem suas contradições expostas a todo o Brasil.

Como dissemos na coluna de ontem, mal as paredes dos corredores da Ufpi foram pintadas, já amanheceram riscadas. Talvez já esteja na hora de proibir a circulação de pessoas após o término das aulas. 

Erramos

Na matéria publicada na edição de ontem (8), na página 3, com título “Regina Sousa diz que Reforma Trabalhista é indecente”, há um erro. O resultado da análise na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado foi de 14 a 11, e não 14 a 1, como dito no último parágrafo do texto.

MEC retira livro de escolas

O ministro da Educação, Mendonça Filho, informou que o livro Enquanto o sono não vem, distribuído pelo Programa de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) para alunos de 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental, deverá ser recolhido das escolas públicas. No livro, um dos contos aborda o tema incesto, considerado  impróprio para crianças de seis a oito anos de idade, segundo o órgão. De autoria do escritor José Mauro Brandt, a obra é dividida em oito contos. Um deles, A triste história de Eredegalda, fala sobre o desejo de um rei em se casar com a mais bonita de suas três filhas. Diante da negativa, a menina é castigada e acaba morrendo de sede.

Nome limpo

A maior parte dos trabalhadores que recebeu dinheiro das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) usou os valores para quitar dívidas, segundo pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). O levantamento aponta que 38% pagaram dívidas em atraso e 4% usaram o dinheiro para pagar uma parte das pendências. O dinheiro foi usado para despesas do dia a dia por 29% dos entrevistados. Já 19% optaram por poupar. Outra parcela - 14% - pagou contas não atrasadas, como crediário e prestações da casa ou do carro e 13% fizeram compras.

Narguilé

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou, em segunda votação, o Projeto de Lei 41/2017, que proíbe a venda de narguilé (cachimbo fumado por uma mangueira e que usa a água como filtro) para menores de 18 anos. Agora, o projeto de autoria do vereador Alessandro Guedes segue para sanção do prefeito da cidade. Os parlamentares piauienses, que têm por hábito observar as leis aprovadas em outros estados para basear suas propostas bem que poderia copiar essa proposta.

Brinquedos em alta

O desempenho da indústria nacional de brinquedos têm crescido nos últimos oito anos. De acordo com a Abrinq, desde 2009 o faturamento cresce ininterruptamente, sempre com alta da produção nacional. Em 2016, o faturamento total da indústria (preço de varejo) foi da ordem de R$ 6 milhões sendo que a produção nacional foi de R$ 3,4 milhões. O resultado significa crescimento de 7% em relação a 2015. “Em mais quatro anos a produção nacional deverá ficar com 70% do mercado”, acredita o presidente da Abrinq.

08 de junho de 2017

Rebeldia vazia

Rebeldia vazia

Rebeldia vazia

Circulando pelos corredores da Universidade Federal do Piauí, é perceptível uma guerra silenciosa entre a gestão do campus e pichadores. De um lado, vê-se paredes completamente riscadas, rabiscadas, repletas de xingamentos, acusações e expressões de uma rebeldia vazia, que o fim em si mesma. Do outro lado, vê-se servidores da Universidade pintando e repintando as paredes do local. Chegou à coluna a informação de que atualmente a incansável pintura das paredes é hoje a atividade que mais soma recursos na conservação do local. Para alguns, pode soar como retrógrada ou conservadora a defesa das paredes pintadas, no entanto, deve-se primeiro perceber que pichação e grafite são completamente diferentes, já que esta segunda sim é arte e merece muitos muros e paredes para se expressar. A pichação, por sua vez, sobretudo a que vem sendo encontrada na Ufpi, não é muito diferente dos rabiscos feitos por crianças bem pequenas quando - num descuido - têm acesso a uma caneta. Tá na hora de crescer, não?!

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retomou o julgamento que pede a cassação da chapa que elegeu Dilma Rousseff e Michel Temer nas eleições de 2014.  Sobre o assunto, a Procuradora-Geral do Município de Teresina, Geórgia Nunes, se manifestou durante debate na TV Folha. "O Judiciário só deve intervir em situações pontuais, o protagonista no processo eleitoral deve ser o eleitor", afirmou.

Faroeste ou Detran?

Um servidor do Detran teria ameaçado a ex-companheira, também servidora do Detran, com um punhal porque ela decidiu encerrar o relacionamento. O rapaz, diz-se à boca miúda, é um "confuseiro" habitual e já teria até agredido um procurador do Detran. Mesmo assim, ele é tão temido que diante de tamanha agressão e covardia, nem mesmo os seguranças do local se mexeram para conter o agressor. Só pode estar se escondendo sob a sombra de um escudo poderoso, hein. Se o Detran for um lugar minimamente sério, o servidor será afastado e uma sindicância será instaurada para investigar as circunstância de tal fato.

Claque caro

O deputado Luciano Nunes, candidato em chapa única à presidência da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), está em Foz do Iguaçu para a eleição. O que surpreende é que nada menos do que dez deputados estaduais piauienses deixaram suas atividades no Estado para irem à Foz do Iguaçu aplaudir Luciano Nunes. Sem dúvida, esta será uma claque cara aos cofres públicos...

Vagas

A Universidade Aberta do Piauí – UAPI, criada através de decreto no final de 2016, vai iniciar as atividades ainda neste mês de junho com o lançamento do edital do processo seletivo no próximo dia 14. O certame vai oferecer 3 mil vagas para curso superior em Administração na modalidade a distância para 60 municípios piauienses.

Esforço

O deputado José de Andrade Maia Filho, o Mainha (PP), esteve nesta quarta-feira (7) em reunião com o presidente da Caixa Econômica Federal Gilberto Occhi, e com o vice-presidente de Habitação, Nelson Antonio de Souza, em Brasília. Foi solicitar empenho na liberação de recursos para construção de casas do Minha Casa, Minha Vida - Fase 1 no Piauí e discutir contratos para projetos de investimentos que a Caixa tem no estado.

06 de junho de 2017

Alegria de pobre...

Alegria de pobre...

Alegria de pobre...

... dura pouco, já dizia o ditado. Pois bem, depois do anúncio do Ministério da Saúde de que a campanha de vacinação contra gripe seria estendida ao público em geral, muita gente que não está contemplado no público-alvo para campanha, até achou que teria acesso à dose da vacina. Mas, apenas alguns estados estão cumprindo a determinação do Ministério da Saúde. No Piauí, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) "informa que a campanha de vacinação contra a gripe continua voltada ao público-alvo já definido: crianças entre seis meses a quatro anos, gestantes, mulheres que tenham realizado parto há menos de 45 dias, idosos maiores de 60 anos, doentes crônicos (mediante prescrição médica), trabalhadores da saúde, indígenas, população privada de liberdade, profissionais do sistema prisional e professores das escolas do ensino básico ao superior. A ampliação da oferta da vacina contra a gripe para a população em geral dependerá do envio de nova remessa de doses pelo Ministério da Saúde. A Sesapi está solicitando ao ministério uma nova remessa em quantitativo compatível com as necessidades dos municípios". Os estados que já confirmaram a liberação foram Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, Sergipe, Maranhão e Rodônia, além do Distrito Federal. Tomara que liberem, porque deixar vacina estragar e não distribuir à população seria um ato criminoso...

O músico e compositor Valciãn Calixto fará show nesta terça-feira (06), no palco principal do SALIPI 2017. Em seu repertório apresentará músicas autorais, além de versões para sucessos de artistas negros e nordestinos como Baiana System, Zezo, Pabllo Vittar, Caetano Veloso, Bezerra da Silva, Jorge Ben, entre outros. O show começará às 20h30.

Homenagem

A professora Graça Ciríaco, que lecionava no curso de Química da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e faleceu no último dia 26 de maio, foi homenageada ontem (5) em assembleia geral do sindicato dos docentes da instituição, a Adcesp. A sala de reuniões da sede do Sindicato levará o nome da professora, que tinha 69 anos e era conhecida pela militância política e sindical desde os tempos da ditadura militar.

Senha para o céu?

Repercute nas redes sociais a denúncia de que estavam distribuindo senhas para ter acesso aos assentos da Igreja Matriz em Valença/PI. Segundo relato, os lugares teriam sido destinados às autoridades, ficando proibida a comunidade de utilizar os bancos. Como pode?

União 

Na manhã desta segunda, 05.06, auditores fiscais, auditores governamentais e técnicos fazendários estiveram reunidos na sede do SINAFFEPI para tratar de pauta comum às categorias. Na foto, Hamon Stelitano, presidente da AAGEPI – Associação dos Auditores Governamentais da CGE-PI; Caetano Mello, presidente do SINAFFEPI – Sindicato dos Auditores Fiscais da Fazenda Estadual do Piauí; e Augusto Muller, diretor administrativo financeiro do SINTFEPI – Sindicato dos Técnicos da Fazenda Estadual do Piauí.

Genéricos em alta

A possibilidade de economia, proporcionado pelos medicamentos genéricos está fazendo com que grande parcela da população já considere essa opção na hora da compra. Os dados são resultados da pesquisa Análise do perfil de compra dos consumidores de medicamentos. Segundo a pesquisa o número de brasileiros que consideram essa opção na hora da compra é bastante expressivo, sendo que 37% dos consumidores apontara que adquiriram medicamentos dessa modalidade, outros 32% compraram os de marcas e 31% compraram uma mescla dos dois tipos.

Vagas disponíveis

O Ministério Público do Trabalho no Piauí (MPT-PI) abriu as inscrições do processo seletivo de estagiários de nível superior dos cursos de Direito, Ciências Contábeis, Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e Tecnologia da Informação. São 10 vagas previstas, sendo oito para Direito, uma para Contábeis, uma para Comunicação e o restante para formação de cadastro de reserva. Os interessados devem acessar o site da Procuradoria Regional da 22ª Região (www.prt22.mpt.mp.br) no link “informe-se/concursos_e_seleções/estagiários” até às 17h do dia 16 de junho de 2017. No ato da inscrição, deverão ser anexadas cópias digitalizadas dos documentos exigidos no edital.

05 de junho de 2017

Um crescente lamaçal

Um crescente lamaçal

Um crescente lamaçal

A banalização da corrupção, isso em todas as esferas sociais, mas em especial no mundo político, vem deixando a população descrente em dias melhores, descrente no surgimento de políticos sérios; de políticos que estejam, realmente, comprometidos com as causas do povo lhes confiou o voto, suas esperanças. Infelizmente o que estamos assistindo, diariamente, é um manancial de denúncias, de provas irrefutáveis que revelam a verdadeira face daqueles que nos representam. Vergonhoso.

Constantemente, os articulistas trazem o assunto à baila: a cada dia, o lamaçal da corrupção cresce como erva daninha que se alastra, desconhecendo barreiras, desconhecendo limites. Nós brasileiros somos um povo esperançoso, acreditando que o amanhã será sempre melhor. Entretanto, essa esperança parece estar se consumindo para dar vazão a uma apatia que, por sua vez, poderá explodir com resultados inimagináveis. Tudo tem limite, menos essa corrupção desenfreada, predadora, maléfica, insuportavelmente agressiva que massacra o cidadão de bem, que furta da população a capacidade de viver com tranquilidade, como merece aqueles que cumprem com seus deveres de cidadãos.

Quem pensava que o deputado estadual Dr. Pessoa sairia candidato à sucessão do governador Wellington Dias está enganado: segundo corre, á boca miúda, o parlamentar estará disputando uma cadeira para a Câmara Federal, em partido de oposição. Para os que circulam por seu gabinete, Dr. Pessoa tem todas as condições para disputar uma vaga na Câmara Federal, em decorrência de seu trabalho junto aos pobres, no campo e em plenário. É esperar para ver.

Violência

A comunidade de “La Sierra”, um bairro vulnerável de Medellín que está passando por transformações urbanas, recentemente recebeu a visita dos secretários de Planejamento e Coordenação e Assistência e Políticas Integradas, Washington Bonfim e Samuel Silveira. lá eles puderam conversar com moradores do local e conhecer o sistema de transportes público da cidade. A visita ao bairro de “La Serra” faz parte da Semana do Laboratório de Medellín, através do Banco Mundial. Além dos gestores de Teresina, o secretário de Segurança Pública do Ceará e o prefeito de Sobral e representantes de outros 20 países das Américas, de 35 cidades diferentes da região, participam do evento que discute estratégias de prevenção à violência. Mas bem que o esporte e a cultura em geral poderia gerar muitos frutos por aqui. Não raramente falta, somente, má vontade.

Forró

Quem circular pela Nova Ceasa vai ficar animadinho com as bandas de forró pé de serra que estarão se apresentando, aos sábados, neste mês de junho, das 7h às 10h. O lançamento do projeto, pelo diretor da casa, James Andrade, aconteceu semana passada. O objetivo da instituição é colocar o forró bem perto da turma que anda por lá, seja consumidor ou que está vendendo frutas, verduras etc. Além de propagar esse ritmo nordestino, as bandas divulgam repertório e ganham lá seus cachês.

Salipi

A feira de livros do Salão do Livro do Piauí, que acontece até o dia 11, no Espaço Cultural Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí, oferece ótimas oportunidades para quem deseja enriquecer a biblioteca: edições para todos os bolsos estão nso stands. Agora é pesquisar e encontrar boas promoções. Os livros de escritores piauienses são um grande achado. Vale a pena levar toda a família e passar agradáveis momentos em ambiente dos mais saudáveis.

Eleições Diretas

Foi aprovada, por unanimidade pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 67/16, que prevê a realização de eleição direta para presidente e vice-presidente da República, caso os cargos fiquem vagos nos três primeiros anos de mandato. A Constituição admite, atualmente, eleição direta apenas se a vacância ocorrer nos dois primeiros anos. Ultrapassando esse período, é realizada eleição indireta pelo Congresso Nacional, prazo de 30 dias. Com a mudança proposta na PEC, a realização de eleição indireta para presidente e vice-presidente ficará restrita ao último ano do mandato. A PEC será enviada para a Câmara dos Deputados, caso seja aprovada no plenário do Senado.

02 de junho de 2017

Fora de ordem?

Fora de ordem?

Fora de ordem?

Um conselheiro federal da OAB/PI está sendo denunciado por advogadas através de suas redes sociais. As mulheres alegam que o colega de profissão teria agido de forma machista ao enviar mensagem ao chefe delas, afirmando que as advogadas eram "gostosas, porém burras". O assunto rendeu bate-boca entre o conselheiro e as denunciantes. O fato é que cabe agora à presidência da OAB e uma de suas muitas comissões chamar os envolvidos e cobrar a devida apuração dos fatos. A OAB deve ser uma entidade para garantir a Ordem, não?

Registro do governador Wellington Dias na sala de embarque do Aeroporto de Teresina. Bem acompanhado, ele estava!


APP da saúde

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, apresentou nesta quinta-feira (1º) o aplicativo e-SAÚDE, novo canal de comunicação entre o Ministério da Saúde e o cidadão. A nova ferramenta foi apresentada durante o evento Dados Abertos sobre a Saúde no Brasil, do Google, em São Paulo. O aplicativo foi criado pelo Departamento de Informática do SUS (DATASUS) e oferece, de forma online, informações em saúde de uso pessoal e restrito a cada cidadão brasileiro, como o acesso aos dados do cartão nacional de saúde, lista de medicamentos retirados nas unidades de saúde, acompanhamento do cartão de vacinação, lista de exames realizados, além de outras informações.

Vergonha multiplicada

O vídeo de um casamento em Teresina que viralizou na grande rede quando uma convidada, para fazer o registro da entrada da noiva, derrubou o ornamento de flores e ainda caiu, rendeu uma certa polêmica. Algumas pessoas criticaram o fato de muita gente rir e compartilhar o vídeo. Pois a convidada e a noiva deram entrevista para os apresentadores Luciano Hulk e Fernanda Souza em programa na intenet quando eles tiram o maior sarro. Quer dizer que só os globais podem tirar onda?

Errata

Na matéria sobre o filme Mulher Maravilha, veiculada no caderno Torquato, na ediçãod e ODIA de 1º de junho, há informação dando conta de que o personagem é uma heroína de HQ da editora Marvel, na verdade trata-se de uma criação da editora estadunidense DC Comics.

Teletrabalho

No próximo dia 15 de junho, a Resolução n. 227/2016, que regulamenta o teletrabalho no Poder Judiciário, completa um ano de vigência com ampla adoção pelos tribunais. A norma aprovada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estabelece que a adoção do regime de teletrabalho é facultativa, cabendo a cada órgão ou gestor decidir se haverá teletrabalho na unidade. A Resolução, que deve ser seguida por todos os órgãos do Judiciário, veda que servidores em cargos de direção ou chefia, em estágio probatório ou que tenham subordinados façam teletrabalho. Também veda o teletrabalho a ser executado fora do país, exceto se o servidor tiver obtido do tribunal licença para acompanhar o cônjuge. Nas unidades que optarem pelo teletrabalho, a resolução estabelece que no máximo 30% dos servidores da unidade poderão adotar a modalidade. O percentual pode ser ampliado a 50% do quadro dos servidores, a critério da Presidência do tribunal. 

Reconhecimento

O Ministério Público do Estado do Piauí realiza, nesta sexta-feira (2), o evento “Amigas e Amigos do Ministério Público no enfrentamento à violência contra a mulher”, que foi idealizado pelo Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher vítima de violência doméstica e familiar , o NUPEVID. O objetivo principal é prestar uma homenagem as personalidades parceiras do Ministério Público do Estado do Piauí na defesa dos direitos das mulheres. A cerimônia ocorrerá, às 8h, no Auditório Procuradora Iolanda Carvalho, localizado na Procuradoria-Geral de Justiça.

O deputado estadual Evaldo Gomes, presidente estadual do PTC, esteve participando de audiência com o governador Wellington Dias levando os prefeitos do partido Ceiça Dias (Valença), Arnildo Nogueira (Novo Oriente) e Ronaldo Gomes (Luzilândia). Marcos Venícius, coordenador estadual de Modernização também participou da audiência. Em pauta, foi discutida a parceria que o Governo do Estado tem com as prefeituras e o PTC firmou compromisso de apoio político para as eleições 2018.


01 de junho de 2017

Mais carne fraca

Mais carne fraca

Mais carne fraca

Pouco mais de dois meses após deflagrar uma operação para desarticular um suposto esquema criminoso envolvendo fiscais agropecuários federais e empresários do agronegócio acusados de adulterar a qualidade da carne e de seus derivados, a Polícia Federal (PF) desenvolveu hoje (31) a segunda fase da Operação Carne Fraca.

O principal alvo da nova ação policial é o ex-superintendente do Serviço de Inspeção a Produtos de Origem Animal, da superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Goiás, Francisco Carlos de Assis.

Assis foi uma das pessoas conduzidas coercitivamente (quando o suspeito é levado a prestar depoimento e liberado em seguida) em 17 de março, quando foi deflagrada a primeira fase da Operação Carne Fraca. Além disso, a PF afirma que o investigado foi flagrado em interceptações telefônicas destruindo provas relevantes.

Segundo a PF, o ex-superintendente participava do esquema de corrupção, tendo impedido que uma “grande empresa” do setor alimentício fosse interditada em razão das irregularidades constatadas por fiscais que inspecionaram o estabelecimento.

Será o golpe no golpe? Senadores de oposição conseguiram aprovar na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, por unanimidade, a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 67/16, que prevê a realização de eleição direta para presidente e vice-presidente da República se os cargos ficarem vagos nos três primeiros anos anos de mandato. Depois do impeachment, tudo pode ganhar ar de legalidade e passar adiante...acaba não...

Não tem jeito

Matéria publicada na edição desta quarta, dia 31, em ODIA mostra como o esporte vive no banco de reservas no Piauí. Primeiro que o Albertão nunca abre para receber jogos, pois não tem as licenças necessárias para receber público. Segundo que agora até mesmo o Lindolfo Monteiro poderá receber público. No jogo do Altos pela Série D do Campeonato Brasileiro, neste fim de semana, os portões permanecerão fechados para a torcida. Perde o esporte, perde o time (que fica sem torcida e sem a renda da bilheteria).

E já?

O desembargador Néviton Guedes, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, decidiu nesta quarta (31) libertar o ex-governador do Distrito Federal (DF) Agnelo Queiroz, que foi preso temporariamente na semana passada durante a Operação Panatenaico, da Polícia Federal. Agnelo é suspeito de participar de esquemas de superfaturamento em diversas obras no DF, incluindo a reconstrução do Estádio Mané Garrincha para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, cujas fraudes teriam acarretado prejuízo de R$ 1,3 bilhão aos cofres públicos.

Novidade boa!

Os pacientes diagnosticados com esclerose múltipla terão mais uma opção de tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS). O Ministério da Saúde incorporou o medicamento teriflunomida. A nova medicação, além de oferecer redução dos surtos e da progressão da doença com menores riscos aos pacientes, será o primeiro medicamento da primeira linha de cuidado, por via oral. A novidade estará disponível em até 180 dias nas unidades de saúde do país e deve atender, cerca de 12 mil pacientes, que já recebem tratamento na rede pública de saúde, além dos novos casos diagnosticados.

Deu sorte

A Secretaria Estadual da Fazenda realizou nesta quarta-feira (31) o 21º sorteio da Nota Piauiense e divulgou o nome dos dois ganhadores que receberam os maiores prêmios, o de R$ 50 mil e R$ 20 mil. A artesã Lucivânia da Silva Carvalho Marques, que mora no bairro Gurupi, em Teresina, foi a ganhadora dos R$ 50 mil. Ela nem acreditou quando recebeu a notícia. “Meu Deus a emoção é demais, já estava com um certo tempo que tinha feito o meu cadastro mas nunca ganhei nada. E esse prêmio veio em uma hora maravilhosa, eu estava meio parada no meu trabalho com o artesanato, e como a situação está muito difícil, acabei atrasando algumas contas. Agora vou poder organizar a minha vida financeira”, comenta Lucivânia.

Pedro II

Foi lançado oficialmente, nesta quarta-feira (31), a 14ª edição do Festival de Inverno de Pedro II, que acontece entre os dias 15 e 18 de junho. Na solenidade, o secretário de Cultura Fábio Novo (PT) anunciou mudanças na corrida Desafio Serra dos Matões. Segundo Fábio Novo, haverá apresentação da Escola de Dança de Teresina e de músicos em pontos específicos ao longo dos 21 km de percurso pela zona rural de Pedro II. 

30 de maio de 2017

Salipi vem aí!

Salipi vem aí!

Salipi vem aí!

O Piauí está em contagem regressiva para o início do Salão do Livro do Piauí - Salipi, evento que faz parte da programação anual das famílias, das escolas e dos amantes da leitura. Este ano, grandes nomes vem ao Estado, como Luiz Felipe Pondé e Rossandro Klinjey. Além da feira de livros, apresentações de dança, shows musicais e tudo mais que apenas o Salipi oferece - gratuitamente - ao público. Este ano, o Prêmio Jovens Escritores, realizado pelo Sistema ODIA, em parceria com o Salipi, também traz muitas novidades. Os temas dos trabalhos serão relacionados às lendas piauienses e deverão fazer com que as histórias sejam contadas e recontadas a partir de um olhar atual, contemporâneo. Esse Salipi promete!

O nosso premiadíssimo cartunista Jota A. levou o primeiro lugar em Cartum free e segundo lugar em cartum Ecologia no IX Festival Internacional de Humor da Amazônia. Parabéns Jota A!


Mais espera

O julgamento da morte do jornalista Júlio Cesar de Macedo Galvão foi suspenso por um mandado de segurança expedido pelo desembargador Luiz Gonzaga Brandão. Júlio Cesar Galvão morreu após o carro em que estava ser atingido por outro, que estaria em alta velocidade. O caso completa 11 anos no mês que vem sem chegar a um resultado. De acordo com a defesa do réu Everaldo Ralfa de Sousa, o advogado Gustavo Uchôa, o Tribunal entendeu por aguardar uma decisão que cabe agora ao Supremo Tribunal Federal. “O Tribunal do Júri julga crimes dolosos contra a vida. E a acusação contra meu constituinte é de homicídio culposo, acidente de trânsito, que seria da vara privativa, a sexta vara criminal. Então essa questão da competência [do Tribunal do Júri] está sendo discutida no STF”, explica o advogado. Segundo ele, a decisão do tribunal é só por cautela. “O Tribunal apenas suspendeu até que se aguarde a decisão do Supremo”.

Folha ouviu

O Jornal Folha de São Paulo buscou 122 pessoas, entre artistas, acadêmicos e intelectuais sobre a crise política brasileira. No fim das contas, 30 entendem que Michel Temer deveria deixar o cargo, 1 defende afastamento temporário enquanto Temer estiver sendo julgado, 81 não quiseram responder ou não enviaram suas opiniões, 11 acham que Temer deveria continuar. Confira a seguir algumas opiniões de cada lado.

Com Temer...

Ives Gandra Martins, jurista

"A fita gravada, imprestável nos trechos denominados comprometedores, em nenhum momento compromete o presidente. De qualquer forma, todos os fatos deverão ser investigados até que se conheça a verdade real do golpe dado por dois empresários que se declaram corruptores de 1.823 políticos e que gozam da impunidade absoluta. Se o presidente for culpado, aí sim deverá renunciar".

Sem Temer...

Jorge Kalil, cientista e professor da USP

"Temer deveria sair, e digo isso com muito pesar, já que ele está promovendo reformas estruturantes importantíssimas. A economia dá sinais de recuperação. No entanto, é inadmissível a postura conivente do presidente frente a relatos criminosos de um investigado no momento em que a sociedade clama por ética e transparência".

Van da participação

A Prefeitura de Teresina está ouvindo a população para elaboração do Plano Diretor de Ordenamento Territorial e do Plano Plurianual. Para isso, está percorrendo os principais espaços públicos para colher as propostas. Nesta terça-feira 30, a “van da participação” vai estar no Campus Pirajá da Universidade Estadual do Piauí das 8h às 10h e das 16h às 19h. A população ainda pode apresentar sua ideia através do site Teresinaparticipativa.com.br e do aplicativo Colabore. 

IFPI oferta de 1.665 vagas

A partir de 6 de junho, o Instituto Federal do Piauí abre inscrições para 1.665 vagas em cursos técnicos concomitantes e subsequentes que começarão no segundo semestre deste ano. As vagas estão divididas em 16 cidades: Angical, Campo Maior, Cocal, Corrente, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Paulistana, Pedro II, Pio IX, Piripiri, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Teresina, Uruçuí e Valença.