Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

SDR firma parceria com Organização das Cooperativas Brasileiras

SDR firma parceria com Organização das Cooperativas Brasileiras

06/03/2017 10:13

Reuniram-se nesta sexta-feira (03), equipes técnicas da Secretaria de Desenvolvimento Rural e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP – PI) para dar andamento sobre projetos relacionados a políticas de desenvolvimento da piscicultura e das buscas por capacitações para as cadeias produtivas do Estado.

Estiveram presentes na reunião a Superintendente da SDR Patrícia Vasconcelos, o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, o Diretor de Combate à Pobreza Rural da SDR, Francisco Ribeiro, o conselheiro do Sistema OCB/PI, Willame Carvalho, o Coordenador de Pesca e Aquicultura da SDR, Luciano Sousa.

O encontro teve como objetivo tratar estratégias para implementação do Plano de Desenvolvimento da Piscicultura do Piauí, uma determinação do Governador do Estado Wellington Dias e do Secretário de Desenvolvimento Rural Francisco Limma, buscando fortalecer a atividade em todo o Estado. O plano inclui a criação de um complexo de piscicultura formado por unidade de produção de alevino e de ração para conseguir estrutura para a demanda da atividade. Hoje, firmado o Termo de Cooperação Técnica entre a SDR e a OCB, tornando-a mais um braço direito operacional para dar continuidade ao desenvolvimento do Piauí.

O presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, ressaltou que o cenário é positivo e relata que a OCB está a postos para auxiliar o governo do Estado. “O Estado está definindo suas prioridades e as cooperativas aonde vão embarcar nesses projetos estratégicos e o papel nosso dentro do cooperativismo é apoiar as iniciativas que estão sendo elaboradas aqui e buscar experiências de cooperativas em outras regiões para trazermos para cá. Nossa vinda aqui é para apontar os caminhos a serem seguidos, dando suporte ao que for decidido pelo governador do Estado e a SDR, juntamente com os outros órgãos.

Outro ponto tratado foi o programa de capacitação para técnicos e trabalhadores rurais nas principais cadeias produtivas do Piauí como ovinocaprinocultura, cajucultura, dentre outras. Essa ação conjunta com o SESCOOP – PI e o programa de capacitação organizado pelo Governo do Estado. Esse plano é coordenado pela UESPI, mas envolve outras instituições de ensino federais além de outros parceiros estaduais.  Para o diretor de Combate à Pobreza Rural da SDR, Francisco Ribeiro, esse é um passo importante para o desenvolvimento de um Piauí mais produtivo e qualificado.  “Estamos preparando cursos de especialização nessas varias áreas de atividade e cursos de extensão para estas cadeias. Nos próximos meses, serão lançados editais, definindo vagas e locais de funcionamento desses cursos.” Ressaltou o diretor.

Mais sobre: