Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Wellington Dias se reúniu com 29 prefeitos do Piauí

Wellington Dias se reúne com 29 prefeitos do Piauí

30/01/2017 14:41

O governador Wellington Dias recebeu 29 prefeitos piauienses em uma agenda intensa de orientações sobre os projetos e recursos junto ao Governo Federal e Estadual dentro da realidade deste ano de 2017. Na oportunidade foram tratadas sobre autorizações de ações e obras prioritárias para o desenvolvimento do Estado, bem estar e qualidade de vida da população, neste sábado (28), em Teresina.

O encontro foi organizado pela Deputada Federal licenciada e secretária de Educação, Rejane Dias. Participaram os prefeitos dos municípios de Demerval Lobão, São Pedro do Piauí, Curimatá, Miguel Alves, Buriti dos Lopes, Cocal dos Alves, Padre Marcos , Bertolínia, Sebastião Leal, Uruçuí, São João do Piauí, Coronel José Dias, Simplício Mendes, Paes Landim, Ribeira do Piauí, Alegrete, Sussuapara, Canavieira, Nossa Senhora dos Remédios , Ribeiro Gonçalves, Castelo do Piauí , Nazária, Alagoinha, Capitão Gervásio Oliveira, Cristalândia, Coivaras, Sebastião Leal, São Miguel da Baixa Grande e Morro Cabeça no Tempo.

De acordo com o Wellington Dias, muitos municípios estão em situação de dificuldades, inclusive alguns impossibilitados de contrair contratos para obras por conta da inclusão no Cadastro Único de Convênios (Cauc). “Esse é o início de uma nova gestão municipal e por isso estamos sentando para essas orientações, pois tratamos como prioridades as obras que já estão em andamento e também de ações que o Estado tenha capacidade de assumir, dentro da sua limitação financeira. Pensando sempre na qualidade de vida, na geração de emprego e aumento da renda da população" enfatizou o gestor.

Rejane Dias disse que os municípios piauienses possuem dificuldades de todas as ordens e que este encontro foi muito proveitoso, pois, por meio dos gestores foi possível ouvir as necessidades da população de cada município que representam. Dentre as obras liberadas muitas envolvem mobilidade urbana; aquisição de ambulâncias; reestruturação ou construção de Unidades Básicas de Saúde; saneamento básico; adequação ou construção de matadores públicos; abastecimento de água; espaços de lazer como, praças e estádios;  reestruturação de escolas e apoio para o transporte escolar.

A secretaria de Educação destacou a parceria para fortalecer a Universidade Aberta. "Núcleos foram criados e nem todos estão funcionando. Agora vamos usar a mediação tecnológica através do Canal da Educação para a implantação do curso superior, por meio da Universidade Estadual, em todos os municípios piauienses. Já nesse semestre vamos iniciar com 60 turmas do curso de Administração. Assim como levar os cursos técnicos de Administração, Técnicas de Venda e Informática" disse Rejane Dias.

( Foto: Jorge Henrique Bastos)

Os prefeitos comemoraram as liberações e encaminhamentos do chefe do executivo estadual piauiense que encaminhou as pautas para as secretarias de cada setor para que sejam dados os próximos passos nos projetos, licitação e execução de obras e ações. O prefeito de Cristalândia, Ariano Messias, disse que a prioridade do município é o abastecimento de água. " Hoje foi dado o primeiro passo para a construção da Barragem do Guarujá, uma obra muita aguardada pela população. Essa barragem de grande porte vai abastecer grande parte da cidade e permitir além da irrigação, o consumo digno. Também vamos revitalizar a nascente do rio Palmeira e realizar um projeto ecológico próximo a Serra da Mangabeira" disse o prefeito satisfeito com o encontro que liberou também 1km linear de asfalto e a construção de um campo de futebol.

O prefeito de Morro Cabeça do Tempo, Batista Figueiredo, também agradeceu o encontro com o governador e disse que a população do município, em breve, poderá contar com uma ambulância, asfaltamento e também abastecimento de água. “Essa é uma parceria significativa para a nossa cidade. Pois infelizmente a falta da água faz com que não haja produção. Melhorando esse serviço poderemos avançar muito no que diz respeito à  dignidade da população. Tivemos aqui também a autorização em caráter de urgência para que a Secretaria de Saúde adquira uma ambulância, pois o Hospital de Referência fica a 270 km de distância em Bom Jesus do Gurgueia, e com o transporte de carros particulares já tivemos óbitos pela falta de estrutura. Comemoro aqui também os 7 Km de estrada autorizados para o município que não tem nenhum metro de asfalto. Essas são obras com grande impacto no dia a dia da população" finalizou.

Fonte: Ccom
Mais sobre: