• Águas de Teresina
  • assinatura jornal

Notícias Roda Viva

17 de agosto de 2017

Pobres desprotegidos

Pobres desprotegidos

Pobres desprotegidos

Cortes nos programas Bolsa Família, redução do aumento do salário mínimo, contenção de recursos para agricultura familiar, desmonte de programas de saúde pública, entre outras ações do governo federal atingem diretamente os mais pobres. Essa rede de proteção é essencial para garantir aos menos favorecidos, condições mínimas de sobrevivência, além de oportunizar possibilidades de crescimento pessoal aos mais pobres. Na área da educação, as universidades federais vivem um verdadeiro desmonte, prejudicando o acesso dos mais pobres ao ensino superior. Esse cenário pressiona a classe política e o governo a tomarem medidas urgentes para retirar o país da crise econômica e garantir que o crescimento do número de pobres no país aumente.

Na missa em ação de graças pelo Aniversário de 165 anos de Teresina, a primeira-dama da cidade, Luci Silveira, e o governador Wellington Dias (PT), demonstraram entrosamento e clima de aliança política. O governador sonha com o apoio de Firmino Filho (PSDB) a sua reeleição e com a primeira-dama no PP, aliadíssimo de Wellington, já é meio caminho andado. A questão é que embora apoie Wellington, o tucano precisa ser discreto para não arranjar problemas com a direção nacional do seu partido. O registro é do fotógrafo Moura Alves. 

Tendência

A primeira-dama de Teresina, Luci Silveira, afirmou que nunca cogitou a possibilidade e nem foi convidada a ser candidata a vice-governadora nas eleições do ano que vem. Ela disse que vai aguardar o tempo certo para tratar sobre as eleições de 2018. Filiada ao PP, a tendência é que ela concorra a uma vaga na Câmara Federal.

#ACidadeFeitaPorElas ou para ela? 

O prefeito Firmino Filho mostrou que continua sendo um homem que enxerga longe na política. O tema da campanha publicitária da Prefeitura de Teresina pelos 165 anos da cidade teve como slogan "#ACidadeFeitaPorElas", e buscou personificar a cidade através de características comuns a muitas mulheres que vivem na capital, como a dedicação ao trabalho e aos estudos. Curiosamente, a equipe de Firmino teve a ideia de usar este tema exatamente um ano antes das eleições de 2018, quando a primeira-dama Lucy Silveira deve candidatar-se a uma vaga de deputada federal pelo PP.

Mais uma morte

O número de mortes na BR-135 aumenta drasticamente. Na terça-feira (15), para não colidir com um ônibus, o motorista de um carro acabou levando o veículo para a direita, trecho que em vez de um acostamento, encontrou um desnível de aproximadamente 30 cm. São quase 50 vítimas fatais neste ano no trecho da Rodovia da Morte. Na semana passado, o bispo de Bom Jesus, Dom Marcos Tavoni criticou os políticos piauienses por visitarem a região de aeronave e não percorrerem o trecho de carro.

O líder

O deputado estadual João de Deus (PT), líder do Governo na Assembleia Legislativa, critica o distritão e afirma que tem crescido uma onda de protestos contra o modelo. De olho numa vaga de titular na próxima legislatura, ele afirmou que no modelo atual a preferência do PT é por sair sozinho, sem coligações, mas reconhece que é preciso conversar com aliados.

Minha Casa Legal

A Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) instala hoje (17) e amanhã (18), um escritório itinerante do Programa Minha Casa Legal para atender todos os mutuários da cidade de São Raimundo Nonato. A ação tem como objetivo convocar as pessoas que moram nos conjuntos da extinta Cohab: Cândida Macedo e São Raimundo para promoverem a regularização dos seus imóveis. Os mutuários que moram nos loteamentos do Iapep: Gavião, Santa Fé, Santa Luzia e no bairro Almeida também receberão os serviços jurídicos do programa de regularização. O atendimento será prestado das 8h às 18h, na Unidade Escolar Maria Ribeiro de Castro, localizada no bairro Santa Luzia, em São Raimundo Nonato.

15 de agosto de 2017

É preciso combater a radicalização

É preciso combater a radicalização

É preciso combater a radicalização

Uma onda crescente de ideias de extrema-direita tem sido registrada no mundo. No último final de semana nos Estados Unidos, uma cena inimaginável para qualquer sociedade civilizada: a realização de uma marcha de supremacistas. Pessoas com tal perfil sempre existiram, mas em cenários de disputas radicais elas ficam mais identificáveis e à medida em que suas ideias não são combatidas elas acabam encontrando terreno fértil para prosperar e se mobilizarem. E a história comprova que da mesma forma que a sociedade pode evoluir, também é possível retroceder. Neste sentido, o remédio para combater a radicalização de ideias e o espirito de esgarçamento entre diferenças culturais deve ser o exemplo na punição a quem comete crimes e um modelo de sociedade que integra em vez de separar as diferenças. 

O governador Wellington Dias (PT) aproveitou ontem (14) a inauguração da “Ponte do Meio” na avenida Frei Serafim para fazer o que mais sabe: política. O chefe do Executivo estadual entregou a obra e caminhou ao lado daqueles que poderiam causar problemas a seu projeto de reeleição ano que vem: Ciro Nogueira (PP) e Firmino Filho (PSDB). O governador sabe que ninguém ganha eleição sozinho e por isso, enquanto petistas chamam Ciro Nogueira (PP) de golpista, ele afaga elogiando o compromisso do senador com o Piauí. Já Firmino Filho (PSDB), que poderia ser forte candidato ao governo ano que vem, está mais próximo de Wellington que nunca. É só lembrar que a primeira dama de Teresina deverá ser candidata a deputada federal numa chapa que apoia a reeleição de Dias.  

Má ideia

A Câmara Municipal de Vereadores deve barrar a proposição do vereador Luís André (PSL), em conceder título de cidadania teresinense ao prefeito paulista, João Dória (PSDB). O prefeito de São Paulo nunca fez nada por Teresina, não conhece a cidade e seu povo e percorre o Nordeste apenas com o objetivo de viabilizar uma candidatura a presidente. O vereador deveria aproveitar a oportunidade de ser parlamentar e propor algo mais útil, ou quem sabe até utilizar seu tempo para fiscalizar o poder executivo. Será pedir demais?

Boa ideia

O deputado estadual Dr. Pessoa (PSD) apresentou ontem (14), projeto de lei que que trata sobre a proibição da inauguração de obras inacabadas ou de obras que embora tenham sido concluídas não dispõem de condições de funcionamento ou utilização. A proposta é válida porque virou rotina obras serem inauguradas e depois ficarem fechadas por meses, aguardando equipamentos. Isso quando municípios ou governo estadual não entende de inaugurar “etapas de obras”. Inauguração só deve ocorrer quando a obra está pronta para ser utilizada pela população. 

Passo a passo

O governador Wellington Dias pretende entregar até o final de seu atual mandato as principais obras do governo marcadas pelo atraso na construção. Nessa segunda, ele inaugurou a Ponte de Meio, que demorou quatro anos para ser concluída, e em 2015, Wellington já havia inaugurado o aeroporto de São Raimundo Nonato, que durou 10 anos para ser finalizado. O desafio do governador para este ano é entregar, ainda, o Rodoanel de Teresina e o elevado da Avenida Miguel Rosa. Para 2018, ele quer inaugurar a duplicação das BRs. Ele diz que o passo a passo de cada obra já está bem definido e planejado. Já o Porto de Luís Correia não será dessa vez.

Falta de informações

No ranking de gestão fiscal da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, mas de 70 prefeituras piauienses não apareceram porque não enviaram os dados para a Secretaria do Tesouro Nacional, que serve como base de dados para elaboração do ranking. Se esses municípios não tiveram a organização de enviar os dados, imaginem a organização que está a gestão fiscal. É hora dos órgãos de controle apertarem o cerco. 

Presente

No aniversário de Parnaíba, comemorado ontem (14), o governador Wellington Dias e o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, inauguraram a Casa da Gestante e dez leitos da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCIN), do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba. Os novos serviços que serão implantados integram um conjunto de ações para o fortalecimento na assistência à gestante e bebê, conforme diretrizes da Rede Cegonha. 

11 de agosto de 2017

Distritão favorece quem já tem mandato

Distritão favorece quem já tem mandato

Distritão favorece quem já tem mandato

A tese do Distritão caiu nas graças dos atuais deputados federais e senadores. E não é para menos, ela beneficia diretamente quem já está no mandato. A regra é muito simples, os candidatos mais votados ao parlamento serão os eleitos. No caso do Piauí, os 10 deputados federais e 30 estaduais eleitos serão os que tiverem mais votos. Na avaliação dos cientistas políticos, a tese facilita ainda a candidatura de quem dispõe muitos recursos financeiros para campanha. Em vez de partidos e coligações brigarem por votos para o coeficiente eleitoral, como ocorre hoje, com o Distritão é todos contra todos. O risco das campanhas ficarem mais caras, com o uso de caixa 2 é bem maior. Um outro detalhe também é interessante, nenhum país desenvolvido utilizada o sistema do Distritão, que é usado no Afeganistão, Kuait, Emirados Árabes Unidos e Vanuatu, nenhum deles exemplo de democracia.

Aos 89 anos, a eleitora Josefina Ferreira Costa, primeira deputada estadual do Piauí e segunda do Brasil, compareceu na manhã desta quarta-feira (9) ao Cartório Eleitoral de São João do Piauí-PI, para realizar o seu recadastramento biométrico. Mulher vanguardista nascida em São Raimundo Nonato-PI no dia 22 de abril de 1928 foi eleita em 1970 pela Aliança Renovadora Nacional, antiga ARENA e cumpriu mandato no período de 1971 a 1974. A pedido do marido deixou a política logo após o término do mandato.

Insegurança no interior

A população de Olho D’água do Piauí, realizou ontem (10), uma Caminhada Pela Paz. A concentração ocorreu no Mercado Público da cidade e seguiu até o ginásio Poliesportivo da Avenida Principal. O pequeno município localizado a 110 quilômetros de Teresina, tem registrado um elevado aumento de ocorrências criminosas. Assaltantes armados cometem crimes diariamente na cidade e a população se mobiliza para chamar atenção das autoridades.

Folga boa

Com a chegada do Dia dos Pais, 316 detentos do sistema prisional piauiense vão ganhar liberdade nestes dias. 240 são da Colônia Agrícola Penal Major César; 37 da Casa de Apoio ao Semiaberto e 26 da Penitenciária Feminina de Teresina. No interior, apenas cinco detentos vão para casa neste Dia dos Pais, 2 da penitenciaria de Esperantina, 2 da penitenciária de Oeiras e 1 da Penitenciária Fermina de Picos.

Henry Wall interditada

A Avenida Henry Wall de Carvalho será parcialmente interditada a partir das 7h deste sábado (12) para serviços de recapeamento asfáltico. A obra de mobilidade urbana deve acontecer durante todo o mês de agosto e está orçada em R$ 2,3 milhões. A Prefeitura de Teresina orienta que os condutores utilizem vias alternativas durante a interdição parcial da Avenida Henry Wall de Carvalho. Os agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS) também estarão dando apoio e sinalizando o local.

Elmano na CPI do BNDES

O senador Elmano Ferrer (PMDB) foi um dos escolhidos pelo PMDB para integrar a Comissão Parlamentar de Inquérito que vai investigar a atuação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES. A atenção especial da CPI é sobre a linha de crédito para internacionalização das empresas brasileiras, que entre outras coisas, contribuiu muito para a JBS internacionalizar sua operações. 

Fórum reativado

O Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil (Feti), que estava com as atividades paralisadas desde o fim do primeiro semestre de 2016, realizou, nessa terça-feira (8), na sede da Superintendência Regional do Trabalho (SRT), em Teresina, reunião de reativação da entidade, que será coordenada pela Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc). objetivo do Fórum é garantir os direitos fundamentais da criança e do adolescente, com ênfase na prevenção e erradicação do trabalho infantil e adolescente trabalhador. No Brasil, 13,7% das meninas de 0 a 14 anos já trabalham, destas, 37,4% atuam como domésticas.

10 de agosto de 2017

Sem crise financeira para prefeituras

Sem crise financeira para prefeituras

Sem crise financeira para prefeituras

O montante de Fundo de Participação dos Municípios repassado ao longo de 2017 até o momento totaliza R$ 60,579 bilhões, o que corresponde a um aumento de 11,43% em relação ao montante transferido aos Municípios, no mesmo período do ano anterior, sem considerar os efeitos da inflação. Com inflação de 3,4% nos últimos 12 meses, é fácil provar que a crise financeira para as prefeituras é mais discurso do que prática. Ela existe, mas nem de longe é a que prefeitos se apegam para justificar baixa qualidade na prestação dos serviços públicos e em alguns casos, atraso salarial. Tanto que em municípios mais organizados, é possível ver obras em andamento, algumas com recursos próprios. Neste cenário, os órgãos de fiscalização precisam apertar o cerco contra os maus gestores, em vez de colocar culpa na crise, prefeitos precisam enxergar os gastos desnecessários, controlar a folha de pagamento e não praticar a corrupção. No cenário atual, a má gestão e irresponsabilidade é muito maior que a crise. 

Foto 1

O governador Wellington Dias (PT) anunciou ontem (9), que acompanhado da bancada federal do Piauí, tratou com o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho, sobre os leilões de energia solar e éolica, que serão realizados separadamente, e sobre a liberação de R$ 29 milhões de reais para o programa Luz Para Todos. Anunciamos também a liberação de verbas para a criação de uma linha de transmissão elétrica em Cristina Castro, com uma subestação no povoado Nova Santa Rosa. 

PSB no governo

O ex-prefeito Arinaldo Leal, do PSB e muito próximo do ex-governador Wilson Martins (PSB), acaba de ser nomeado para ocupar um cargo no governo Wellington Dias. Arinaldo ocupa desde 31 de julho, a função de gerente técnico da Secretaria de Planejamento. A nomeação está no Diário Oficial do Estado. 

Disputa

Não é apenas entre os deputados estaduais que a briga por apoio dos prefeitos no interior é intensa. Na cidade de Cabeceiras, o prefeito José Joaquim (PP) apoiou a deputada federal Iracema Portela (PP) em 2014 e agora, Fábio Abreu (PTB) é quem quer ter o apoio do gestor. O secretário de Segurança não perde a oportunidade de marcar presença na cidade ao lado do prefeito.  Uma dúvida: quais critérios pesam mais na hora do prefeito decidir quem apoiar para deputado?

Sindserm acusa

O Sindicato dos(as) Servidores(as) Públicos(as) Municipais de Teresina (SINDSERM) acusa a Prefeitura de atrapalhar a filiação de 115 servidores e causar prejuízo de R$ 16 mil mensais aos cofres do Sindserm. Segundo o sindicato, a Prefeitura desfiliou sem autorização 70 servidores, além de não efetuar o cadastro de 45 pedidos de filiação. O presidente do Sindserm, Sinésio, avalia os acontecimentos como perseguição a entidade sindical.

Viagem proveitosa

A façanha do ex-ministro João Henrique Sousa em levar 17 dos 21 prefeitos do PMDB para o encontro com o presidente Michel Temer (PMDB) e o presidente nacional da sigla, Romero Jucá (PMDB), foi demonstração de prestígio e acertada estratégia política. Ele conseguiu mais do que queria, pois fez os prefeitos piauienses ouvirem de Jucá a proposta de impedir alianças do PMDB com o PT e o PC do B nos estados. 

Sem negociata

O deputado Heráclito Fortes (PSB/PI) ainda não esqueceu as discussões ligando liberação de emendas parlamentares em troca de apoio ao presidente Temer. Da Tribuna da Câmara, nesta terça-feira (08), ele afirmou que todos os partidos receberam recursos e lamentou que deputados deponham contra o parlamento. O pronunciamento se deve às críticas de deputados oposicionistas de que houve negociata e balcão de negócios na votação do processo contra o presidente Michel Temer.  

09 de agosto de 2017

“Fora Temer” perde e olhares se voltam para 2018

“Fora Temer” perde e olhares se voltam para 2018

“Fora Temer” perde e olhares se voltam para 2018

A movimentação do Partido dos Trabalhadores, com Lula percorrendo o país, a estratégia dos tucanos Alckmin e Dória para 2018, um buscando apoio político e outro apelo popular, e até a performance política de Henrique Meireles, que vem aumentando aparições na imprensa, mostram que a campanha “Fora Temer” perdeu e todos já miram as eleições de outubro do ano que vem. Michel Temer já sabe disso e deve utilizar toda a estrutura do governo para impulsionar as prioridades administrativas do governo e politicamente, o importante é fortalecer candidaturas de seus principais aliados, tanto em campanhas para governador nos estados, quanto para manter bancada forte na Câmara e do Senado. Um outro sinal é que a campanha “Fora Temer” tão incentivada pelo PT, não empolgou a base da sociedade. 

Em Brasília, o senador Ciro Nogueira (PP) e o secretário de Saúde do Piauí, Florentino Neto, ouviram do ministro da Saúde, Ricardo Barros que o Piauí receberá reforço na assistência hospitalar por meio da entrega de ambulâncias a todos os municípios, além de gabinetes odontológicos. Ciro e Florentino trataram ainda de outras demandas na área, como por exemplo o projeto do hospital da cidade de Parnaíba, a reabertura do hospital de Buriti dos Lopes e o processo para equipar unidades básicas de saúde em todo o estado. 

Indenização

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), condenou ontem (8), o ex-vereador de Teresina, Sebim ao pagamento de R$ 5 mil ao ex-presidente da Câmara Municipal de Teresina, Barros Júnior. A condenação por danos morais é mais um dos vários processos judiciais movidos por Barros Júnior contra o ex-parlamentar.  Os desembargadores mantiveram a sentença de 1º Grau e o valor arbitrado de R$ 5 mil. Barros Júnior disse que apesar da condenação, entrará com um recurso para que seja aumentado o valor da indenização.

Retrocesso no interior...

Uma prova que a política piauiense não evolui pode ser identificada em Itaueira, no centro sul piauiense. Com Quirino Avelino (PTB) no comando da prefeitura pela sexta vez e tendo como principal opositor o médico Osmundo Andrade (PMDB), o cenário retorna ao mesmo do final da década de 1980, quando os dois se enfrentaram. O tempo passa, mas as figuras políticas continuam as mesmas. 

E na capital também...

Mas a falta de novidades políticas não é restrita apenas ao interior. Em Teresina, por exemplo, o atual prefeito Firmino Filho (PSDB) já estava no mesmo cargo no ano de 1997, há 20 anos. O mesmo pode se repetir no governo do Estado, caso o governador Wellington Dias (PT) seja reeleito ano que vem para mandato até 2022. O petista chegou a cadeira de governador em 2003.

No parlamento é pior...

Mas a situação é pior no quadro de parlamentares piauienses. Na Assembleia Legislativa do Piauí, por exemplo, Fernando Monteiro (PRTB) e Themistocles Filho (PMDB) já eram deputados estaduais em 1987; Wilson Brandão em 1992. Entre os deputados federais, Paes Landim (PTB) e Átila Lira (PSB) exercem o cargo desde 1987. 

Carlos Lamachia no Piauí

 OAB-PI promoverá nos dias 09, 10 e 11 de agosto a Conferência Estadual da Advocacia, com o tema “Em Defesa do Direito de Defesa”. Esse é o maior evento jurídico do Estado, com mais de 1.500 pessoas inscritas. A abertura está marcada para as 18h desta quarta-feira (09) e contará com as presenças do presidente e do vice-presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia e Luís Cláudio Chaves. As conferências magnas serão ministradas pelos advogados Marcus Vinicius Furtado Coêlho, ex-presidente nacional da OAB, e Felipe Santa Cruz, presidente da OAB do Rio de Janeiro.

08 de agosto de 2017

Programas sociais custam menos que incentivo a grandes empresários

Programas sociais custam menos que incentivo a grandes empresários

Programas sociais custam menos que incentivo a grandes empresários

O jornal Folha de São Paulo publicou no final de semana, manchete sobre um assunto que poucos falam com clareza: ‘Bolsa Empresário’ supera gastos sociais. Concessão de crédito mais barato, garantias e até socorro a empresas e setores, isenções fiscais e outras formas de subsidio a empresários consumiram mais de R$ 1 trilhão nos últimos 13 anos. É bom lembrar que grandes empresas como JBS, Odebrecht e tantas outras envolvidas em corrupção foram beneficiadas por dinheiro público, pago por todo mundo. É claro que esse dinheiro irriga a produção, a infraestrutura, a geração de empregos e tantos outros benefícios, mas também aponta que no Brasil, do cidadão que precisa do Bolsa Família para ter o mínimo para sobrevivência até os grandes empresários em busca do grande lucro, todos recorrem às “bolsas do governo”. Registre-se ainda que os recursos dos programas sociais são divididos entre milhões, enquanto o ‘Bolsa Empresário’ é restrito a poucas centenas de famílias que dominam o mercado e controlam a economia. 

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themistocles Filho (PMDB), cumpre nesta terça-feira (8) agenda em Brasília. Entre outros órgãos, ele visita o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab. Em pauta, a liberação da outorga para novos canais da TV Assembleia em mais cidades do Piauí e a inserção da TV Assembleia em tvs a cabo. O presidente da Alepi também buscará se reunir com líderes nacionais do PMDB.

João Henrique fora do PMDB

O deputado Themistocles Filho (PMDB) mostra vontade de lutar pela vaga de vice-governador na chapa de Wellington Dias (PT) ano que vem. Dessa vez, não foi João Madison que deu o recado, o próprio Themistocles, em entrevista à imprensa ontem (8), em seu estilo irônico e bem humorado comentou as afirmações de Júlio Arcoverde (PP), de que o PP está pronto para receber dissidentes do PMDB. “Quem está insatisfeito é o João Henrique, ele pode levar o João Henrique e cuidar dele”. O que o senhor diz disso, ex-ministro?

Dia Nacional sem Impostos

O senador Telmário Mota (PTB-RR) apresentou um bom projeto no Congresso. Ele quer que a primeira sexta-feira de fevereiro seja o Dia Nacional sem Impostos. Neste dia, produtos seriam reservados para serem comercializados sem a cobrança de impostos. Num país em que o cidadão passa quase cinco meses trabalhando só para pagar impostos, e ainda não tem acesso a serviços públicos de qualidade, é preciso fazer mobilizações como essa, no sentido de esclarecer a população sobre o quanto pagamos tão caro para não receber quase nada em troca.

De volta a família

O povo da cidade de Miguel Leão devolveu aos “Aurea Leão” o comando da prefeitura da cidade, perdido nas eleições de 2012. Cinco anos depois e em eleição suplementar, Roberto César Aurea Leão Nascimento coloca o sobrenome dos responsáveis pela criação da cidade no comando do município. Ele venceu as eleições no último final de semana.

Por aí

Pelos bares da vida, o comentário ainda é o mesmo: a votação da bancada piauiense pelo arquivamento do processo que acusa o presidente da República, Michel Temer, de corrupção passiva. Para uma gama de eleitores, os parlamentares mafrenses não representaram os piauienses, mas interesses políticos partidários. As críticas a eles troam, nos bastidores.

Reparos na rede de abastecimento

A empresa Águas de Teresina informa que fará nesta terça-feira (8) manutenção para melhorias operacionais na Estação de Tratamento de Água - ETA Sul. A concessionária orienta o armazenamento antecipado de água para atividades essenciais no período das 6h ao meio dia, uma vez que para viabilizar a operação, será necessário reduzir, momentaneamente, a produção de água em 5%. 

07 de agosto de 2017

João Henrique crítica partidos e faz apelo

João Henrique crítica partidos e faz apelo

João Henrique crítica partidos e faz apelo

O ex-ministro João Henrique segue firme e convicto de que disputará o cargo de governador pelo PMDB nas eleições do próximo. “Eu defendo uma candidatura própria”. Esse é o lema do pré-candidato por onde anda com sua caravana. No encontro deste final de semana, em Avelino Lopes, João Henrique reafirmou que o Piauí precisa crescer.

Ele ainda alfinetou os demais partidos, dizendo que eles não podem deixar Wellington Dias (PT) disputar sozinho a reeleição. O problema que nem o PMDB, pelo menos as principais lideranças, pretende deixar a recém conquistada base do governador e nem os demais partidos que se declaram de oposição cita o nome de João Henrique para ser o candidato contra Wellington. 

Foi realizada ontem (6) a abertura da Maratona  dos  Deficientes Físicos Cadeirantes, na avenida principal  do bairro Planalto  Uruguai,  zona leste  de  Teresina. O evento teve como  tema ‘Eu posso praticar esportes, porque minha força vem de Deus’. Em 2017, a maratona completa 11 anos de existência.

Muitos recursos, pouco retorno

A página 3 do Jornal O Dia de hoje traz uma reportagem especial sobre a produtividade da Câmara dos Deputados nos primeiros seis meses de 2017. Além de ter sido um dos semestres mais improdutivos dos últimos anos, as poucos medidas aprovadas mais prejudicam a população do que beneficiam. São elas a Lei da Terceirização, Reforma Trabalhista e avanço da Reforma da Previdência.

Muitos recursos, pouco retorno II

Por outro lado, somente os deputados do Piauí gastaram R$ 2 milhões com cota parlamentar. Um recurso extra dado aos deputados para o custeio de despesas com passagens aéreas; telefonia; serviços postais; manutenção de escritórios de apoio à atividade parlamentar; assinatura de publicações; fornecimento de alimentação ao parlamentar; hospedagem, dentre outras. Isso sem falar do salário de R$ 33.763,00, e outros benefícios, como o ressarcimento a gastos com saúde realizados em qualquer hospital do país.

Maria da Penha

A Coordenadoria de Estado de Políticas para as Mulheres do Piauí vai realizar durante o mês de agosto uma vasta programação em comemoração aos 11 anos da Lei Maria da Penha. com o tema “Fortalecendo a Sociedade na Desconstrução da Naturalização da Violência contra a Mulher”, as ações têm como objetivos promover e debater com a sociedade os desafios e perspectivas sobre a lei que completa 11 anos de promulgação, no dia 07 de agosto, destacando ainda sua importância no combate à violência. 

Jovem cientista

O edital "Prêmio Jovem Cientista do Piauí” será lançado amanhã (87) pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet). A iniciativa tem o objetivo de estimular o intercâmbio de trabalhos técnicos e científicos dos estudantes das escolas da Educação Básica (Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional e Tecnológica), tanto da rede pública e privada.

Vestibular UAPI

Mais de 9mil pessoas concorrem as 3 mil vagas para o vestibular 2017 da UAPI.. Ao todo, 60 municípios que serão beneficiados com as vagas deste vestibular, cada um com uma turma de 50 alunos de bacharelado em administração. A Uapi é um programa de ampliação do Ensino Superior custeado pelo governo do Estado com parcerias da Uespi, Secretaria de estado da Educação (Seduc), Fundação de Amparo a Pesquisa (Fapepi) e Coordenação de Educação por Meio de Mediação Tecnológica.

04 de agosto de 2017

Governo agora foca na Reforma da Previdência

Governo agora foca na Reforma da Previdência

Governo agora foca na Reforma da Previdência

Com uma vitória para chamar de sua, o governo federal já planeja as estratégias para colocar em pauta e aprovar a reforma da Previdência. O entendimento de Michel Temer (PMDB) e sua equipe é que quanto mais distante de outubro do ano que vem, melhor, por isso, correm contra o tempo para agilizar a analise pelos parlamentares. A proposta da Previdência é impopular, afronta os interesses das centrais sindicais, tem a oposição de trabalhadores e por isso, convencer deputados a votarem a favor não será tarefa fácil e eles vão querer ser recompensados por seu voto. Isso vai exigir do governo muita articulação política. O problema é que agora, o governo federal não tem mais tantas condições de liberar emendas parlamentares, apesar de dados pontuais sobre melhora da economia, os cofres do governo andam longe de estarem equilibrados. 

Neste mês de agosto Teresina completa 165 anos e a gestão municipal está com uma vasta programação para comemorar a data. Uma série de inaugurações acontecerá este mês de agosto e  inclui Escolas, Centros Municipais de Educação Infantil, Unidades Básicas de Saúde, obras de infraestrutura. Entre as obras a serem inauguradas destaca-se os Centro Municipais de Educação Infantil Thereza Christina e Joel Mendes, que irá atender cerca de 250 crianças a partir do berçário, com 6 meses de idade, até 3 anos. 

Teoria da Conspiração

Nos bastidores da política nacional falam numa teoria da conspiração. Ela sugere que o Partido dos Trabalhadores tem interesse na permanência de Michel Temer (PMDB) na Presidência da República, pois ele continuaria sangrando politicamente e criando o cenário perfeito para Lula (PT) no ano que vem, caso o petista possa ser candidato. O que pode ser uma conspiração ganha consistência à medida que os três governadores do PT no Nordeste ajudaram direta ou indiretamente, Temer a conseguir votos para barrar as investigações.

Senso comum

O deputado federal Mainha (PP) utilizou as palavras erradas na hora de anunciar seu voto na eleição no Plenário da Câmara, quarta-feira (02). Ele disse que o parlamentar não pode ser manobrado pelo senso comum, assim como não pode votar para agradar o senso comum. O problema é que no ano que vem, o deputado vai precisar do “senso comum” para se eleger.

Lavou as mãos

O deputado federal Marcelo Castro (PMDB) tem sido chamado nas redes sociais de o novo Poncio Pilatos, governante romano que lavou as mãos para o julgamento de Jesus Cristo. O motivo da comparação é que o deputado federal piauiense não participou na quarta-feira (02), da sessão que analisou as denuncias contra Michel Temer (PMDB). Há quem avalia que faltando, ele ajudou Temer e ao mesmo tempo, não se indispôs com a opinião pública, amplamente favorável ao afastamento do presidente.

Natimorto 

O projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Robert Rios (PDT) na Alepi, que restringe a participação de políticos com mandato e ocupantes de cargos comissionados de se candidatarem ao Tribunal de Contas do Estado já nasce sabendo que não vai passar. O motivo é obvio, quando surge uma vaga para conselheiro no TCE, 30 dos 30 deputados tem interesse em ocupar a vaga. Sem contar o próprio governador, que também tem interesse em enviar para lá um aliado político de confiança.

Que mico

Sites do interior divulgaram que o prefeito de Landri Sales, Aurelio Sá, confirmou que a banda Aviões do Forró foi contratada para se apresentar no aniversário da cidade. A notícia corre nas redes sociais. O problema é que logo em seguida, a empresa responsável pela banda de forró publicou em perfil oficial do Instagram, “que ao contrário do que vem sendo divulgado, não houve até o momento contratação ou mesmo agendamento para apresentação da banda na cidade”. Até agora, o prefeito está de mentiroso. 

03 de agosto de 2017

Na Câmara, conjunto da obra decepciona

Na Câmara, conjunto da obra decepciona

Na Câmara, conjunto da obra decepciona

O resultado da votação na Câmara dos Deputados, do relatório sobre as denúncias contra Temer, foi o esperado. No entanto, se não bastasse barrar as investigações contra o presidente, a performance dos deputados na Tribuna, demonstrou o baixo nível de espírito público e alto nível do cinismo dos parlamentares. Tanto os que defenderam o governo, quanto muitos da oposição, assumiram o discurso mais conveniente e pouco se atentaram, de fato, ao teor das denúncias. É difícil acreditar que os defensores do governo realmente acreditam na inocência do presidente, que os R$ 500 mil encontrados com seu assessor não tinha ligações com Temer. É mais difícil ainda acreditar que a liberação de R$ 4,1 bilhões em emendas não influenciou no resultado. No entanto, também não é passível de credibilidade a tese dos opositores, de que querem a saída de Temer por causa de seu envolvimento com as denúncias de corrupção. Afinal de contas, denúncias de corrupção em governos é o que nunca faltou no país, independentemente do partido que ocupe o poder. 

O deputado Marden Menezes (PSDB) recebeu ontem (2), em seu gabinete, representantes do coletivo Salve Rainha interessados na proposta do parlamentar sobre a criação de um programa estadual de combate à depressão e prevenção ao suicídio no Piauí. O deputado apresentou ao coletivo projeto de lei de sua autoria criando a Semana de Conscientização sobre Depressão e fechou data da audiência pública a ser realizada no próximo dia 15 de agosto para discutir o problema com órgãos públicos, setores interessados da sociedade civil e comunidade em geral. 

Operação Fantasma

A operação desencadeada ontem (2) pela Polícia Civil, Ministério Público, Sefaz e PGE, para combater uma quadrilha que desviou R$ 81milhões de impostos é digna de aplausos. Os impostos pagos pelos contribuintes são essenciais para manter a prestação dos serviços públicos, como saúde e educação. Aumentar o lucro em cima utilizando fraudes de sonegação de imposto é diminuir o dinheiro disponível para o Estado aplicar em benefícios à população.

Após a gasolina...a energia

O diretor de Assuntos Econômicos da Fiepi, Freitas Neto, anunciou que o aumento do preço de energia elétrica vai gerar um impacto de 5% na conta das industrias. Neste caso, os empresários obrigatoriamente repassarão os custos aos consumidores. “Na medida em que o produto é onerado ele tem que repassar custos sob a pena de falir, ele não pode produzir tendo prejuízos”, explica o diretor da Fiepi. 

Articulação

O prefeito de Cocal, Rubens Vieira (PSDB), cumpriu agenda em Brasília nessa quarta-feira (2) e conseguiu que parlamentares federais destinassem R$ 1,1 milhão em emendas para o município. R$ 500 mil são oriundos do deputado Júlio César (PSD) e R$ 600 mil do senador Ciro Nogueira. Os recursos serão aplicados, principalmente, na área da Saúde. 

Combate ao Câncer

A Rede Feminina de Combate ao Câncer no Piauí (RFCC-PI) está em campanha para arrecadar fundos que serão utilizados na reforma da sala de recreação dos pacientes oncológicos do Hospital São Marcos. Para ajudar, basta comprar um tíquete do MC Dia Feliz, pelo valor de R$ 15,00, nas mãos dos voluntários da RFCC-PI. Ao longo dos anos, o projeto tem ajudado a transformar a história da oncologia pediátrica brasileira. 

Lagoa do Portinho

A Subseção de Parnaíba da Ordem dos Advogados do Brasil promoverá nesta sexta-feira (04) uma audiência pública que tratará sobre a problemática acerca da situação calamitosa da Lagoa do Portinho. O debate iniciará às 14h no auditório da OAB/Parnaíba, localizada na Avenida 1º de maio, 1070, bairro Cantagalo. Serão discutidas maneiras de encontrar solução para o problema e ainda definir pautas de soluções pontuais para que a Lagoa volte a existir como forte ponto turístico na região do litoral piauiense.

02 de agosto de 2017

O dia de mostrar a cara

O dia de mostrar a cara

O dia de mostrar a cara

Grande parte da população brasileira deve acompanhar hoje (2) a votação na Câmara dos Deputados, do relatório contra as denuncias da Procuradoria Geral da República contra o presidente Michel Temer (PMDB). Ele é acusado de envolvimento em corrupção. O bom é que em momentos importantes como estes, a população tem a oportunidade, novamente, de identificar diretamente os principais interesses que norteiam os deputados federais. Barrar investigações, contra quem quer que seja, é defender que as acusações continuem sem serem esclarecidas e que a população brasileira continue com a sensação de que a impunidade é patrocinada por aqueles que deveriam aprovar leis para combater os crimes. A esperança, neste caso, é acreditar que a população vai identificar o rosto de quem barra as investigações, e defende o indefensável.

O deputado estadual Luciano Nunes (PSDB) apresentou ontem (1º) requerimento solicitando ao governador Wellington Dias (PT), que seja editado e publicado o Decreto de Desburocratização, no âmbito da administração pública estadual, nos moldes do Decreto Federal  Nº 9.094 de 17 de julho de 2017. O referido decreto dispõe sobre a simplificação do atendimento prestado aos usuários dos serviços públicos, ratifica a dispensa do reconhecimento de firma e da autenticação em documentos produzidos no País e institui a Carta de Serviços ao Usuário. Segundo Luciano Nunes, o decreto facilita a vida de todos os cidadãos, em especial daqueles que são empreendedores.

Nova visita

O presidente Michel Temer (PMFB) fez ontem (01) uma rápida visita de cortesia ao deputado federal Heráclito Fortes (PSB). De acordo com a agência Estado, Heráclito oferecia um almoço ao ministro Fernando Bezerra Coelho e alguns deputados e o presidente demorou menos de cinco minutos no local, onde agradeceu o apoio do parlamentar piauiense por ajudá-lo na articulação de apoio junto a deputados. Em junho, Temer já tinha visitado Heráclito.

Maioria apática

O governo do Estado tem maioria absoluta na Assembleia Legislativa do Piauí, mas os deputados, incluindo os suplentes, dificilmente vão à Tribuna defender o governo. O líder João de Deus (PT) tem atuado praticamente sozinho no ofício de rebater as criticas da oposição, que mesmo em menor número, é esforçada e no discurso, vence os governistas.  É bom o governador abrir o olho porque apesar de ter o apoio da maioria dos deputados, eles não têm explicado a população o que o governo tem feito. Se no ano eleitoral continuar assim, é ponto para oposição.

Obras 

O Secretário de Estado da Assistência Social e Cidadania, Zé Santana, reuniu-se, no Palácio de Karnak, com o governador Wellington Dias para tratar sobre as melhorias estruturais em unidades de acolhimento mantidas por meio da Sasc. A principal demanda apresentada por Zé Santana foi a reforma nos abrigos masculino e feminino, unidades que atendem adolescentes de 12 a 18 anos que estão em situação de vulnerabilidade social. Os projetos de obras, que já haviam sido feitos pela Sasc e necessitavam de aprovação, foram acatados pelo governador do Estado durante a reunião. 

Andanças

O ex-presidente Lula vem ao Piauí cortando a estrada de Marcolândia até Teresina de ônibus, entre 1 e 3 de setembro. O objetivo da viagem é aumentar sua popularidade no país, visando as eleições do ano que vem. As andanças do ex-presidente começam pelo Nordeste. Livre, leve e solto, o ex-presidente tem o cenário e o discurso para alavancar sua popularidade na região. Certamente, políticos que até dia desses era anti-petistas, vão querer aproveitar a vinda do ex-presidente para faturar politicamente em cima da visita do presidenciável.

Petista ajuda Temer

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), exonerou dois secretários estaduais que vão ajudar Michel Temer (PMDB) na votação da Câmara. Um petista ajudando Temer é um fato curioso, mas o motivo é político. É que caso Temer seja afastado, quem assume a Presidência da República é Rodrigo Maia (DEM), do mesmo partido do prefeito de Salvador, ACM Neto. O governador do PT avalia que com Maia presidente, ACM se fortalece para as eleições ao governo em 2018. Rui Costa e ACM devem se enfrentar por lá ano que vem.

01 de agosto de 2017

Em um país sério, o presidente já teria renunciado

Em um país sério, o presidente já teria renunciado

Em um país sério, o presidente já teria renunciado

Não é bom para nenhum país ser comandado por um presidente sob o qual se tem grandes suspeitas de envolvimento com corrupção, o principal mal que assola a gestão pública brasileira. Mesmo que o governo fosse eficiente, devolvesse ao Brasil a estabilidade econômica, política, e até o fim do desemprego, certamente ter o nome e a imagem do presidente envolvido no lamaçal de denuncias não é o que queremos para o país. Pior ainda é ter um parlamento que não esconde a adesão em apoiar o governo por causa da troca de favores, da liberação de emendas que vão impulsionar candidaturas e influencia nos cargos comissionados. Em qualquer país sério, um presidente envolvido em tantos escândalos, teria renunciado. Mas como estamos no Brasil, ele encontra apoio parlamentar suficiente para se manter no poder, a um custo muito alto para a sociedade.

O governador Wellington Dias prestigiou, no domingo (30), em Castelo do Piauí, o último dia do Canyon Fest Poti, festival que sucede o Cachaça Fest, que este ano veio com nova roupagem. O evento agradou os presentes e aumentou a presença do ecoturismo. A mudança no formato do festival só fez agregar e integrar a população, aumentando ainda mais os benefícios que a consolidação de um evento como esse pode trazer para toda a região. 

Agenda em Parnaíba

O governador Wellington Dias (PT) cumpre agenda nesta segunda-feira (01) em Parnaíba. O prefeito da cidade, Mão Santa (SDD), não vai fazer parte da comitiva para acompanha-lo. Na semana passada, Margarete Coelho (PP) foi a cidade e o gestor municipal fez questão de acompanha-la. O governador sabe da importância da cidade na política piauiense e por isso, mesmo, vai acompanhado de aliados visitar obras em andamento e autorizar novas.

Contas inativas do FGTS

A partir de hoje (1), para sacar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) retido em contas inativas, os beneficiados terão de comprovar, nas agências da Caixa Econômica Federal (Caixa), doença impeditiva à locomoção ou reclusão em regime fechado. A Caixa criou uma página especial na internet e um serviço telefônico para tratar das contas inativas. O banco orienta os trabalhadores a acessar o endereço ou ligar para 0800-726-2017, para que possam saber o valor, a data e o local mais convenientes para os saques.

Representação

O diretório regional do PSOL avisou que vai ingressar com representação no Conselho Nacional de Justiça contra o desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí, Hilo de Almeida Sousa. Ao O DIA, o presidente do partido no Piauí, professor Maklandel Aquino, explicou que o magistrado tem demorado pautar a analise de pedido de liminar em uma Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a lei municipal de Teresina, que permite a subdelegação dos serviços da Agespisa.  Sefundo o presidente regional, o pedido de liminar foi ingressado em 31 de março e até agora, nada dela ser pautada.

Inoperância

A assessoria de imprensa de um banco público do Piauí precisa buscar atualização profissional. A equipe sempre dificulta o atendimento a imprensa e tenta justificar com desculpas que não colam. Além disso, tem dificuldades em repassar corretamente as informações solicitadas. O dinheiro público, destinado tal equipe, está sendo muito mal empregado, certamente.

Mutirão

A maior ação oftalmológica já realizada em Esperantina ocorreu neste fim de semana, de 28 a 30 de julho, no Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman, com 221 pessoas atendidas com consulta e cerca de 150 cirurgias de catarata realizadas. Com a ação, já foram 696 cirurgias entre 2016 e 2017, integrando a estratégia de descentralização dos serviços da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). 

31 de julho de 2017

Reformas Política e da Previdência devem entrar em votação neste semestre

Reformas Política e da Previdência devem entrar em votação neste semestre

Reformas Política e da Previdência devem entrar em votação neste semestre

O presidente Michel Temer (PMDB) tem demonstrado que sabe ter o apoio do Congresso Nacional. E ele tem interesse em colocar a reforma da Previdência para andar no parlamento. Já os próprios deputados e senadores tem interesse em uma reforma política, mesmo que seja para eles se beneficiarem das mudanças eleitorais. Sendo assim, é natural que neste semestre as duas reformas entrem em pauta. Elas são importantíssimas para a sociedade, mudanças aprovadas influenciarão consideravelmente a vida da população e por isso, as discussões sobre os dois temas precisam ser acompanhados com atenção.

O deputado Mainha (PP) está acompanhando de perto a aplicação dos recursos decorrente de emendas parlamentares dele para os municípios piauienses. Na sexta-feira, esteve com o prefeito de Oeiras, José Raimundo, e outros prefeitos em audiência com o secretário estadual da Saúde, Florentino Neto. Oeiras é um dos municípios contemplados com recursos das emendas do deputado para obras, equipamentos e projetos na área de saúde. 

Candidatura própria

O vice-presidente estadual do PMDB, ex-ministro João Henrique de Almeida Sousa, disse ontem que as bases do partido estão convencidas da necessidade de candidatura própria da sigla ao Governo do Estado em 2018. A grita geral no interior, diz ele, é de que ninguém ganha nada com o apoio do PMDB ao Governo Wellington Dias, como pregam os grupos de Themístocles Filho e Marcelo Castro. Segundo João Henrique, a candidatura própria é até uma questão de sobrevivência das lideranças do PMDB no interior, que ficarão a reboque do PT no caso de apoio à reeleição de Wellington.

Retorno das atividades

Após duas semanas de descanso, deputados estaduais e vereadores de Teresina retornam às atividades parlamentares amanhã (01). Pelo menos na Assembleia Legislativa do Piauí, neste segundo semestre, as discussões devem ser mais intensas. A um ano das eleições estaduais, os deputados se esforçam para mostrar serviço, alguns para o povo, outros para o governo.

Equipamentos

O deputado federal Silas Freire (Podemos-PI) garantiu a doação de 50 televisores e 50 computadores para ajudar no processo de ressocialização de detentos no Piauí.  A doação foi viabilizada junto a primeira secretaria da Câmara, comandado pelo deputado Fernando Giacobo, do PR do Paraná. Ele assegurou que em 30 dias os equipamentos serão entregues ao Piauí.

Encontro com o Pai

Nesta segunda-feira, ocorre a missa e a visita de sétimo dia da pequena Alyria Costa, vítima de acidente automobilístico na última terça-feira (25). Ela é filha do diretor do Instituto de Águas, Francisco Costa. Em Teresina, a celebração ocorre às 7h30, na Igreja de São Sebastião, na Capela da Polícia Militar. A visita é às 17h no cemitério de São Francisco do Piauí e às 18h30, missa na igreja matriz da cidade. 

Ação de Graças

O deputado Heráclito Fortes (PSB) reune amigos e políticos para uma missa em Ação de Graças pela passagem do seu 67º aniversário. Nesta segunda-feira, 31, às 8h, na Capela Via Sacra, na Vila da Paz, zona Sul de Teresina.  O parlamentar retorna a Brasília logo em seguida para retomar os trabalhos na Câmara depois do recesso parlamentar.

Infrações

Levantamento feito pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) apontou que transitar com velocidade acima da permitida nas vias públicas, lidera o ranking de autuações na capital. Os dados são relacionados ao período de janeiro à junho deste ano e apontam que 52% das autuações foram por problemas de excesso de velocidade.

28 de julho de 2017

Corte de gastos não chega na política

Corte de gastos não chega na política

Corte de gastos não chega na política

A política de corte de gastos do governo federal alcança a pesquisa cientifica, a fiscalização sobre os trabalhos infantil e escravo, o funcionalismo público através do Plano de Demissão Voluntária e do adiamento de reajuste salariais. Isso sem contar no corte de gastos das politicas sociais. No entanto, o corte tão necessário e anunciado pelo governo federal ainda não chegou nos mais de 100 mil cargos comissionados existentes na estrutura federal. O corte também não chegou para as emendas parlamentares, que já tiveram mais recursos liberados até agora do que em todo o ano de 2015, por exemplo. O corte também não chegou na utilização de aviões da FAB por ministros, que cresceu neste, assim como na publicidade aos principais meios de comunicação alinhados ao governo Temer. Essa falta de honestidade intelectual do governo ajuda a explicar a baixa popularidade do atual presidente Temer, que agarrado aos deputados e senadores, percebe que não precisa de apoio popular para tocar em frente seu governo. Tudo isso a um custo financeiro e social altíssimos para o país.

O Estádio Albertão está passando por estudo de viabilidade para a realização de uma Parceria Pública Privada (PPP). A ideia partiu do atual presidente da Fundação dos Esportes do Piauí (FUNDESPI), Paulo Martins. O estudo técnico está sendo feito pela Fundação Getúlio Vargas, que esteve na manhã de ontem (27) avaliando todos os espaços para elaborar as possibilidades de explorar das áreas disponíveis no Estádio.

Protesto contra ópera

Em carta que circula na internet, moradores das comunidades do Parque Serra da Capivara afirmam que foram excluídos do evento ”Ópera da Serra Capivara”. Eles afirmam que a venda limitada de ingressos apenas pela internet impossibilitou as comunidades rurais de Coronel José Dias e São Raimundo Nonato de adquirirem as entradas. Em tom de protesto, eles afirmam que foram expulsos de uma festa que ocorre aos redores de suas casas. 

TCE em ação

O Tribunal de Contas do Estado suspendeu pagamentos de R$ 1,7 milhão da Prefeitura de Itaueira a empresas privadas. A corte de contas identificou irregularidades no processo de contratação das empresas, uma vez que a Prefeitura fez alterações nos editais após a publicação no mural de licitações do TCE e na imprensa oficial. A cidade é administrada pela sexta vez pelo prefeito Quirino Avelino (PTB).

Pelo bem da fiscalização

O Tribunal de Contas do Estado quer que o prazo para prefeituras apresentarem a prestação de contas seja reduzido de 60 para 30 dias. Um indicativo de Proposta de Emenda à Constituição será encaminhado à Assembleia Legislativa, que tem competência para mudar a matéria. A ideia do proponente da ação, procurador de Contas Plínio Valente, é melhorar a fiscalização preventiva. A proposta deve enfrentar protestos dos prefeitos, pois se com o prazo atual todo mês o TCE bloqueia contas de prefeituras, imagine com essa redução para 30 dias. 

De volta à cena

O ex-governador e presidente da Federação das Indústrias do Piauí – FIEPI, Zé Filho, participou ontem (27) de reunião na Prefeitura Municipal de Parnaíba com o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themistocles Filho e o prefeito da cidade Mão Santa. Zé Filho vem aos poucos voltando a cena política e a intenção é concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa do ano que vem. 

Programa de Combate à Depressão no Piauí

O deputado estadual Marden Menezes (PSDB) irá propor junto a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Piauí uma audiência pública para a criação de um programa de combate à depressão no Estado. “Vamos reunir representantes de todos os órgãos da Saúde, Conselhos Regionais de Medicina e Psicologia, Universidades e outras entidades interessadas, afim de darmos a importância que essa grave questão de saúde pública merece”, concluiu. A audiência deverá acontecer em agosto.

Imposto

A Prefeitura de Teresina está disponibilizando a guia para pagamento do Imposto Sobre Serviço - ISS Profissional Autônomo. A primeira parcela vence no próximo dia 31 de julho e está disponível no Portal de Serviços da Secretaria de Finanças. O Imposto Sobre Serviço Profissional Autônomo é pago por profissionais sem vínculo empregatício. O pagamento da contribuição é feita anualmente, conforme a tabela proveniente dos serviços. Os municípios utilizam os recursos provenientes do ISS, que compõem a receita própria do município, como verba de custeio de suas atividades rotineiras, como manutenção das vias públicas e outros investimentos para a cidade.

27 de julho de 2017

Políticas isoladas de segurança pública não reduzem violência

Sistema prisional e políticas isoladas de segurança pública não reduzem violência

Sistema prisional e políticas isoladas de segurança pública não reduzem violência

O aumento da população carcerária no Piauí de janeiro de 2015 a junho de 2017 é de 21,5%. Apesar das medidas alternativas e da implantação das audiências de custódia, o número de presos aumentou em 761 pessoas.  Os dados são do Núcleo de Estatísticas do Sistema Prisional do Piauí, órgão ligado à Secretaria de Justiça. Qualquer cidadão piauiense concorda que neste período, não houve redução da violência ou da sensação de insegurança. Isto mostra que apenas prender os criminosos não resolve a violência. O sistema prisional e o aparato de segurança pública por si só não resolvem o problema. A violência para ser combatida precisa ser enfrentada por todos os setores da sociedade, com investimentos em educação, esportes, oportunidades de emprego, e participação efetiva de pais e responsáveis na vida de crianças e adolescentes. Além dos prejuízos financeiros e sociais que a violência traz à sociedade, ainda tem os políticos, pois muitas vezes o cenário de violência produz um contexto para surgimento de medidas radicais que em vez de resolver, atentam contra a dignidade humana. 

Do governador Wellington Dias (PT), o prefeito de Parnaíba, Mão Santa, não quer saber. Mas com a vice-governadora, Margarete Coelho, ele não tem problemas. O registro é durante a visita de Margarete Coelho, cumprindo agenda administrativa no município administrado por Mão Santa. Desde quando assumiu a prefeitura da segunda maior cidade do Piauí, o ex-governador tem evitado audiências com Wellington Dias.  

Renovando a promessa

O governador Wellington Dias (PT) visita hoje (27) a cidade de Dom Inocêncio, a 615 km de Teresina. Lá, a população sofre sem acesso com estrada asfaltada. A obra que nunca sai é prometida há quase duas décadas e já virou símbolo do descaso naquela região. Na visita de hoje, sabemos que Wellington vai prometer o asfalto novamente. O que não sabemos mais é quantas vezes ele já fez isso.

Nota de pesar

A coluna se solidariza com o ex-secretário de Saúde e atual diretor do Instituto de Águas do Piauí, Francisco Costa. Manifestamos pesar pela morte de Alyria Moraes Costa, filha do gestor e pela morte de Rubens Neres. Os dois foram vítimas fatais de acidente ocorrido na noite de terça-feira (25) na estrada que liga as cidades de Floriano e Nazaré do Piauí. A coluna expressa as mais sinceras condolências pela perda. 

Ocupação seletiva

O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra – MST, tem invadido várias terras pelo país. A grande maioria das propriedades rurais ocupadas pelo movimento pertencem a políticos da base de apoio a Michel Temer (PMDB). Historicamente ligado ao Partido dos Trabalhadores, o movimento tem sido bem seletivo na escolha das propriedades. No Piauí, uma fazenda que pertence a Ciro Nogueira está ocupada.

Entrando em campo na política

Mais um nome do esporte piauiense pode estar entrando para política em 2018. O presidente estadual do PSC no Piauí, Tiago Vasconcelos, anunciou ainda ontem a pré-candidatura do atacante Eduardo, ex-River, Flamengo, Altos e com passagem longa e de sucesso pelo futebol francês. O jogador não deu como certa sua candidatura, mas afirmou que as conversas com o presidente Tiago Vasconcelos estão avançadas. 

Aumento de gastos 

Num país em que a desigualdade social é gritante, e em um cenário de arrocho no ganho dos trabalhadores comuns, aprovar um aumento de 16% para uma categoria de elite do serviço público, em que os salários atuais beiram os R$ 30 mil, é comprovar que tal categoria vive muito distante da realidade da grande maioria da população brasileira. O aumento foi aprovado pelo Conselho Superior do Ministério Público, após pedido formulado pela Associação Nacional dos Procuradores. O impacto no orçamento do MPF será de mais de R$ 100 milhões.

Estratégia do mal

Usuários denunciam que planos de saúde utilizam o prazo máximo concedido pela Agência Nacional de Saúde para liberar a realização de exames mais complexos. A estratégia, segundo usuários, é fazer com que os pacientes, desesperados em busca da saúde,  viabilizem a realização dos exames através do pagamento a vista. Quando o prazo para a realização do exame é 21 dias, por exemplo, a resposta só sai aos 20. Está na hora da Agência Nacional de Saúde auditar essas autorizações, sob pena de deixar o usuário a mercê do interesse comercial dos planos de saúde.

26 de julho de 2017

A estratégia de Themistocles para alcançar a vice-governadoria

A estratégia de Themistocles para alcançar a vice-governadoria

A estratégia de Themistocles para alcançar a vice-governadoria

Presidente da Assembleia Legislativa do Piauí há mais de 10 anos, Themistocles Filho (PMDB) já mostrou que conhece muito bem como funciona o parlamento piauiense. E é jogando neste terreno que ele tanto domina, que ele pretende articular para conseguir a vaga de vice na chapa de Wellington Dias (PT) em 2018. Dono da principal bancada na Alepi, Themistocles tenta atrair para o PMDB os deputados Wilson Brandão, Antônio Félix, Ismar Marques e Dr. Pessoa. A chegada destes nomes na sigla faz parte da estratégia dele para mostrar força política dentro do PMDB, onde Marcelo Castro e João Henrique Sousa também disputam poder, e em seguida dizer a Wellington que reúne força suficiente para ocupar a vaga de vice na chapa governista. Se os quatro deputados realmente se filiarem ao PMDB, o partido fica com nada menos que 10 deputados. 

A fiscalização da Prefeitura de Teresina precisa passar pela rua Desembargador Freitas, região centro norte da capital. Em frente a uma residência, há um “gelo baiano” em plena pista de rolamento da rua, impedindo o estacionamento e estreitando o espaço para carros no importante corredor de trafego sentido Centro – Avenida Miguel Rosa. Se cada morador for cometendo um ato irregular desses, o trânsito que já é ruim, tende a piorar consideravelmente. 

Buraqueira

O Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre – Dnit, responsável pela manutenção das estradas federais, precisa agir urgentemente para acabar com os buracos na BR 343, entre as cidades de Amarante e Floriano, no sul do Piauí. A quantidade e profundidade dos buracos tem causado acidentes no trecho, que possui 80 quilômetros entre os perímetros urbanos das duas cidades.

Crianças em situação de pobreza

O Brasil tem 17 milhões de crianças em situação de pobreza. O levantamento é da Fundação Abrinq e mostra que dessas, 8 milhões vivem no Nordeste. O estudo considera em situação de pobreza famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa. O corte no orçamento de gastos sociais tem contribuído consideravelmente para o grande número de pobres no país.

Uma letra      

Uma confusão foi instalada na Secretaria de Cultura nesta segunda-feira (24), após o anúncio das atrações que estarão presentes na Parada da Diversidade. É que foi divulgada a participação de Liniker e Karol Conka, mas a produção da Secult havia agendado era com o Lineker (com e). O problema foi resolvido na manhã de ontem, quando conseguiram contratar o Liniker (com i). E que foi divulgado errado, passou a ser o certo.

Advogados reunidos

Visando reunir estudantes e profissionais de diversas carreiras jurídicas, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, promoverá nos dias 09, 10 e 11 de agosto a Conferência Estadual da Advocacia, no Auditório da Instituição. Grandes nomes do cenário nacional já confirmaram presença no evento para debater o tema “Em Defesa do Direito de Defesa”. A expectativa é de que cerca de 1.500 pessoas participem da quarta edição da Conferência da Advocacia, que acontece a cada três anos e já se consagrou como o maior evento jurídico do Estado.

Produção

O Nordeste produzirá 18,2 milhões de toneladas de grãos, na safra 2016/2017. O Piauí, a Bahia e o Maranhão continuam sendo os grandes produtores da região. O resultado representa crescimento de 85% em relação à safra anterior. A estimativa é da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). 

Interação

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), inovou ontem (25) ao receber internautas que o acompanham nas redes sociais para um café da manhã, no Palácio da Cidade. Durante o encontro, o prefeito ouviu críticas e sugestões e falou dos projetos para a cidade. O prefeito Firmino Filho agradeceu as presenças e destacou que a cidade é construída diariamente por várias pessoas e que, por isso, é importante ouvir e dialogar com a população.